Quando as escolas começaram a ser fechadas por causa das medidas de isolamento social frente à pandemia da Covid-19, nós, ao lado de muitas organizações sociais, começamos a elaborar iniciativas que pudessem apoiar a implementação do ensino não presencial.
E um dos primeiros projetos desenvolvidos foi o Vamos Aprender, que hoje atinge a marca de 12 milhões de alunos impactados em 42 cidades de 16 estados do Brasil.
Como funciona o Vamos Aprender
O Vamos Aprender oferece aulas e programas educativos pela televisão, plataforma online e aplicativo a estudantes de todos os ciclos escolares: Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. A plataforma possui parceria de conteúdo com várias instituições, como Canal Futura, Khan Academy, MultiRio e TV Escola, que disponibilizaram gratuitamente seus materiais pedagógicos.
- Objetivo
Oferecer conteúdos de qualidade para serem veiculados pela TV como estratégia de ensino remoto.
- Acesso
A TV pode ser o meio mais democrático de disseminação de conteúdo e atividades educativas devido à sua capilaridade e acesso.
- Complementaridade
O Vamos Aprender não pretende percorrer todo o currículo, mas sim complementar à programação educativa das redes de ensino.
- Qual o diferencial?
Elaboração de roteiros de aprendizagem e conteúdos selecionados por especialistas, que estão segmentados por etapa de ensino, contemplando habilidades da BNCC.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Fundação Lemann (@fundacaolemann) em
Desenvolvemos o Vamos Aprender em parceria com a Fundação Roberto Marinho e CIEB (Centro de Inovação para a s Educação Brasileira), e com apoio da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). Saiba mais sobre o projeto, confira o catálogo de conteúdos oferecidos e veja a programação da transmissão em cada estado no site do Vamos Aprender.
Confira outras iniciativas em educação e ensino não presencial que estamos apoiando.