31 janeiro 2018 | 11h00

Projeto de Lemann Fellow vence concurso do MIT

Iniciativa tem como objetivo a formação de lideranças engajadas que possam atuar mundialmente na questão das mudanças climáticas

O YCL - Youth Climate Leaders, projeto da Lemann Fellow Cassia Moraes, foi um dos vencedores do concurso do Climate CoLab, promovido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), em Cambridge nos Estados Unidos.

O projeto, que venceu em sua categoria tanto no voto popular quanto no voto do júri, será apresentado como parte da programação do MIT na HUBweek, espécie de “festival do futuro” que acontece de 9 a 14 de outubro de 2018, em Boston (EUA). No evento, o MIT vai anunciar, ainda, entre os vencedores, a iniciativa que receberá US$ 10 mil, grande prêmio do concurso.

O YCL - Youth Climate Leaders, projeto de Cassia em parceria com Evelyn Araripe e Fernanda Matsuoka, tem como objetivo organizar um programa de intercâmbio profissional entre jovens de todo o mundo para que eles aperfeiçoem os seus conhecimentos e desenvolvam projetos em conjunto com outras iniciativas no campo das mudanças climáticas.

Para isso, os participantes do programa irão visitar diversos lugares do mundo, como Israel, Palestina, Jordânia e Índia, onde terão acesso a oportunidades de voluntariado, visitas e palestras exclusivas. O programa também inclui um currículo acadêmico e coaching profissional, além da criação de uma comunidade com membros de diferentes países e experiências, incluindo mentores e instituições parceiras, trabalhando na questão das mudanças climáticas.

Outro objetivo do projeto é a capilarização. A ideia é que os alunos da YCL levem o programa para seus países, agindo como multiplicadores, facilitando atividades educacionais sobre mudanças climáticas para outros jovens em todo o mundo.

Obama e próximos passos

Em outubro do ano passado, Cassia também teve a oportunidade de apresentar o projeto ao ex-presidente norte-americano Barack Obama durante visita do líder mundial ao Brasil. Confira como foi o encontro nesta reportagem.

Obama e Lemann Fellow Cassia Moraes
Cassia Moraes cumprimenta ex-presidente Barack Obama em São Paulo