24 maio 2021 | 18h00

PRO Alfabetização é lançado no Piauí com apoio da PARC

Programa apoiado pela Fundação Lemann deve beneficiar mais de 200 mil estudantes da rede pública

O Governo do Estado do Piauí lançou nesta segunda-feira (24/05) o programa PRO Alfabetização na Idade Certa, com expectativa de potencializar a alfabetização de mais de 200 mil crianças até os 7 anos de idade, matriculadas nas escolas públicas de Ensino Fundamental no estado.

O programa é uma iniciativa da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), co-financiada pela Fundação Lemann e Instituto Natura e gerida pela Associação Bem Comum.

A proposta é trabalhar em regime de colaboração com os 224 municípios piauienses para fortalecer a gestão, fornecer material complementar, incentivar as escolas, avaliar os estudantes e formar gestores e professores.

A diretora de Educação da Fundação Lemann, Camila Pereira, participou do evento e ressaltou a importância da alfabetização da criança, na idade correta, como força motriz para o seu desenvolvimento como cidadão e também para o país.

“Quando uma criança não se alfabetiza plenamente na idade certa, todo o futuro dela na escola fica comprometido. O nosso sonho, a partir desse programa, é uma nova realidade para as crianças do Piauí”, afirmou. “Agradeço a confiança, em nome dos parceiros, e podem contar com a gente, porque esse sonho nos mobiliza”, finalizou.

Fonte: Divulgação/Governo do Estado do Piauí.

Segundo o secretário estadual de Educação, Ellen Gera, o programa já nasce forte no Estado, com adesão da maioria dos municípios - 90% dos municípios, ou 202 cidades, aderiram já no lançamento do programa. “Precisamos agora garantir a qualidade do aprendizado, e este é o grande passo que nós estamos dando aqui”, disse Gera. “Colocar a educação na pauta nesse momento é plantar para o futuro, cuidando do presente.”

O PRO Alfabetização pretende capacitar gestores de 8 mil escolas e mais de 15 mil professores das redes estadual e municipais, que atuam no ciclo de alfabetização. Segundo o governador do Estado, Wellington Dias, este é o maior projeto de alfabetização já criado no Piauí:

A preocupação aqui é com as novas gerações: quem nascer no Piauí neste século terá outro patamar educacional.

O mapa interativo dos municípios que ja aderiram ao programa está disponível aqui: https://proalfabetizacaonaidadecerta.seduc.pi.gov.br/

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado.

Saiba mais em: fundacaolemann.org.br

Siga-nos nas redes: Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn

Sobre o Instituto Natura

O Instituto Natura acredita na construção de um mundo melhor a partir da educação e no papel central que ela deve ocupar no desenvolvimento de uma sociedade mais coesa e menos desigual. Para isso, desde 2010, desenvolve e apoia iniciativas de educação transformadoras para professores, escolas, gestores públicos e Consultoras de Beleza Natura. O foco é disseminar e incentivar a discussão sobre temas como escola em tempo integral, regime de colaboração entre estados e municípios para fortalecimento da alfabetização e incentivo à educação de Consultoras de Beleza Natura. O Instituto atua por meio de parcerias técnicas com outros institutos e os governos municipais, estaduais e federal. A organização é uma OSCIP (organização da sociedade civil de interesse público) e é sem fins lucrativos, mantida pela arrecadação das vendas de produtos Crer para Ver, da Natura. A empresa, assim como suas Consultoras, abre mão de seus lucros ao vender itens da linha, contribuindo para a educação brasileira.

Sobre a Associação Bem Comum

A Associação Bem Comum é uma organização não governamental e sem fins lucrativos constituída com o objetivo de apoiar gestores municipais e estaduais de educação que queiram melhorar os resultados de aprendizagem de suas escolas.