Conteudo Cabeçalho Rodape
4 março 2021 | 11h00

Plataforma reúne materiais e cases sobre ensino híbrido

'Aprendendo Sempre' oferece gratuitamente conteúdos que esclarecem o conceito desta abordagem educacional.

O erro mais comum ao falar de ensino híbrido é tratá-lo como a combinação de atividades entre alunos que estão presentes na escola e os que estão online, ou, ainda, confundi-lo com o ensino remoto em ambientes digitais, experiência que se difundiu durante a crise da Covid-19. A plataforma Aprendendo Sempre, criada em 2020 por mais de 20 organizações para apoiar professores, gestores e famílias durante a pandemia, começou a oferecer gratuitamente conteúdos que esclarecem o conceito desta abordagem educacional.

Soluções no ensino híbrido

No ensino híbrido, as experiências que ocorrem no espaço online e no presencial são integradas, mas cada uma tem suas especificidades, de modo que elas se complementam e ampliam as possibilidades de aprendizagem. Para entender melhor todos os aspectos dessa abordagem, a plataforma Aprendendo Sempre está disponibilizando gratuitamente um vasto material para gestores e professores organizados da seguinte forma:

Para professores:

  • Conectar espaços de aprendizagem

  • Avançar do ensino remoto

  • Criar aulas com foco na personalização

  • Conhecer práticas inspiradoras

Para gestores:

  • Organizar pedagogicamente o retorno

  • Apoiar a aprendizagem entre pares na rede

  • Conhecer recursos digitais

"O ensino híbrido aprimora o que o aluno já está aprendendo"

A especialista Lilian Bacich, diretora da Tríade Educacional, doutora em psicologia escolar e desenvolvimento humano e uma das maiores referências no estudo de ensino híbrido no Brasil, foi a responsável pela curadoria do material disponibilizado na Aprendendo Sempre. Ela participou de uma live no Facebook da Fundação Lemann para falar sobre ensino híbrido. O papo foi conduzido por Lucas Rocha, nosso gerente de Inovação, e você pode conferir abaixo alguns destaques da conversa e também a íntegra dela.

 

  

(crédito da foto: Joyce Cury)

Compartilhe

Veja também