Conheça nosso ecossistema de impacto
Organizações Associadas
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NOVA ESCOLA é uma organização criada em 1986 que trabalha pelo fortalecimento de educadores para transformar a Educação pública brasileira e consequente qualidade da aprendizagem de todos os alunos, possibilitando que alcancem o máximo de seu potencial. Para isso, desenvolve produtos, serviços e conteúdo que valorizam os professores e gestores escolares, facilitam a atuação em sala de aula e apoiam a evolução de suas carreiras. São planos de ensino, já utilizados por 64% dos educadores do país, cursos e eventos em plataforma online com mais de 3 milhões de visitantes únicos por mês, além de conteúdo em perfis de redes sociais, que somam 1,8 milhão de seguidores -
O Instituto Reúna foi constituído em 2018, para apoiar a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o cumprimento da Meta 7 do Plano Nacional de Educação: mais qualidade em todas as etapas e modalidades da educação básica. Para atingir esse objetivo, desenvolve ferramentas e conteúdos técnico-pedagógicos, baseado em experiências nacionais e internacionais, que podem ajudar escolas e educadores nesse processo. Seus esforços estão focados em quatro frentes: formação, material didático, currículo e avaliação. Todos os conteúdos já são alinhados à BNCC. . -
O Instituto Gesto nasceu em 2020, a partir de uma evolução do programa Formar, da Fundação Lemann. Dedica-se ao aprimoramento da gestão pública nos municípios e estados brasileiros, desenvolvendo e gerenciando programas de fortalecimento e otimização da atuação dos servidores públicos. O objetivo final é gerar transformação social. Para isso, possui metodologia customizável, para construir, de forma colaborativa, soluções inovadoras, porém coerentes, para os processos de gestão de cada localidade. -
Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação tem como missão promover aprendizagem com equidade na educação básica por meio da formação de lideranças educacionais e do fomento à pesquisa aplicada -
A MegaEdu trabalha para levar internet de alta velocidade para todas as escolas públicas do Brasil
Organizações Apoiadas
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A Associação Bem Comum (ABC), fundada em 2018, é uma organização da sociedade civil que tem o objetivo de contribuir para elaborar e/ou executar políticas públicas em áreas que promovam a alfabetização de crianças na idade certa. É formada por experientes profissionais da gestão pública com atuação na rede de escolas municipais e na gestão da educação em diversos estados. -
O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2016, com a missão de apoiar as redes públicas de ensino básico na transformação sistêmica do processo de aprendizagem, por meio do uso eficaz de tecnologias digitais. Desenvolve protótipos, formula conceitos e compartilha conhecimentos e boas práticas sobre o uso da tecnologia na educação básica. -
Centro de Liderança Pública (CLP) trabalha, desde 2008, para engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Acredita que com pessoas engajadas e bem preparadas é possível construir um país melhor. Por isso, desenvolve cursos, eventos, seminários, além de campanhas e estudos que possam formar, estimular e fortalecer gestores públicos. -
O Movimento Colabora Educação atua para fortalecer a governança e as ações, em regime de colaboração, entre estados e municípios no contexto das políticas públicas de educação, como condição necessária para a melhoria da aprendizagem nas redes públicas de ensino. Lançou um guia, em parceria com Consed e Undime, para apoiar gestores, pesquisadores, comunicadores ou qualquer pessoa interessada na construção de políticas educacionais, em regime de colaboração. -
Comunitas é uma organização que fomenta um pacto coletivo entre setores para o desenvolvimento sustentável do Brasil, por meio do aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e do estímulo da parceria entre iniciativa privada e setor público. Um de seus destaques é o programa Juntos, que reúne diversas lideranças do setor privado e promove ações sustentáveis em vários 4 estados e 22 cidades brasileiras. -
Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD) é uma entidade, sem fins lucrativos, que trabalha pela melhoria da gestão pública, atuando como um órgão permanente de articulação das secretarias de Administração. Foi criado em 2000. O colegiado mantém uma agenda periódica para troca de experiências e busca de soluções para questões comuns. -
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) é uma associação, sem fins lucrativos, constituída em 1986, para promover a integração das redes estaduais de educação e intensificar a participação dos estados nos processos decisórios das políticas nacionais. Seus membros, das mais diversas correntes políticas, trabalham com um só objetivo: educação pública de qualidade. Nos últimos anos, contribuiu para o avanço do programa de fomento às escolas de tempo integral, além de participar do processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por exemplo. -
