26 fevereiro 2018 | 00h00

Professores brasileiros estudam Lesson Study em Chicago

Estamos levando 16 educadores para aprender com o professor Takahashi, referência mundial na metodologia que revolucionou o ensino no Japão

A Lesson Study (Estudo de Aula, em tradução livre) é uma metodologia japonesa de pesquisa de aula. Seu foco principal garantir melhores aulas para que todos os alunos aprendam. A LS é organizada em quatro etapas: planejamento de aula, execução desta aula, sua análise e retomada para melhorias. Todo o processo é feito em equipe, dando a oportunidade dos professores observarem uns aos outros para receberem devolutivas e pensarem juntos em como melhorar a prática docente.

Trabalhar essa metodologia é uma oportunidade de refletir a própria prática e, mais do que isso, enxergar verdadeiramente o aprendizado dos alunos.

É o que 16 professores brasileiros, 15 deles de escolas públicas, descobriram em uma viagem especial para Chicago. Entre os dias 26 de fevereiro e 02 de março, eles estudaram com o professor Akihiko Takahashi, uma das maiores referências no assunto. O workshop foi customizado e a agenda da semana contou com aprendizados teóricos, debates e muitas atividades mão na massa.

"A parceria com a Lesson Study Alliance reforça o nosso compromisso com a educação de qualidade e a formação de professores." - Camila Pereira, diretora de Educação da Fundação Lemann

"Os educadores conhecem, melhor do que ninguém, o dia a dia e os desafios da sala de aula no processo de ensino e aprendizagem. Por isso oferecemos oportunidades de desenvolvimento como esta: para que se sintam cada vez mais capazes e apoiados na superação desses desafios. Quando voltarem ao Brasil, esses educadores poderão dividir suas experiências com colegas e ajudar a multiplicar o conhecimento em suas redes de ensino, beneficiando um número ainda maior de estudantes", completa Camila.

Na viagem também contamos com a participação do Instituto Canoa, Mathema, Nova Escola, Ensina Brasil e Todos pela Educação, organizações parceiras da Fundação Lemann.

Um novo jeito de pensar a formação de professores

Formação de Professores com Colaboração e Observação