Conteudo Cabeçalho Rodape
11 fevereiro 2021 | 09h00

Plataformas online apoiam redes na reabertura das escolas

Iniciativas reúnem orientações, dicas, conteúdos e protocolos de saúde que secretarias, gestores e educadores podem acessar gratuitamente.

O Brasil está vendo neste mês o início de um novo ano letivo e a reabertura das escolas. Mesmo que de forma gradual, a volta dos estudantes às salas de aula é um movimento imprescindível para mitigar os impactos negativos da pandemia na educação e também na saúde socioemocional de crianças e jovens

E para apoiar secretarias de educação, redes de ensino, gestores escolares, educadores e famílias nesta etapa, estamos investindo em ferramentas e colaborando com iniciativas que trazem suporte para uma retomada estruturada e segura. Conheça elas:

Escola Segura

A pandemia do novo coronavírus ainda atinge fortemente o Brasil e por isso a saúde pública é prioridade na reabertura das escolas. A plataforma Escola Segura, que conta com nosso apoio, é uma ferramenta online criada por especialistas de saúde, educação, tecnologia e dados para orientar a gestão pública de estados e municípios na reabertura das escolas de forma segura. Ela reúne protocolos sanitários, simuladores e checklist para guiar todas as etapas do retorno às atividades presenciais, do planejamento ao monitoramento, e está disponível gratuitamente dentro do portal coronacidades.org.

 

“Nós já sabemos muito mais sobre a Covid-19 e sua propagação do que nós sabíamos um ano atrás. Estudos e a experiência na Europa estão apontando que a escola não é um vetor de transmissão comunitária se respeitadas as condições sanitárias mínimas do protocolo de saúde.  É preciso reabrir as escolas porque senão a gente vai deixar uma geração inteira para trás.” (Daniel De Bonis, diretor de políticas educacionais da Fundação Lemann)

Construindo Caminhos

Criamos o roteiro ‘Construindo Caminhos’ para apoiar secretarias e gestores em suas muitas necessidades neste retorno gradual das aulas presenciais. Alinhar as ações ao currículo referencial é uma das orientações que apresentamos do documento, além de materiais sobre recomendações sanitárias, acolhimento, avaliação diagnóstica e formação continuada. Qualquer interessada pode ter acesso gratuito ao roteiro clicando aqui.

  

“A gente tem uma tragédia silenciosa acontecendo na educação. O fato de as crianças não estarem na escola por causa da pandemia provoca não só as perdas na aprendizagem, mas também perdas de vínculo, que são muito importantes para as crianças, e o aumento da evasão escolar.” (Camila Pereira, diretora de educação da Fundação Lemann)

Plataforma de Apoio à Aprendizagem

Com o propósito de apoiar as redes de ensino e suas escolas a planejarem o processo de retomada das aulas presenciais e avaliarem o nível de defasagem no aprendizado dos estudantes, o Consed e a Undime lançaram a Plataforma de Apoio à Aprendizagem.⠀

Nela, educadores e gestores escolares encontram uma série de soluções e conteúdos gratuitos, como materiais de apoio, Mapas de Foco e Marcos de Desenvolvimento da BNCC, cadernos com atividades avaliativas, guia de avaliações e muitas orientações pedagógicas. Para saber mais, clique aqui.

(crédito da imagem: Luca Jardim)

Compartilhe

Veja também