D3E – Dados para um debate democrático na educação é um grupo que se dedica a aproximar conhecimento técnico e científico do processo decisório das autoridades e instituições, e de debate, sobre políticas públicas educacionais, contribuindo com evidências e diferentes pontos de vista, na formulação de normas mais eficazes. Para isso, elaboram relatórios com dados e aprendizados consolidados sobre temas da educação no Brasil e no mundo. Os estudos são compartilhados com educadores, gestores públicos, membros da academia e sociedade civil. -
A Daqui Pra Fora é uma consultoria educacional que prepara jovens para os processos seletivos em universidades no exterior. Começou a atuar em 1991, com equipes multidisciplinares que orientam não só estudantes, mas também respectivas famílias. Oferece programa preparatório que inclui monitoramento da performance acadêmica do aluno e programa de candidatura, que vai do planejamento e escolha da universidade à preparação para os exames seletivos e apoio já no exterior, durante o curso. -
O Ensina Brasil é a versão brasileira do Teach For All, que aloca pessoas recém formadas para atuar por 2 anos como professor remunerado de escola pública em período integral, lecionando alguma matéria relacionada à sua graduação. -
Fundação Estudar é uma rede que apoia e desenvolve jovens brasileiros, desde 1991, por meio de três iniciativas: Líderes Estudar, que reúne e oferece bolsas de estudo; Estudar na Prática, que oferece cursos profissionalizantes, conteúdo e conferências de conexão com o mercado; e Estudar Fora, que disponibiliza conteúdo digital e programa preparatório para quem sonha em estudar no exterior. -
Gerando Falcões é uma organização social que nasceu em 2011, numa favela da Grande São Paulo. Atua em estratégia de rede em periferias e favelas do país, com projetos de esporte, cultura e qualificação profissional, incluindo para recolocação de egressos do sistema penitenciário no mercado de trabalho. Para fortalecer e ampliar sua rede, abriu a Falcons University, uma universidade para formar líderes sociais nas favelas. Possui modelo de gestão empresarial, com metas, indicadores de performance, planos de carreira e gratificação para colaboradores. -
O GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas) é a associação, sem fins lucrativos, dos investidores sociais do Brasil. São mais de 160 associados que investem, somados, cerca de R$ 2,9 bilhões por ano em projetos sociais, próprios ou de terceiros. Nascido como grupo informal em 1989, tem como objetivo atuar, a partir da articulação em rede, em algumas agendas estratégicas, entre elas a ampliação da doação no investimento social privado. -
Graded School é uma escola privada, sem fins lucrativos, do pré-primário ao 12º. ano, com currículo americano e instrução em inglês. Seu compromisso é com o sucesso de cada aluno, por isso investe em aprendizagem personalizada. Dos 3 anos de idade ao Jardim de Infância, o Pré-primário segue o programa Montessori. Já os formandos do colegial saem com diplomas do American High School, além de certificados de Bacharelado Internacional e Ensino Médio Brasileiro. -
Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE)trabalha pela qualificação do debate educacional no Brasil. Na prática, atua para aproximar pesquisadores, jornalistas, educadores e formuladores de políticas públicas. Para fomentar discussões de qualidade sobre o tema, desenvolve pesquisas, análises e estudos consistentes, formando um banco de dados e evidências para reportagens e dissertações. -
Instituto Canoa é uma organização sem fins lucrativos dedicada a fortalecer a formação de professores no país. Em parceria com escolas, universidades e secretarias de educação, atua por meio de três pilares: Produção e disseminação de conhecimento, Programas de formação e Políticas públicas. São cursos de pós-graduação Latu Sensu, residência pedagógica, de Gestão em sala de aula, Planejamento, Avaliação, entre outros. -
Instituto Four trabalha pela formação e desenvolvimento de lideranças que tragam resultados positivos e respostas consistentes para os maiores problemas do Brasil. Para isso, fomenta espaços de discussão com pessoas de diversas instituições, raça, gênero, região, ideologia e credo, para, por meio de cocriação, desenvolver projetos de alto impacto que respondam a questões importantes do país. -
O Instituto LOB Tênis Feminino tem como missão incentivar o desempenho esportivo e carreira de jovens tenistas brasileiras, apoiando-as para que alcancem posições de destaque entre as 100 melhores no ranking da Women’s Tennis Association (WTA). O instituto foi criado em 2005. Dois anos depois de sua fundação, atletas em treinamento realizaram a primeira viagem à Europa para disputar o torneio. -
Instituto Rodrigo Mendes é uma organização, sem fins lucrativos, fundada em 1994 que trabalha para que toda pessoa com deficiência tenha educação de qualidade na escola comum. Desenvolve projetos a partir de três pilares: produção de conhecimento, como pesquisas, publicações, palestras e seminários; formação de educadores e advocacy. Também possui portal sobre boas práticas de educação inclusiva (diversa.org.br). -
