Sabemos que 2019 foi um ano de diversas mudanças e desafios, mas teve muita coisa que deu certo! As questões sociais do país são grandes, complexas e diversas. É por isso que queremos celebrar algumas iniciativas que fizeram a diferença e que estão ajudando o Brasil a ter mais oportunidades, inclusão e equidade.
Aqui, vamos relembrar iniciativas positivas realizadas pela Fundação Lemann e seus parceiros. Participe com a gente dessa Retrospectiva 2019 e fique de olho na hashtag #quemtransformou para conhecer resultados inspiradores de 2019.
Veja 9 momentos de 2019 que precisam ser celebrados
18 pessoas apoiadas no Ponte de Talentos
No início do ano, lançamos o Ponte de Talentos, em parceria com a EducationUSA e a Voxy, para apoiar 18 pessoas de baixo nível socioeconômico, negros e indígenas a aplicarem para cursos de pós-graduação nas melhores universidades dos EUA. Queremos mais diversidade e igualdade de oportunidades!
Professores brasileiros na final do ‘Nobel da Educação’
Conhecido como o maior prêmio de Educação, o Global Teacher Prize 2019 teve dois professores brasileiros na final. A professora Débora Garofalo, de São Paulo (SP), ficou no top 10 com o projeto Robótica com Sucata. E o Nordeste foi super representado pelo professor Jayse Antônio, de Itambé (PE), que ficou no top 50 com um projeto de curta-metragens.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Fundação Lemann (@fundacaolemann) em
Apoiamos a aprendizagem de mais de 1 milhão de alunos
Acreditamos na educação pública e por isso, neste ano, continuamos colaborando com a aprendizagem de milhares de alunos. Dos mais de 1,6 milhões de estudantes, 600 mil são crianças que estão vivendo sua importante fase de alfabetização. E tudo isso, fazemos ao lado de parceiros como a Associação Bem Comum, o Formar, PARC e o Instituto Natura.
Mais gente boa e preparada no setor público
Em 2019, colaboramos com processos de pré-seleção e frentes de desempenho e desenvolvimento de lideranças em várias secretarias dos estados do Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo, e Sergipe. Fizemos isso junto da Aliança (formada por Fundação Lemann, Fundação Brava, Instituto Humanize e República.org) e todas essas experiências nos mostraram que é possível pensar um novo modelo para a carreira pública, em um compromisso de longo prazo para transformar a gestão de pessoas no setor público, e ter equipes cada vez mais preparadas para entregarem serviços públicos de qualidade.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Fundação Lemann (@fundacaolemann) em
Parceiros que também transformam
Continuamos ao lado de diversos parceiros em todas as regiões do país. Tem organização que já está em uma longa caminhada, como o Instituto Rodrigo Mendes, que completou 25 anos e é nosso parceiro em iniciativas pela inclusão na educação. Também teve organização nascendo em 2019, como o Reúna, instituto que ajudamos a criar e que já está oferecendo materiais de referência para a implementação da Base Nacional Comum Curricular.
Mobilizamos mais de 6 mil professores
Com a rede Conectando Saberes, presente em todos os estados do Brasil, mobilizamos em 2019 mais de 6 mil educadores em 800 cidades. Eles participaram dos seminários Conectando Boas Práticas e tiveram a oportunidade de compartilhar projetos e conhecimentos pedagógicos.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Fundação Lemann (@fundacaolemann) em
Apoiamos 406 escolas para alcançarem mais conectividade
Continuamos parceiros da iniciativa Educação Conectada do BNDES, que apoia investimentos em implementação e uso de tecnologias digitais na educação pública. Este ano, mais de 160 mil alunos foram impactados pelo programa e 14 mil professores foram beneficiados. E fazemos isso ao lado dos nossos parceiros do Itaú Social e do Cieb (Centro de Inovação para a Educação Brasileira).
Todos os currículos estaduais alinhados à BNCC
Este ano, todos os currículos estaduais foram alinhados à Base Nacional Comum Curricular, política que chega nas salas de aula em 2020 e que esclarece quais são as habilidades e os conhecimentos que todos os alunos têm o direito de aprender. Apoiamos todo o trabalho feito pela Undime, Consed, Movimento pela Base e Movimento Colabora, que foi fundamental para celebrarmos essa conquista hoje.
Nossa rede de líderes e talentos mais autônoma
As redes de lideranças (Lemann Fellows, Líderes Públicos, Ponte de Talentos, Talentos da Educação, Talentos da Saúde e Terceiro Setor Transforma) que apoiamos deram um passo importante para sua autonomia e crescimento: agora, cada uma conta com representante que integra o conselho consultivo.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Fundação Lemann (@fundacaolemann) em