21 dezembro 2022 | 00h00

''Sou professora, uma mulher preta e vim para Nova York para estudar com tudo pago''

Conheça Inara Bezerra, estudante que colabora com o Brasil on Campus, iniciativa que conecta lideranças no exterior para que possam contribuir verdadeiramente para o avanço do Brasil.

O Brasil on Campus, iniciativa da Fundação Lemann, quer crescer junto com os estudantes brasileiros no exterior e, consequentemente, colaborar com o avanço do Brasil nos próximos anos. Transformar esse propósito em uma realidade só é possível com quem faz essa iniciativa acontecer!

Esse é o caso de Inara Bezerra, nascida em Brasília, que participa ativamente do programa e atualmente faz mestrado na Teachers College, na Universidade de Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos..

Professora de história e mestre de História Social, ela chegou a atuar como coordenadora pedagógica, e foi quando se envolveu em um projeto que trabalhava com crianças que não estavam com a alfabetização completa. Essa iniciativa mudou a vida de Inara.

Depois de participar de outros projetos relacionados, Inara, inspirada por Tiago Cortinaz, Lemann Fellow, entendeu que era o momento de correr atrás de seu grande sonho: estudar fora do Brasil. O desafio inicial foi financeiro: como arcar com esses custos em meio à pandemia?

“Procurei pessoas que davam mentoria a respeito no Brasil e recebi o suporte da BRASA, que, além da mentoria para o processo de application, contei com o apoio financeiro para o toefl e o curso de inglês. A BRASA me garantiu equidade”, celebra Inara, que, com esse apoio, passou em 5 grandes universidades.

Entre as opções, a professora optou pela Teachers College, na Universidade de Columbia. Ainda que a bolsa oferecida pela universidade cobrisse 80% dos custos dos estudos e da moradia, ela não conseguiria arcar com o restante apenas com seu salário. Foi aí que a Fundação Lemann entrou em ação.

A Fundação Lemann me ouviu e eu recebi uma full tuition. Hoje sou uma professora, uma mulher preta, brasileira, vinda de Brasília, professora da Secretaria de Educação e vim para Nova York para estudar com tudo pago. É isso que essa bolsa significa pra mim. Só passar não é o suficiente, você precisa conseguir vir e ficar. Essa bolsa garante que eu tenha uma vida digna nos EUA. Durmo tranquilamente, consigo estudar, moro num local decente e seguro, no campus, como todos os dias e estudo”, diz, bastante emocionada.

Inara relembra que não teve uma referência feminina negra em sua família que tivesse conseguido estudar. “Minha avó não tinha estudado, minha mãe não conseguiu terminar a faculdade, apenas o meu pai. Ter conseguido finalizar a educação básica e ter acesso ao ensino superior mudou a história da minha família. E a minha.

Na universidade, Inara está envolvida em inúmeras atividades, inclusive na mentoria da BRASA. “A minha história inspirou meninas negras que hoje buscam a mesma oportunidade que tive”, conta ela, que também faz parte de projetos relacionados à Fundação Lemann e ao Brasil on Campus.

“Para o futuro, quero continuar apoiando a comunidade. Educação é a minha vida. Aqui, pretendo seguir estudando letramentos, mas me vejo me aprofundando no que siginifica ser uma mulher negra, latina e brasileira dentro desses espaços e como isso pode contribuir para uma educação antirracista e para uma maior equidade no Brasil”, finaliza.