O Instituto Sou da Paz tem como missão contribuir para a redução da violência no Brasil, levantando dados sobre o problema, realizando pesquisas para identificar dinâmicas criminais, divulgando como as instituições lidam com o desafio e realizando estudos comparativos entre regiões do país e do mundo. Criado em 1999, acredita que a divulgação de dados é um importante passo no envolvimento da sociedade na discussão da questão da violência. Já as análises comparativas têm por objetivo ajudar no entendimento do problema e na busca por soluções. -
A Associação de Jornalistas da Educação (Jeduca) é uma associação criada, em 2016, por jornalistas que cobrem educação para apoiar colegas que cobrem o mesmo tema, fornecendo materiais de suporte, como guias, reportagens e bastidores de cobertura. Tudo é fornecido de forma gratuita. Também mantém uma rede com os jornalistas de Educação, com cursos de formação para profissionais de redação e estudantes. -
Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos que trabalha desde 2007 para oferecer educação gratuita de alta qualidade a todos, em qualquer lugar. Por isso, criou uma plataforma de ensino online gratuita, com conteúdo que navega por 11 disciplinas. Matemática, Ciências, Português e História estão na lista. -
A Associação Parceiros da Educação é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve parcerias entre a sociedade civil e secretarias de educação e escolas públicas, prioritariamente do Ensino Fundamental. Identifica escolas que necessitem de apoio pedagógico, apoio à gestão, à comunidade ou à infraestrutura, e conectá-las com empresas que desejem apoiar. O objetivo é contribuir para a formação integral de alunos das redes públicas, melhorando, consequentemente, a qualidade de ensino, o aproveitamento escolar e impactando políticas públicas educacionais. -
O Pacto Pela Democracia é uma iniciativa dedicada à defesa e ao aprimoramento da vida política e democrática no País, aberta a todos os cidadãos, organizações e atores políticos que compartilhem desse compromisso. O movimento atua promovendo campanhas para mobilização social, eventos, notas públicas sobre temas relevantes do contexto político, mapeamento, oficinas, além de projetos especiais, como plataformas, editais e outros materiais que contribuam para a construção democrática. -
Instituto Proa atua para que jovens com poucas oportunidades possam se desenvolver e construir trajetórias profissionais consistentes. Criado em 2003, a organização apoia estudantes da rede pública para que tenham acesso à educação de qualidade, à formação profissionalizante, à orientação de carreira e ao primeiro emprego. -
A (RBAC) Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa é um movimento que une educadores, artistas, pesquisadores, empreendedores, organizações, estudantes e pais para promover e apoiar práticas educacionais relevantes e inclusivas. Por meio de eventos, programas, formações e materiais, a Rede promove o compartilhamento de conhecimento, ideias e experiências. O objetivo é impactar positivamente a educação de crianças e jovens do País. -
A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) é uma organização criada com o objetivo de conectar, desenvolver e apoiar lideranças políticas comprometidas com a sustentabilidade. Trata-se de pessoas, algumas até em exercício de mandatos eletivos, que na RAPS se conectam em rede e têm acesso a informações, debates e materiais, baseados em conhecimento científico, sobre os mais diversos temas relacionados à sustentabilidade. -
Todos Pela Educação é uma organização independente e sem fins lucrativos que trabalha por uma escola pública de qualidade para todos. Constituída em 2006, foca seus esforços para melhorar a formulação e implementação de políticas educacionais estruturantes. Nesse sentido, propõe, reivindica, produz conhecimento de apoio para novas propostas e monitora processos de novas políticas educacionais. -
Undime é a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Uma associação fundada em 1986, com a missão de articular, mobilizar e integrar os dirigentes em atuação, para construir uma educação pública com qualidade, prioritariamente a educação básica. Atua fortemente pela formação dos dirigentes municipais, para que seu desenvolvimento reflita na melhoria da qualidade da educação e na formulação de políticas públicas com a participação direta dos municípios. -
A Vetor Brasil é uma organização sem fins lucrativos que atua com o propósito de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão de pessoas no setor público brasileiro. Idealizou e implementou um modelo inovador, baseado em boas práticas internacionais, para atrair, pré-selecionar e desenvolver talentos. Trabalha em parceria com profissionais do setor público, apoiando suas atividades, contribuindo para a formação de uma rede de profissionais com as competências necessárias para solucionar os problemas do Brasil. -
