17 maio 2017 | 11h00

Parceria foca em tecnologias para BNCC

Fundação Lemann e Omidyar Network anunciam parceria voltada a empreendedores da área educacional

A Fundação Lemann e a Omidyar Network acabam de anunciar uma parceria para fomentar o trabalho de empreendedores - especialmente brasileiros - comprometidos com educação e dispostos a desenvolver soluções tecnológicas que facilitem a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Com a previsão de uma versão final aprovada e homologada em dezembro de 2017, a BNCC definirá o que todos os alunos do país têm o direito de aprender em sua vida escolar e é uma política de estado, prevista no Plano Nacional de Educação.

Experiência internacional

O Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), realizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), mostra que países com bom desempenho na avaliação possuem bases comuns. Essa é uma política que, aliada a outras medidas - como formação de professores e produção de materiais didáticos alinhados - tem ajudado a melhorar o aprendizado dos alunos.

E para a base ser efetiva e ajudar com avanços reais na aprendizagem, sua implementação demanda muito trabalho de professores, gestores, secretarias de educação, municípios e estados.

Juntas, a Fundação Lemann e a Omidyar Network investirão, em um ano, US$ 3 milhões para buscar e apoiar empreendedores e projetos que facilitem a implementação da BNCC por meio de tecnologia. As soluções podem ter impacto direto na sala de aula e servir para professores ou alunos, mas também podem apoiar a gestão escolar, elaboração de currículos, rotina de secretarias de educação e envolvimento dos pais e responsáveis, entre outras questões.

Plataforma digital

Essa é a segunda parceria anunciada pela Fundação Lemann com foco na BNCC. Sendo uma das fundadoras e responsável pela Secretaria Executiva do Movimento pela Base Nacional Comum, a fundação já havia anunciado, em março de 2017, um coinvestimento com o Google.org para que a Nova Escola desenvolva, com os melhores professores do Brasil, uma plataforma digital com recursos pedagógicos de qualidade alinhados à base.