Por que criar uma Aliança de Inteligência Artificial para Educação?
Iniciativa criada pela parceria entre Fundação Lemann, Telles Foundation e VélezReyes+ busca contribuir para um futuro em que a tecnologia amplie as oportunidades de aprendizado
As novas tecnologias na educação podem contribuir para a personalização de conteúdos e estratégias de ensino, adaptando-os a diferentes perfis de estudantes, além de criar formas mais eficientes de avaliação e de coleta de dados sobre o progresso estudantil. Essas tecnologias também desempenham um papel importante na capacitação e formação contínua dos professores. Atualmente, ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT, são utilizadas tanto por docentes quanto por estudantes, gerando debates sobre limites éticos e impactos nas relações humanas dentro do processo de ensino e aprendizagem.
O uso da IA em diversas atividades e situações do dia a dia já é uma realidade. Nos últimos dois anos, a inteligência artificial generativa – ou IA generativa – expandiu suas aplicações, sendo utilizada para criar novos conteúdos, como textos, imagens, músicas, áudios e vídeos. Trata-se de tecnologias que buscam imitar a inteligência humana e que podem se aproximar da nossa linguagem, inclusive em temas complexos, como programação, arte, química e biologia.
O que já aprendemos sobre inteligência artificial na educação em 2024?
Iniciativas ao redor do mundo mostram como políticas de regulamentação podem beneficiar a comunidade escolar, promovendo inovações e gerando impacto social positivo. No entanto, há também desafios a serem superados, como questões de integridade académica, plágio, falta de precisão de dados e fontes, vieses e discriminações, privacidade e segurança de dados, transparência e desigualdade no acesso.
Aliança de IA para a Educação
Para evoluir nessas discussões e contribuir para um futuro em que a tecnologia amplie as oportunidades de aprendizado e estimule o ensino de qualidade no Brasil, foi criada a Aliança de IA para a Educação, uma iniciativa entre Fundação Lemann, Telles Foundation e VélezReyes+.
O objetivo é apoiar a educação pública brasileira com uso ético, responsável e eficaz da inteligência artificial. Para promover a equidade educacional e um ensino personalizado a todas as crianças brasileiras, serão feitos investimentos em tecnologias inovadoras para as redes públicas, garantindo que todos tenham acesso a essas ferramentas transformadoras, assim como novas soluções, além de estimular o networking com empreendedores em educação. Como primeiro passo, foi apresentado um relatório que expõe a visão da Aliança sobre o tema e as estratégias para engajar empreendedores nessa missão.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DE IA MAPEADAS PELA ALIANÇA
Matemática
Auxílio a professores e estudantes no ensino de matemática, com foco no processo de aprendizagem.
Assistente de professores
Plataformas que auxiliem professores a ganharem tempo no dia a dia, passando por atividades de apoio pedagógico a tarefas administrativas.
Tutoria para alunos
Soluções que levem tutoria de qualidade de forma escalável para todo o Brasil.
Avaliação
Iniciativas que trabalhem com avaliação formativa ou somativa, principalmente em relação a produções não estruturadas (ou abertas) dos estudantes.