Quais os principais projetos da Fundação Lemann em educação?
Um dos nossos projetos é o Formar, parceria com as redes públicas de ensino, que colabora com a aprendizagem dos alunos. Também atuamos no apoio a redes como Talentos da Educação, formada por diversas pessoas engajadas no tema, e a Conectando Saberes, grupo formado por mais de 200 educadores de todo o Brasil. Apoiamos também políticas educacionais como a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o programa Educação Conectada. Além disso, temos dezenas de parcerias, como é o caso da Nova Escola (associação reconhecida pelos professores pela variedade de materiais e conteúdos que facilitam e apoiam a carreira docente) e o QEdu (plataforma que reúne e ajuda a interpretar dados educacionais).
O que é o programa Formar?
O Formar é uma parceria da Fundação Lemann com as redes públicas de ensino para apoiar a melhoria da aprendizagem dos alunos. O programa atua em três principais frentes: políticas educacionais, formação continuada com profissionais com grande experiência em gestão escolar e conectividade e inovação. Acreditamos que nada é feito sozinho, por isso contamos com uma equipe diversificada e com ampla experiência em educação.
O que é a rede Conectando Saberes?
A Conectando Saberes é uma rede formada por mais de 350 educadores de todo o Brasil que estão comprometidos com uma educação pública de qualidade. A rede é apoiada pela Fundação Lemann e busca construir espaços coletivos presenciais e virtuais para incentivar a troca de boas práticas visando à transformação social.
O que é a rede Talentos da Educação?
Uma rede formada por mais de 90 pessoas entre professores, empreendedores, gestores públicos e integrantes do terceiro setor. O grupo tem como objetivo identificar, conectar e ampliar o potencial de lideranças com ações relevantes na área da educação. Os membros participam de encontros, seminários, eventos, recebem formação, oportunidades de conexões e debatem os desafios para uma educação pública de qualidade.
Por que a Fundação Lemann apoia educadores/professores?
A Fundação Lemann acredita que só é possível ter uma educação pública de qualidade com professores e educadores valorizados. Para isso, é importante criar oportunidades para que eles mostrem suas ideias, participem ainda mais do debate de políticas educacionais e tenham reconhecimento em suas carreiras. Entre nossos apoios estão as redes Conectando Saberes e Talentos da Educação, assim como os prêmios Educador Nota 10 e Profissão Professor.
E qual o apoio em relação à Base Nacional Comum Curricular?
Acreditamos que todos os alunos e alunas, independentemente da região onde vivem ou de sua condição socioeconômica, têm o direito de aprender. É isso que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) busca garantir ao definir os conhecimentos e as habilidades essenciais de cada etapa da vida escolar - da Educação Infantil ao Ensino Médio. A Base funciona como uma espinha dorsal para outras políticas importantes e pode ajudar a garantir um maior alinhamento entre os currículos, os materiais didáticos, a formação dos professores e as avaliações - o que facilita muito o processo de ensino e aprendizagem dentro de cada escola no país. Além disso, a Base ajuda os pais e a sociedade a cobrar das escolas e dos governos o direito de aprendizagem das crianças. Esses direitos não estavam explicitados de forma tão clara. Agora, todos sabemos aquilo que os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental têm direito de aprender ao final de cada ano, em cada disciplina. Conheça mais clicando aqui!
Vocês fundaram o Movimento pela Base?
A Fundação Lemann faz parte do Conselho e atua como secretaria-executiva do Movimento pela Base, um grupo plural e suprapartidário, formado por 65 pessoas físicas e 11 instituições de diferentes naturezas e um objetivo em comum: garantir a qualidade da Base Nacional Comum Curricular.