Em novembro de 2019, lançamos um desafio e uma oportunidade para educadores de todo o Brasil: que tal começar 2020 com uma biblioteca novinha? No concurso “Feliz Biblioteca Nova”, professores, gestores escolares e profissionais da educação concorreram a obras de didáticas específicas, ensino híbrido, planejamento, práticas pedagógicas e muito mais.
Para participar, era só completar a frase: “Ter uma Biblioteca Essencial do professor me ajudará a…”. Recebemos mais de 5 mil inscrições e as respostas foram avaliadas por bancas diversas de educadores da Rede Conectando Saberes. Agora, vamos presentear os 27 vencedores — um de cada estado do Brasil.
Conheça os vencedores e suas frases!
- Acre – Raiza Lira da Silva
“(…) repensar minha prática docente no cotidiano da sala de aula.”
- Alagoas – Rayza Krys Rodrigues de Souza Barbosa
“(…) expandir os meus horizontes pessoais e profissionais para que eu possa através da apropriação dos conhecimentos, objetivá-los junto aos meus alunos para que eles possam ser agentes transformadores da realidade social, concreta e objetiva, na qual estão inseridos.”
- Amapá – Janaina Pacheco da Costa
“(…) promover a educação dinâmica, lúdica e democrática.”
- Amazonas – Carlos Henrique Litaiff
“(…) fazer diferença na vastidão infinita da minha Amazônia.”
- Bahia – Aidê Deise
“(…) informar, Formar e transformar vidas através da leitura.”
- Ceará – Larissa de Santiago Silva
“(…) aprender para além do que conheço e compreendo. O conhecimento permite aperfeiçoar o que sabemos, aprender sobre o novo, possibilitando aos alunos que eles tenham a aula como uma experiência inigualável.”
- Distrito Federal – Cláudio Márcio Pereira dos Reis
“(…) a aprimorar como ser pensante, formador de opiniões e educador, possibilitando-me uma intervenção de qualidade no Processo de Ensino Aprendizagem no sentido da formação voltada a cidadania dos meus alunos.”
- Espírito Santo – João Lucas de Oliveira
“(…) compreender e refletir que a formação continuada do Professor(a) é importante para mantermos um novo ciclo de ensino e aprendizagem junto aos espaços acadêmicos no nosso ecossistema escolar.”
- Goiás – Beatriz Machado do Nascimento
“(…) criar diálogos de mundo entre as minhas práticas educativas com os saberes direcionados ao mundo dos educandos, resgatando neles o desejo de estar na escola e de aprender de forma significativa.”
- Maranhão – Fernanda Marília Carolina Araújo
“(…) conectar pessoas de diversas idades para que todas consigam perceber a importância da Educação Ativa não só no ambiente educacional, mas em todas as fases da vida.”
- Mato Grosso – Katia Souza Silva
“(…) conquistar três sonhos: oportunizar crescimento profissional a minha equipe, promover aprendizagem aos nossos alunos e a mobilizar nossa comunidade em relação a importância da Educação.”
- Mato Grosso do Sul – Reginaldo Vrech Vantini
“(…) adquirir novos saberes, que se tornam pertinentes ao trabalho docente e que podem apontar caminhos e metodologias mais adequadas para aprendizagem.”
- Minas Gerais – Rafael Rigolon
“(…) renovar meu arcabouço metodológico e a reencontrar aquele professor inovador que está escondido em mim.”
- Pará – Keila Silva
“(…) atuar como propagadora, replicadora, inspiradora e estimuladora do conhecimento, repassando essa luz a professores e, consequentemente, a outros alunos da nossa pequena cidade.”
- Paraíba – Nadjja Almeida Faustino
“(…) ter mais conhecimentos teóricos que vão fundamentar minhas práticas, pois sabendo da importância da articulação entre teoria e prática, percebemos a grande relevância em termos acesso a materiais de qualidade para acrescentar conhecimentos em nossa constante formação.”
- Paraná – Nelson Pereira
“(…) ter ideias novas para oferecer um ensino digno para aqueles que necessitam de uma educação justa sem preconceito de classe social.”
- Pernambuco – José Alves de Siqueira
“(…) me aperfeiçoar na minha prática docente.Porque a glória do ensinar vem da virtude do aprender.”
- Piauí – Márcia Ribeiro Silva Fernandes
“(…) compreender o Ser Professor que existe em mim, por meio das lentes de outro Ser Professor, refletindo sobre a realidade e as possibilidades de transformar a minha prática docente e pedagógica de modo a atender as demandas atuais e futuras voltadas ao processo de aprendizagem.”
- Rio de Janeiro – Gisele Américo Soares
“(…) ter uma biblioteca essencial do professor me ajudará a desenvolver inovações pedagógicas na busca por inspirar e transformar a minha vida e a vida dos meus alunos.”
- Rio Grande do Norte – Marcelo Nóbrega Nunes
“(…) contribuir para a mudança que a educação brasileira precisa para garantir a qualidade das aprendizagens na escola, cuja formação continuada do professor se faz indispensável.”
- Rio Grande do Sul – Johnatan R. K. Rauber
“(…) ter uma Biblioteca Essencial do Professor me ajudará a…. Revisitar minha formação para que, através da ação e reflexão, possa colocar em prática a transformação que tanto precisamos e queremos!!!”
- Rondônia – Leide Daiane Nogueira Santos
“(…) planejar e executar com excelência as aulas que compõem a minha rotina escolar. Além disso poderei compartilhar os livros com meus colegas de profissão, para termos o embasamento necessário para alavancar projetos escolares e auxiliar nossos alunos na busca pelo conhecimento.”
- Roraima – Rutemara Florêncio
“(…) construir aulas mais interativas, criativas e com aprendizagens significativas tanto para os alunos quanto pra mim.”
- Santa Catarina – Robson Fernandes
“(…) tornar as práticas pedagógicas autônomas, emancipadas, livres e com efervescência de saberes. Estudantes e professores que se movimentam para crescerem juntos e convictos de que só a leitura quebra os grilhões da ignorância.”
- São Paulo – Denise Karen Medeiros Araujo
“Ter uma biblioteca essencial do Professor me ajudará a mais do que construir novos conhecimentos e aprendizagens, reconstruir os saberes, tecer diálogos, repensando sempre a prática, ampliando possibilidades e percorrendo novos caminhos que só a leitura, obtendo a Biblioteca Essencial do Professor proporcionará essa formação continuada, indispensável na trajetória do Educador.”
- Sergipe – Robson da Silva Gois
“(…) me preparar para enfrentar o desafio de ser educador nos dias de hoje é aumentar minhas chances de êxito na formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.”
- Tocantins – Sabrinna Aparecida Rezende Macedo
“Ter uma Biblioteca Essencial do Professor me ajudará a repensar minhas posturas e minhas estratégias de ensino tendo em vista uma aprendizagem mais eficaz dos meus alunos, pois por mais que as vezes sintamos a necessidade de modificar e de inovar, nem sempre sabemos por onde começar. Essa biblioteca tem tudo para ser esse ponto de partida para uma nova práxis pedagógica capaz de transformar a realidade através da união entre teoria e prática.”
Aos vencedores
Estamos entrando em contato com vocês pelo e-mail utilizado para a inscrição. Fiquem de olho em suas caixas de entrada e também no Spam.