Vencedores do Concurso Biblioteca Nova – Conheça Agora!

Em novembro de 2019, lançamos um desafio e uma oportunidade para educadores de todo o Brasil: que tal começar 2020 com uma biblioteca novinha? No concurso “Feliz Biblioteca Nova”, professores, gestores escolares e profissionais da educação concorreram a obras de didáticas específicas, ensino híbrido, planejamento, práticas pedagógicas e muito mais.

Para participar, era só completar a frase: “Ter uma Biblioteca Essencial do professor me ajudará a…”. Recebemos mais de 5 mil inscrições e as respostas foram avaliadas por bancas diversas de educadores da Rede Conectando Saberes. Agora, vamos presentear os 27 vencedores — um de cada estado do Brasil.

Conheça os vencedores e suas frases!

  • Acre – Raiza Lira da Silva

“(…) repensar minha prática docente no cotidiano da sala de aula.”

  • Alagoas – Rayza Krys Rodrigues de Souza Barbosa

“(…) expandir os meus horizontes pessoais e profissionais para que eu possa através da apropriação dos conhecimentos, objetivá-los junto aos meus alunos para que eles possam ser agentes transformadores da realidade social, concreta e objetiva, na qual estão inseridos.”

  • Amapá – Janaina Pacheco da Costa

“(…) promover a educação dinâmica, lúdica e democrática.”

  • Amazonas – Carlos Henrique Litaiff

“(…) fazer diferença na vastidão infinita da minha Amazônia.”

  • Bahia – Aidê Deise

“(…) informar, Formar e transformar vidas através da leitura.”

  • Ceará – Larissa de Santiago Silva

“(…) aprender para além do que conheço e compreendo. O conhecimento permite aperfeiçoar o que sabemos, aprender sobre o novo, possibilitando aos alunos que eles tenham a aula como uma experiência inigualável.”

  • Distrito Federal – Cláudio Márcio Pereira dos Reis

“(…) a aprimorar como ser pensante, formador de opiniões e educador, possibilitando-me uma intervenção de qualidade no Processo de Ensino Aprendizagem no sentido da formação voltada a cidadania dos meus alunos.”

  • Espírito Santo – João Lucas de Oliveira

“(…) compreender e refletir que a formação continuada do Professor(a) é importante para mantermos um novo ciclo de ensino e aprendizagem junto aos espaços acadêmicos no nosso ecossistema escolar.”

  • Goiás – Beatriz Machado do Nascimento

“(…) criar diálogos de mundo entre as minhas práticas educativas com os saberes direcionados ao mundo dos educandos, resgatando neles o desejo de estar na escola e de aprender de forma significativa.”

  • Maranhão – Fernanda Marília Carolina Araújo

“(…) conectar pessoas de diversas idades para que todas consigam perceber a importância da Educação Ativa não só no ambiente educacional, mas em todas as fases da vida.”

  • Mato Grosso – Katia Souza Silva

“(…) conquistar três sonhos: oportunizar crescimento profissional a minha equipe, promover aprendizagem aos nossos alunos e a mobilizar nossa comunidade em relação a importância da Educação.”

  • Mato Grosso do Sul – Reginaldo Vrech Vantini

“(…) adquirir novos saberes, que se tornam pertinentes ao trabalho docente e que podem apontar caminhos e metodologias mais adequadas para aprendizagem.”

  • Minas Gerais – Rafael Rigolon

“(…) renovar meu arcabouço metodológico e a reencontrar aquele professor inovador que está escondido em mim.”

  • Pará – Keila Silva

“(…) atuar como propagadora, replicadora, inspiradora e estimuladora do conhecimento, repassando essa luz a professores e, consequentemente, a outros alunos da nossa pequena cidade.”

  • Paraíba – Nadjja Almeida Faustino

“(…) ter mais conhecimentos teóricos que vão fundamentar minhas práticas, pois sabendo da importância da articulação entre teoria e prática, percebemos a grande relevância em termos acesso a materiais de qualidade para acrescentar conhecimentos em nossa constante formação.”

  • Paraná – Nelson Pereira

“(…) ter ideias novas para oferecer um ensino digno para aqueles que necessitam de uma educação justa sem preconceito de classe social.”

  • Pernambuco – José Alves de Siqueira

“(…) me aperfeiçoar na minha prática docente.Porque a glória do ensinar vem da virtude do aprender.”

  • Piauí – Márcia Ribeiro Silva Fernandes

“(…) compreender o Ser Professor que existe em mim, por meio das lentes de outro Ser Professor, refletindo sobre a realidade e as possibilidades de transformar a minha prática docente e pedagógica de modo a atender as demandas atuais e futuras voltadas ao processo de aprendizagem.”

  • Rio de Janeiro – Gisele Américo Soares

“(…) ter uma biblioteca essencial do professor me ajudará a desenvolver inovações pedagógicas na busca por inspirar e transformar a minha vida e a vida dos meus alunos.”

  • Rio Grande do Norte – Marcelo Nóbrega Nunes

“(…) contribuir para a mudança que a educação brasileira precisa para garantir a qualidade das aprendizagens na escola, cuja formação continuada do professor se faz indispensável.”

  • Rio Grande do Sul – Johnatan R. K. Rauber

“(…) ter uma Biblioteca Essencial do Professor me ajudará a…. Revisitar minha formação para que, através da ação e reflexão, possa colocar em prática a transformação que tanto precisamos e queremos!!!”

  • Rondônia – Leide Daiane Nogueira Santos

“(…) planejar e executar com excelência as aulas que compõem a minha rotina escolar. Além disso poderei compartilhar os livros com meus colegas de profissão, para termos o embasamento necessário para alavancar projetos escolares e auxiliar nossos alunos na busca pelo conhecimento.”

  • Roraima – Rutemara Florêncio

“(…) construir aulas mais interativas, criativas e com aprendizagens significativas tanto para os alunos quanto pra mim.”

  • Santa Catarina – Robson Fernandes

“(…) tornar as práticas pedagógicas autônomas, emancipadas, livres e com efervescência de saberes. Estudantes e professores que se movimentam para crescerem juntos e convictos de que só a leitura quebra os grilhões da ignorância.”

  • São Paulo – Denise Karen Medeiros Araujo

“Ter uma biblioteca essencial do Professor me ajudará a mais do que construir novos conhecimentos e aprendizagens, reconstruir os saberes, tecer diálogos, repensando sempre a prática, ampliando possibilidades e percorrendo novos caminhos que só a leitura, obtendo a Biblioteca Essencial do Professor proporcionará essa formação continuada, indispensável na trajetória do Educador.”

  • Sergipe – Robson da Silva Gois

“(…) me preparar para enfrentar o desafio de ser educador nos dias de hoje é aumentar minhas chances de êxito na formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.”

  • Tocantins – Sabrinna Aparecida Rezende Macedo

“Ter uma Biblioteca Essencial do Professor me ajudará a repensar minhas posturas e minhas estratégias de ensino tendo em vista uma aprendizagem mais eficaz dos meus alunos, pois por mais que as vezes sintamos a necessidade de modificar e de inovar, nem sempre sabemos por onde começar. Essa biblioteca tem tudo para ser esse ponto de partida para uma nova práxis pedagógica capaz de transformar a realidade através da união entre teoria e prática.”

Aos vencedores

Estamos entrando em contato com vocês pelo e-mail utilizado para a inscrição. Fiquem de olho em suas caixas de entrada e também no Spam.

Compartilhe