3 maio 2018 | 00h00

Tecnologia para uma educação mais inclusiva

As duplas que foram destaque no Desafio Start-Ed receberão apoio da Fundação Lemann para empreenderem em soluções educacionais

Texto atualizado em 20/03/2023

Combinar tecnologia de qualidade com o dia a dia escolar pode mudar a vida de milhares de alunos, alunas, pais, famílias e educadores. É pensando nas potenciais transformações que a inovação pode oferecer para a educação que criamos o Desafio Start-Ed, uma jornada empreendedora realizada com a Artemisia e a Universidade Columbia.

Foram dezenas de encontros, visitas em escolas, formações e inúmeras trocas de conhecimento entre empreendedores brasileiros e estudantes de Columbia. Na última quarta-feira, 02 de maio, realizamos o último evento do Desafio Start-Ed.

Em duplas, os participantes apresentaram soluções inovadoras para colaborar com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os temas foram pensados a partir dos desafios vividos em salas de aula de todo o Brasil: defasagem escolar, inclusão e envolvimento da família na educação das crianças e jovens.

Momentos do último encontro do Desafio Start-Ed

Os grupos que se destacaram propõem que a tecnologia seja inclusiva e traga as subjetividades dos alunos para o centro da sala de aula. Neste sentido, Douglas Alvoroçado, Nadine Heisler, Alexandra Cooper e Ana Paula Manzalli - integrantes da Startup Olhares - idealizaram um aplicativo que prepara e apoia professores para receber os estudantes especiais em sala de aula com acolhimento e do modo mais inclusivo. Já a Rafaela Mund, Thaysa Starling, Laura Marsiaj, Paula Pinho, Alaina Leggette, Tatiana Piskulaque criaram a Startup Eu Ensino, pretendem desenvolver uma plataforma que ajuda educadores em diagnósticos e planos de aula focados nas competências socioemocionais da BNCC.

As Startups receberam US$25.000 para colocarem seus projetos em prática, tornarem as ideias reais e ajudarem milhares de alunos. E você, também quer empreender em educação? Compartilhe sua experiência com a gente nas redes sociais!

Em 2022, a Eu Ensino passou a se chamar Curiós, sendo uma organização de formação educadores e um negócio de impacto social.

Na imagem todos os integrantes das Startups de Destaque.
Todos os integrantes das Startups de Destaque

Conheça mais sobre as duplas destaque

Tecnologia e educação para ir mais longe