Fundada em 2003, é um espaço para intercâmbio de experiências entre os acadêmicos e os implementadores da avaliação educacional. Os associados trocam conhecimento e ideias em um grupo de discussões permanente, têm acesso a conteúdo exclusivo dos eventos promovidos pela Abave -
AT&T, abreviação em inglês de American Telephone and Telegraph, tem como propósito criar conexão entre as pessoas, por meio de tecnologia, conteúdo e entretenimento. É uma empresa de telecomunicações, que fornece serviços de voz, vídeo, dados e internet, com uma trajetória marcada pela inovação. Seus produtos e serviços atendem pessoas, empresas e agências governamentais. Também investe em projetos e organizações que conectam alunos, pais e professores a recursos de aprendizagem, oportunidades econômicas e apoio à comunidade. Cerca de 17 milhões de crianças não podem participar da aprendizagem digital por falta de conexão com a internet ou dispositivo. Comprometida a atuar pela aprendizagem conectada, a AT&T está contribuindo para aumentar o acesso aos produtos e serviços necessários para manter escolas e alunos conectados. É preciso avançar e avanço não é uma palavra nova para a empresa. Sua história começou há 144 anos, com o telefone de Alexander Graham Bell, seu fundador, e nunca mais parou. Desde então, suas invenções impactaram as telecomunicações, a tecnologia, a mídia e a sociedade. O transistor (bloco de construção do mundo digital atual), a célula solar e o satélite de comunicações são criações da AT&T. Construiu até a tecnologia para adicionar som ao cinema, usada pela Warner Bros para criar o primeiro filme falado, em 1920. Recentemente, AT&T adiciou a WarnerMedia ao seu portfólio, empresa centenária de mídia e entretenimento e também pioneira em seu segmento. Lançou a primeira rede premium da HBO e a primeira rede de notícias 24 horas do mundo, a CNN. Isso ampliou os meios por onde se tornam possíveis novas conexões, missão e razão de existir da AT&T. -
Sincroniza Educação tem como objetivo ajudar escolas, Secretarias da Educação, empresas, edtechs, fundações, institutos e ONGs na ampliação e diversificação de práticas pedagógicas, principalmente com a adoção de soluções tecnológicas. Especialista em operação de projetos em larga escala, oferece apoio aos processos de Implementação de produto educacional, Implementação de tecnologia educacional, Formação e Criação de conteúdo. -
Sense Lab dedica-se a desenvolver organizações, sistemas e lideranças, apoiando-as para que alcancem sua missão e propósito. Sua atuação tem como foco estratégia e inovação. Para isso, utilizam ferramentas de gestão, processos colaborativos e disruptivos. Trabalha com processos e cultura de inovação em três frentes: Negócios de Impacto Socioambiental; Estratégia e Inovação Organizacional; Redes e Sistemas Multi-Stakeholders. -
É um instituto filantrópico, apartidário, dedicado a melhorar a gestão de pessoas no serviço público do país. Financia iniciativas e projetos de parceiros e instituições que têm o mesmo propósito: desenvolver e valorizar profissionais do setor público. Em 4 anos de existência, já apoiou mais de 120 projetos e mais de 45 eventos, em 6 eixos do contexto de gestão de pessoas: Formação, Arte, Cultura do Reconhecimento, Articulação, Rede e Conhecimento. Junto com a Fundação Lemann, promove a campanha Onde estão os negros no serviço público, inspirada em movimentos pelo mundo que questionam a ausência de negros ocupando posições de lideranças e espaços de visibilidade no setor público. -
Porvir é uma plataforma de conteúdo e mobilização sobre inovações educacionais no Brasil. Mapeia, produz e divulga referências sobre o tema. Seu objetivo é inspirar e apoiar transformações que garantam equidade e qualidade na educação para todos os estudantes do país. Nasceu em 2012, como um projeto do Instituto Inspirare. Há dois anos, tornou-se uma organização independente e sem fins lucrativos. -
Oppen Social é um time multidisciplinar que apoia empresas e organizações comprometidas com desenvolvimento social, fornecendo pesquisas, ciências de dados, estudos e análises. Iniciaram sua trajetória em 2006, produzindo informações para ajudar instituições a tomarem decisões com base em evidências. Em 2019, ampliaram o escopo de sua atuação, passando a desenvolver soluções em processo de cocriação com seus parceiros e clientes. -
O Movimento pela Base reúne pessoas, organizações e entidades que se dedicam à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio em todas as escolas públicas do país, já que no documento estão determinados os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de todas as crianças e jovens brasileiros. Acompanha, articula, levanta evidências e melhores práticas, dissemina orientações técnicas para a construção dos currículos e formação dos professores, entre outras ações que garantam a qualidade do processo de implementação. -
