Conteudo Cabeçalho Rodape
30 setembro 2020 | 08h00

Plataforma reúne orientações para redes planejarem retomada

Iniciativa online traz respostas para questões fundamentais relativas ao ensino após a reabertura das salas de aula

O debate sobre o retorno das aulas presenciais e a definição dos protocolos de saúde seguem avançando, mas muitos pontos ainda trazem dúvidas aos atores do cenário educacional brasileiro. Como proteger alunos, professores e funcionários nas escolas? O que devemos priorizar com o ano letivo mais curto? E como verificar o nível de aprendizagem dos estudantes?

Sabendo que a rapidez e praticidade para encontrar respostas para essas questões é essencial no processo de planejamento das redes educacionais públicas, o Consed e a Undime se uniram para desenvolver a Plataforma de Apoio à Aprendizagem. A iniciativa, que conta com nossa contribuição, tem o objetivo de ajudar essas redes na preparação da retomada das atividades presenciais após o período de isolamento social.

 

Para um desafio dessa proporção, foi criado um percurso amplo, diversificado e flexível. Dentro da Plataforma, gestores e educadores encontram ferramentas relativas ao combate à Covid-19, fortalecimento socioemocional, priorização do currículo, atividades para verificar o desempenho dos estudantes e orientações pedagógicas, além de um guia para elaboração de instrumentos de avaliação.

Cada rede tem um cronograma e um planejamento específicos de retorno às salas de aula. Por isso, este espaço foi pensado de forma que seja capaz de se adequar às diferentes necessidades e aos mais variados contextos. As redes, as escolas e os seus profissionais têm toda a liberdade para se apropriarem e fazerem uso das ferramentas disponíveis, no momento e da forma que considerarem mais adequados.

A Plataforma de Apoio à Aprendizagem é inteiramente gratuita! Para conhecer mais a iniciativa e fazer o cadastro para utilizar todos os recursos, acesse: https://bit.ly/apoioaprendizagem.

(crédito da foto: Luca Jardim)

 

Compartilhe

Veja também