Conteudo Cabeçalho Rodape
26 janeiro 2022 | 00h00

Programa desenvolve gestores educacionais para impactar as redes de ensino

Parceria da Fundação Lemann e Vetor Brasil, a iniciativa selecionou 31 líderes em 14 estados

Para que seja possível a implementação de políticas educacionais alinhadas aos direitos de aprendizagem estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é preciso uma rede de gestores públicos engajados e preparados para liderar os processos nas redes de ensino. Por isso, a Fundação Lemann e oVetor Brasilse uniram em uma parceria para a realização do
“Programa Líderes da Aprendizagem – Construindo Políticas Educacionais Coerentes”, em resposta à demanda de qualificação de gestores públicos. Durante cinco meses, o programa vai oferecer um tripé de apoio ao desenvolvimento dos profissionais que fazem a educação no país, aliando: 1. formação técnica, 2 programa de tutoria especializada e 3. ferramentas práticas.

Os resultados esperados são:

  1. 01

    Secretarias de Educação mais preparadas para as mudanças nas políticas de avaliações
    nacionais;

  2. 02

    Gestores educacionais apropriados sobre cultura e ferramentas de avaliação e com
    maior capacidade de liderar processos de implementação na rede;

  3. 03

    Melhor gestão de equipes e recursos nas redes, com consequente impacto na
    implementação de ações;

  4. 04

    Criação de uma rede de profissionais públicos engajada e colaborativa.

O programa Líderes da Aprendizagem conta com uma trilha de formação com conteúdos aprofundados e desenhados para a realidade dos estados participantes. Além disso, tutores especialistas trazem o conhecimento técnico para apoiar os desafios do dia a dia dos líderes e também guiar conversas importantes sobre seu desenvolvimento. Foram selecionados 31 líderes da educação responsáveis pela formulação e implementação de ações pedagógicas em 14 estados de todas as regiões do país.

Compartilhe

Veja também