Lucerne Graduate Academy For Law and Economics é um programa intensivo, de uma semana, desenvolvido pela Lucerne University, em Lucerne, na Suíça, para apresentar a acadêmicos da cadeira jurídica e economistas os princípios e as tendências atuais na área do Direito e da Economia. Acontece apenas uma vez ao ano, como curso de verão. Sempre em parceria com instituições reconhecidas internacionalmente. A agenda, geralmente, consiste na apresentação de pesquisas exclusivas, palestras especiais, aulas com professores renomados da área, incluindo exercícios práticos em direito empresarial. -
LEPES-AVANÇAR é o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) com sede na Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. Foi fundado em 2011 com a missão de contribuir para a solução de questões sociais relevantes, desenvolvendo pesquisas e produzindo evidências que apoiam programas nas áreas de desenvolvimento infantil, desenvolvimento socioemocional, gestão escolar e violência e criminalidade. Também faz avaliações de impacto de políticas sociais sobre esses temas. Para obter maior eficiência e qualidade do investimento social, atua em parceria com diversas instituições nacionais e internacionais, incluindo governos municipais e estaduais. -
Tem como missão contribuir para a melhoria da educação pública brasileira, desenvolvendo, implementando e compartilhando tecnologias sociais. Viabiliza programas com esse compromisso desde 1993. Atuam em duas frentes: Formação de profissionais da educação e Fortalecimento da sociedade civil. O Programa de Melhoria da Educação propõe formação continuada às equipes que atuam na gestão pedagógica e administrativa das Secretarias de Educação. A abrangência é municipal e regional. Em 2019, mais de 350 secretarias municipais participaram da formação, num total de 4,5 mil participantes. Já dentro do pilar Fortalecimento da sociedade civil nasceram programas que escreveram seus nomes na mente coletiva, como o Leia para uma Criança, responsável pela distribuição gratuita de 3,6 milhões livros em 2019, o portal Escrevendo o Futuro e a Olimpíada da Língua Portuguesa, que há dois anos, último concurso antes da pandemia da Covid-19, contou com mais de 40 mil escolas públicas inscritas. -
Instituto Votorantim nasceu em 2002, para fortalecer e qualificar as ações sociais da Votorantim. Para fomentar o desenvolvimento das comunidades onde as empresas do grupo atuam, o instituto passou a elaborar políticas e estratégias de orientação para os investimentos sociais, principalmente programas de educação e de inserção no mercado de trabalho para jovens. Em 2006, seu portfólio foi ampliado, e passou a apoiar também projetos e iniciativas voltados à Cultura, com o lançamento do Programa Democratização Cultural Votorantim. Foi só o início de uma diversificação que hoje inclui, esporte, infraestrutura, geração de renda, sustentabilidade. Em 2017, monitorou mais de R$ 120 milhões destinados a cerca de 750 projetos no Brasil, Peru, Argentina e Colômbia. Há 3 anos, quando comemorou 100 anos de sua fundação, voltou a colocar a Educação como causa prioritária. Para marcar o centenário, ampliou a presença do programa Parceria Votorantim pela Educação para mais de 100 municípios brasileiros. -
O Instituto Unibanco trabalha pela melhoria da educação pública no Brasil, apoiando e desenvolvendo soluções de gestão para aumentar a eficiência do ensino nas escolas públicas. Foi criado em 1982 e é mantido por um fundo patrimonial que lhe permite a oferta gratuita de produtos e serviços para secretarias de educação, escolas, profissionais de educação e estudantes que participam de seus projetos. O objetivo é incentivar iniciativas que tenham como base quatro valores: conectar ideias, acelerar transformações, valorizar a diversidade e ser fundamentado em evidências. Um dos destaques é o programa Jovem de Futuro, lançado em 2007, em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação. Trata-se de um conjunto de metodologia e instrumentos, chamado de Circuito de Gestão, que propicia análise, revisão e aprimoramento de cada ação, num avanço contínuo da gestão escolar. -
O Instituto é uma organização sem fins lucrativos que trabalha pela igualdade de oportunidades para todos, por meio da oferta de uma educação pública de excelência. Atua em colaboração com estados e terceiro setor, para promover a qualidade do ensino das redes públicas e, desde 2015, apoia a expansão do Ensino Médio em Tempo Integral, por entender que o modelo possui uma proposta pedagógica multidimensional, conectada à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais. Sua atuação na implementação da expansão de jornada, vai da revisão de governança e aplicação de ferramentas para otimizar processos e planejamento, junto às secretarias de educação, passando pela formação de professores e equipes escolares sobre novas práticas pedagógicas e de gestão até a realização de avaliações e pesquisas sobre resultados diretos e indiretos do Ensino Médio em Tempo Integral, como aprendizagem e desenvolvimento de competências socioemocionais, fluxo escolar e satisfação de estudantes e professores. -
