28 junho 2022 | 00h00

Sonha em estudar no exterior? Conheça histórias de quem conseguiu

Thiago Amparo, Jósimo Constant, Amanda Petraglia e Luciana Paulino contam sobre suas experiências para chegar a grandes centros de excelência internacionais

Veja, nos vídeos abaixo, quatro histórias de pessoas que conquistaram o sonho de estudar em grandes centros de excelência.

Thiago Amparo

Professor de Direito Internacional na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Thiago Amparo, da Rede de Líderes Fundação Lemann, foi para os Estados Unidos cursar um pós-doutorado na Universidade de Nova York (NYU).

O Programa Alcance será lançado no dia 11 de setembro para que, como Thiago, cada vez mais jovens brasileiros de origens diversas possam alcançar o sonho de estudar no exterior e, assim, se tornarem líderes comprometidos que representam o Brasil, bem preparados para resolver desafios públicos do nosso país.

“Esses espaços estão aí para serem ocupados, devem ser ocupados. E todas as pessoas que se dispõem ao esforço de conseguir estar nesses espaços merecem estar ali”, diz Thiago.

Amanda Petraglia

Formada em Relações Internacionais, Amanda Petraglia trabalha no Auschwitz Institute, ONG internacional que luta contra o genocídio. Ela participou do Programa Alcance em 2020 e tem um recado para você, que sonha em estudar no exterior: “Quero que quem esteja ouvindo essas histórias possa se inspirar e pegar essa energia pra colocar dentro do seu sonho”.

Um dos principais desafios que os potenciais candidatos a vagas nas universidades mais bem conceituadas do mundo enfrentam é que veem a oportunidade de estudar em uma instituição internacional de primeira linha como algo inatingível. Uma forma de fornecer esse apoio é por meio de preparo e acesso à informação.

Jósimo da Costa Constant

Indígena da etnia Puyanawa, Jósimo da Costa Constant, ou Kãdeyruya, na língua de seu povo, vive na Aldeia Barão, no Acre, e foi um dos selecionados para participar do programa da Fundação Lemann que preparou, ao longo de um ano, estudantes brasileiros para o processo de candidatura a bolsas de estudos em universidades renomadas no exterior.

“O que eu posso dizer hoje para a maioria dos jovens indígenas no Brasil? Não desistam. É a história dos nossos povos em jogo, é o legado dos nossos ancestrais. É a minha família. Eu estou hoje aqui para dizer que é possível”, diz Jósimo, ao contar sua história.

Luciana Paulino

Em 2020, Luciana Paulino conquistou uma bolsa de estudos por meio da parceria entre Fundação Lemann e a University of Southern California (USC). “Um planejamento de pós-gradução fora do Brasil é um planejamento de médio e longo prazo. Se programe, procure os seus pares, seus aliados, porque sozinho nessa jornada não é possível”, aconselha.