O erro mais comum ao falar de ensino híbrido é tratá-lo como a combinação de atividades entre alunos que estão presentes na escola e os que estão online, ou, ainda, confundi-lo com o ensino remoto em ambientes digitais, experiência que se difundiu durante a crise da Covid-19. A plataforma Aprendendo Sempre, criada em 2020 por mais de 20 organizações para apoiar professores, gestores e famílias durante a pandemia, começou a oferecer gratuitamente conteúdos que esclarecem o conceito desta abordagem educacional.
Soluções no ensino híbrido
No ensino híbrido, as experiências que ocorrem no espaço online e no presencial são integradas, mas cada uma tem suas especificidades, de modo que elas se complementam e ampliam as possibilidades de aprendizagem. Para entender melhor todos os aspectos dessa abordagem, a plataforma Aprendendo Sempre está disponibilizando gratuitamente um vasto material para gestores e professores organizados da seguinte forma:
Para professores:
- Conectar espaços de aprendizagem
- Avançar do ensino remoto
- Criar aulas com foco na personalização
- Conhecer práticas inspiradoras
Para gestores:
- Organizar pedagogicamente o retorno
- Apoiar a aprendizagem entre pares na rede
- Conhecer recursos digitais
“O ensino híbrido aprimora o que o aluno já está aprendendo”
A especialista Lilian Bacich, diretora da Tríade Educacional, doutora em psicologia escolar e desenvolvimento humano e uma das maiores referências no estudo de ensino híbrido no Brasil, foi a responsável pela curadoria do material disponibilizado naAprendendo Sempre. Ela participou de uma live no Facebook da Fundação Lemann para falar sobre ensino híbrido. O papo foi conduzido por Lucas Rocha, nosso gerente de Inovação, e você pode conferir abaixo alguns destaques da conversa e também a íntegra dela.
“A principal característica do #ensinohíbrido é ter os alunos presencialmente nas escolas. Com eles lá, é possível desenhar estratégias que deem mais voz e centralidade na relação deles com o #aprendizado”, explica @LilianBacich, da @edutriade. #educação #AprendendoSempre
— Fundação Lemann (@fundacaolemann) March 3, 2021
Personalização no #aprendizado é destacado pela especialista @LilianBacich, da @edutriade, na aplicação do #ensinohíbrido: “ele organiza experiências pelas quais vemos as diferentes necessidades dos alunos com apoio de plataformas e recursos diferentes.” #AprendendoSempre pic.twitter.com/qPeU1Y55Vo
— Fundação Lemann (@fundacaolemann) March 3, 2021
“O #ensinohíbrido, mais do que ser inovador, atende o aluno em sua necessidade de interação e fica claro porque ele precisa aprender aquilo. Ele está usando aquelas aprendizagens para aplicar e construir algo”, explica @LilianBacich, da @edutriade. #educação #AprendendoSempre
— Fundação Lemann (@fundacaolemann) March 3, 2021
“O #ensinohíbrido não é um modelo só para este momento (de #pandemia). Deveria ser mantido depois porque pensa justamente nesse aluno mais autônomo e protagonista”, avalia a especialista @LilianBacich, da @edutriade. #educação #AprendendoSemprehttps://t.co/hYCxPXUr6q
— Fundação Lemann (@fundacaolemann) March 3, 2021