O Instituto Rede Tênis Brasil dedica-se ao desenvolvimento e massificação do tênis no país, gerando oportunidades de formação de atletas e cidadãos por meio do esporte. A organização, que nasceu em 2009 da união do Instituto Tênis e da Tênis Route, tem um programa consolidado que leva o tênis a escolas da rede pública. Também oferece aulas gratuitas em seus centros. O objetivo é alcançar 400 mil crianças e jovens nos próximos anos. -
Instituto Natura começou sua história há 25 anos, com a criação da linha de produtos Natura Ver para Crer, que tem sua arrecadação toda revertida para Educação no país. Foi constituído oficialmente em 2010, para atuar em rede, formando outras parcerias e potencializando os investimentos em Educação. A aspiração do instituto é atuar para transformar a Educação do Brasil, garantindo aprendizagem de qualidade para todas as crianças e jovens. Apoia iniciativas que beneficiam mais de 1,3 mil municípios em 20 estados brasileiros, totalizando mais de 1,1 milhão de alunos. Em parceria com a Fundação Lemann, desenvolveu um programa de baixo custo para garantir a alfabetização de crianças na idade certa. E a atuação do instituto não se limita ao Brasil. Em 2020, a Natura expandiu seus negócios para países da América Hispânica. Argentina, Chile e México, países onde a empresa já tem sede, contam com seu compromisso de melhorar o aprendizado de crianças e jovens. -
Instituto Humanize nasceu com o propósito de apoiar a atuação de organizações que trabalham para o fomento das cadeias produtivas da sociobiodiversidade. Hoje, estimula também, por meio de um esforço coletivo e coordenado, ações de inovação no setor público. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento sustentável e a geração de renda, articulando alianças e parcerias que incentivem o empreendedorismo, o acesso ao mercado e o empoderamento de comunidades. Foi criado em 2017, por José Roberto Marinho e família, que já vinham desde 2011 apoiando um conjunto de iniciativas voltadas ao desenvolvimento das cadeias de produtos da sociobiodiversidade no Cerrado, como o Projeto Sertões. Em 2015, o portfólio foi diversificado, com a inclusão de temas como educação, gestão pública, desenvolvimento social, cultura, qualificação profissional e outros. Para isso, trabalha com dezenas de institutos, fundações, organizações e entidades privadas, universidades e setor público em projetos, programas e ações que gerem transformações consistentes. Em parceria com a Fundação Lemann e a Fundação Brava, trabalha para aumentar a atratividade do setor público, articulando esforços com agências governamentais, para criar um modelo estruturado e qualificado de gestão de pessoas que resulte em mais atração e retenção de talentos para o setor público. -
INSPER é uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão promover a transformação do Brasil, por meio da formação de líderes inovadores e pesquisa. Oferecem cursos de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, além de educação executiva e cursos customizados. Mantém parcerias nacionais e internacionais com iniciativa privada, terceiro setor e academia para pesquisas, troca de experiências, cursos e seminários. Possui 5 cátedras que viabilizam a realização de pesquisa acadêmica. Os estudos traduzem-se em políticas públicas e conhecimento aplicado. -
Imaginable Futures é um dos maiores investidores mundiais em edtech em mercados emergentes, pois acredita no poder da aprendizagem para desbloquear o potencial humano. Por isso atua para fornecer a alunos oportunidades e ferramentas e apoia os setores público, privado e social para colocar em prática projetos transformacionais que superem desafios complexos de educação e beneficiem estudantes de todas as idades. Criada em 1998, Imaginable aborda todas as etapas de aprendizagem de uma pessoa, não se restringindo aos anos escolares. Define sua estratégia como 360o, começando pela primeira infância e seguindo pela adolescência, vida adulta, família e comunidade. Apoiam, portanto, projetos e soluções que partam dessa perspectiva, pois seu objetivo final é contribuir para uma mudança sistêmica, sejam de organizações sem fins lucrativos ou de empresas com fins lucrativos. Possui mais de 100 parceiros educacionais em mais de 50 países da África, América Latina e Estados Unidos, além da Índia. Em parceria com a Fundação Lemann, co-lançou uma organização, inspirada na Student Achievement Partners, e apoia a promoção de cursos de desenvolvimento profissional para professores brasileiros. -
IBTS é o Instituto Brasil de Tecnologias da Saúde, concebido em 2009, por iniciativa de Leonardo Metsavaht e Jorge Paulo Lemann. É uma instituição de pesquisa-aplicada que tem como objetivo fomentar o crescimento do conhecimento científico e criar ferramentas que auxiliem no diagnóstico e em ações preventivas, incrementando a análise crítica de profissionais da saúde. Para isso, oferece cursos, pesquisas e um programa de bolsas de estudo, o Jorge Paulo Lemann Mentored Scientific Award, nos melhores centros de pesquisa do mundo. O programa tem de 6 meses a 1 ano de duração. É destinado a estudantes brasileiros das áreas de biomecânica do aparelho músculo-esquelético. -
