9 junho 2021 | 16h00

PARC recebe apoio da B3 Social

A PARC, iniciativa em prol da alfabetização na idade certa, foi um dos projetos selecionados para receber o apoio da B3 Social

Ainda em 2020, o Instituto Natura, com a colaboração da Fundação Lemann, inscreveu a Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) na Seleção de Projetos Financiados da B3 Social, que tem como objetivo apoiar iniciativas bem-sucedidas que  atuam na garantia de uma educação pública de qualidade e com equidade.

Após a avaliação da B3 Social, a PARC foi um dos projetos selecionados para receber o financiamento para a implementação em 2021 e 2022. O investimento será  aplicado para o fortalecimento e expansão da iniciativa para os estados de Mato Grosso e Paraíba. Aproximadamente 170 mil alunos serão beneficiados com o recurso da B3 Social, e o objetivo é de que, até 2022, no mínimo 50% dos alunos da rede pública dos estados  apoiados estejam alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Sobre a PARC

A PARC (Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração) tem por objetivo possibilitar um salto no número de alunos alfabetizados na idade certa, por meio do apoio às secretarias estaduais de Educação, em uma iniciativa que abrange estudantes do último ano da Educação Infantil e dos dois primeiros anos do Ensino Fundamental.

Nesta parceria, oferecemos suporte técnico e apoio às secretarias estaduais de educação,  para que os estados, em regime de colaboração com seus municípios, possam desenvolver uma política pública estruturada com foco na alfabetização das crianças. A colaboração entre estados e municípios é a chave para alcançar bons resultados de aprendizagem com foco na alfabetização e aumentar a capacidade dos gestores em superar os desafios regionais.

Inspirada no reconhecido programa de alfabetização do Ceará, a PARC tem ênfase em Língua Portuguesa. A parceria é feita diretamente com os governos dos estados e resulta em material didático, formação de professores, avaliações de fluência e políticas de  incentivo para que promovam a melhoria da aprendizagem.

Instituto Natura e Fundação Lemann são co-financiadores e a Associação Bem Comum é parceira executora da PARC em 10 estados brasileiros.

Sobre a B3 Social

A B3 Social é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2007, responsável pelos  projetos de investimento social privado da B3 – a bolsa do Brasil. Sua atuação está pautada no fortalecimento de organizações da sociedade civil, com foco na melhoria estrutural da  educação pública brasileira e na contribuição para redução das desigualdades em nosso país por meio de ações assistenciais e/ou emergenciais que atendam às necessidades latentes das populações mais vulneráveis.

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado.

Siga-nos nas redes: Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn

Sobre a Associação Bem Comum (ABC)

A Associação Bem Comum (ABC), fundada em 2018, é uma pessoa jurídica de direito  privado, sem fins lucrativos, constituída sob a forma de associação civil, de caráter  educacional, que tem como objetivo, dentre outros, contribuir para elaborar e/ou executar  políticas públicas em áreas que promovam o desenvolvimento humano integral nos  aspectos da educação. É formada por experientes profissionais da gestão pública. É a  instituição executora do Programa Educar pra Valer (EpV) e da Parceria pela Alfabetização  em Regime em Colaboração (PARC).

Sobre o Instituto Natura

O Instituto Natura é uma entidade social da Natura, criado em 2010 com o propósito de ampliar os investimentos em educação realizados pela empresa desde 1995. A  instituição apoia políticas públicas relacionadas a alfabetização e ensino médio, realizando também iniciativas voltadas para a articulação do terceiro setor educacional e para o  desenvolvimento das Consultoras de Beleza Natura. O investimento acontece por meio da  venda dos produtos da linha Natura Crer Para Ver, comercializada pelas Consultoras de  Beleza Natura, sem lucro.

Siga-nos nas redes: Instagram, Facebook e Youtube.