Para entender se os alunos que se destacam em avaliações nacionais também teriam bons resultados no PISA para escolas (modelo de avaliação internacional que é referência em todo o mundo).

É a primeira vez que o exame foi aplicado neste modelo no Brasil e a realização foi da Fundação Lemann e a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Juntos, convidamos 46 escolas públicas e privadas para participarem. As escolas atendem diferentes perfis socioeconômicos de alunos e foram escolhidas de acordo com a nota obtida em provas nacionais como Prova Brasil e Enem.

O PISA para escolas avaliou três competências: leitura, ciências e matemática. Após as respostas, foi possível saber que metade das escolas tiveram resultados melhores à média de outros países da OCDE em questões ligadas à leitura.

Agora, você pode conferir o relatório completo do PISA para escolas aqui. Os nomes das unidades escolares são confidenciais e não serão divulgados.

Educação

Veja mais sobre a Fundação Lemann