A Fundação Vale foi criada há mais de cinco décadas, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento social nos territórios em que a Vale está presente, que hoje compreende Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro. Para isso, trabalha de forma colaborativa com outros atores, empresas e organizações, identificando necessidades e potencializando oportunidades para fortalecer políticas públicas e promover impacto positivo na qualidade de vida da população dessas regiões. Atua nas áreas da Saúde Básica, Educação, Inclusão Produtiva e Proteção Social. Os programas voltados à qualidade do ensino, por exemplo, vão da primeira infância e protagonismo juvenil à valorização e formação continuada de gestores escolares e professores. Mantém ainda cinco Estações Conhecimento, espaços que oferecem atividades socioeducativas para crianças e adolescentes no contraturno escolar. -
Fundação Tide Setúbal é uma organização de origem familiar criada em 2006 com a missão de fomentar iniciativas que promovam a justiça social e o desenvolvimento sustentável de periferias urbanas. Sua história teve como ponto de partida o bairro de São Miguel Paulista, na zona Leste de São Paulo, mesma região em que Tide Setúbal iniciou trabalhos sociais na década de 70. De lá pra cá, dedica-se a articular e fomentar oportunidades para quem vive nessas áreas, identificando soluções para redução das desigualdades e promovendo ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, da infraestrutura e dos serviços locais. Atua de maneira coordenada e colaborativa, conectando diferentes atores e setores, criando uma rede, pautada pela diversidade e equidade. Suas ações e apoios acontecem em três frentes: Prática de Desenvolvimento Local, Fomento a Agentes e Causas e Programas de Influência. -
Fundação Telefônica Vivo acredita no poder da educação para transformar a sociedade e garantir o protagonismo de crianças e jovens, por meio da tecnologia, como instrumento de inclusão e cultura digital. Por isso investe, desde 1999, em projetos voltados para educadores e estudantes, baseados em inovação da prática pedagógica e difusão da cultura do empreendedorismo social e do ensino de programação. Os projetos vão desde formação para educadores e conhecimento compartilhado com a plataforma Escolas Conectadas e Aula Digital até o Programaê!, projeto em parceria com a Fundação Lemann que tem como objetivo ensinar pessoas de qualquer idade a programar. É uma plataforma gratuita de cursos online, com conteúdo desenvolvido por grandes especialistas da área, para acabar com os mistérios que rondam os dispositivos digitais. Isso ajudará na comunicação, nos estudos, em pesquisas e até no desenvolvimento de projetos. É uma forma de usar a tecnologia para gerar novas formas de ensino e aprendizado. -
Fundação Roberto Marinho define-se como uma casa de parcerias com instituições públicas e privadas, com quem forma uma rede de cooperação em prol da educação. Suas iniciativas tem como objetivo enfrentar os principais desafios educacionais, principalmente para quem ficou ou está ficando para trás no processo educativo. Por isso desenvolve projetos voltados à educação básica e para a solução de problemas que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e a defasagem na aprendizagem. Suas soluções de educação têm como foco a correção de fluxo e o reforço escolar e inclusão de jovens no mercado de trabalho. Foi fundada em 1977, sob a crença de que a comunicação pode ser instrumento de transformação social, e já em 1978, lançou o Telecurso, para ampliar o acesso dos brasileiros à educação, por meio da TV. Em 1997, veio o Canal Futura, ampliando e inovando ainda mais, por meio de parcerias, o conteúdo e possibilidades de formatos audiovisuais. O programa Museus, que estende conhecimento e cultura para além da sala de aula, com a construção de 6 museus, é outro destaque da trajetória da Fundação. -
Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal elegeu, em 2007, a primeira infância como causa. Desde então, trabalha para transformar a vida de crianças, do nascimento até os 6 anos, principalmente as que vivem em situação de vulnerabilidade. Para isso, trabalha para mobilizar lideranças públicas, sociais e privadas; sensibilizar a sociedade; fortalecer as funções dos pais e responsáveis e melhorar a qualidade da educação infantil no país. A trajetória da organização, no entanto, começou bem antes. Foi há 50 anos, quando Gastão Eduardo de Bueno Vidigal e sua esposa, Maria Cecilia Souto Vidigal, criaram a Fundação para incentivar a pesquisa no campo da hematologia, em memória da filha, Maria Cecília, que morreu aos 13 anos, vítima de leucemia. A Fundação entendeu o surgimento de novas necessidades e ajustou seu propósito, mantendo o conhecimento científico como base de suas iniciativas, como os projetos Núcleo Ciência pela infância, que reúne várias organizações para aproximar pesquisa, prática e políticas públicas relativas à primeira infância, e o Saving Brains, que busca ideias e projetos inovadores para incentivar o potencial das crianças e transformar a área de desenvolvimento infantil. -
Fundação João Pinheiro (FJP) é uma instituição de pesquisa e ensino ligada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. Criada em 1969, sua missão é contribuir estrategicamente para efetividade de políticas públicas relevantes para a sociedade, interligando competências técnico-científicas e gestão governamental. Destaca-se na produção de estatísticas e na criação de indicadores econômicos, financeiros, demográficos e sociais. -
Fundação Brava dedica-se a desenvolver, apoiar e viabilizar projetos e soluções digitais para diferentes temas, entre eles educação, gestão pública e desenvolvimento local. Junto com a Fundação Lemann, faz parte do grupo de empresas e organizações que estão investindo R$ 100 milhões na construção de uma fábrica no Brasil para produzir a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e pela farmacêutica AstraZeneca. Define como sonho da organização tornar o Brasil uma referência global em inovação. Entre as iniciativas e organizações que apoia e viabiliza está Cidade em Jogo, um game educativo, desenvolvido em parceria com o Brazil Institute do Woodrow Wilson Center, para ajudar educadores a abordar temas como cidadania e educação política em sala de aula. Outro exemplo é o projeto Gesta, um espaço virtual que apresenta para gestores públicos os principais desafios do Brasil, causas, consequências e possíveis soluções. -
Fundação Behring é uma organização sem fins lucrativos, fundada por Kenneth E. Behring em 2000, com a missão de melhorar globalmente a educação, a saúde e o bem-estar, por meio de soluções e tecnologias inovadoras. Nesse sentido, identifica, cria e supervisiona múltiplas operações especializadas no fornecimento de auxílio a áreas internacionais relacionadas à saúde e à educação. Dedica-se a fortalecer uma rede de organizações de apoio à mobilidade, liberdade, desenvolvimento e expansão de oportunidades em todo o mundo, em projetos como Fundação Cadeirante e Parceria Internacional de Museus. No Brasil, em parceria com a Fundação Lemann, é forte incentivadora de quem sonha em estudar fora do país e oferece bolsas de estudo exclusivas em universidades como MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e Universidade de Columbia, entre outras. O benefício pode cobrir de 50% a 100% dos custos estudantis e de permanência nos Estados Unidos. Também faz parte do grupo de empresas e organizações que estão investindo R$100 milhões em uma fábrica no Brasil para produzir a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e pela farmacêutica AstraZeneca. -
Fundação Dom Cabral (FDC) é uma escola de negócios criada em 1976, com missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da capacitação e do desenvolvimento de executivos, empresários, organizações e gestores públicos. Oferece soluções educacionais em parceria com renomadas instituições da Europa, Estados Unidos, China, Índia, Rússia e América Latina, o que permite o acesso a modernas ferramentas de gestão de negócios, geração de conhecimento e troca de experiência. -
FGV DIREITO é a Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Fundada em 2002, foi planejada para oferecer ensino jurídico inovador, para preparar profissionais para as complexas demandas jurídicas da sociedade atual. Para isso, a escola comprometeu-se a romper com o modelo tradicional de ensino e passou a adotar métodos participativos, até com simulações e jogos, para fortalecer habilidades como raciocínio e senso crítico e aplicação excepcional do conhecimento. Ao longo do curso, os alunos desenvolvem projetos interdisciplinares, participando de clínicas de práticas jurídicas com laboratórios temáticos. O resultado tem sido alta inserção dos profissionais formados na FGV Direito no mercado. -
EDUCATION USA é uma rede de centros de orientação do Departamento de Estado Americano que tem como missão facilitar o acesso a informações sobre oportunidades de estudo no ensino superior nos Estados Unidos. No Brasil, há 40 Centros EducationUsa, com orientadores treinados para apoiar estudantes no processo de candidatura a vagas em graduação, pós-graduação, curso de Inglês intensivo, cursos de Verão, residência médica e outros. Também estão autorizados a realizar traduções certificadas de documentos acadêmicos para universidades americanas. -
Chevening é um programa internacional do governo do Reino Unido voltado para o desenvolvimento de líderes globais, por meio da concessão de bolsas de estudo. Criado em 1983, já beneficiou mais de 50 mil profissionais, que são selecionados pelas embaixadas britânicas em todo o mundo. São duas modalidades: Chevening Scholarships e Chevening Fellowships. Financiado pelo Foreign, Commonwealth and Development Office (FCDO) e organizações parceiras, o programa permite o ingresso em qualquer universidade do Reino Unido. -
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED) é uma instituição ligada à Universidade Federal de Juiz de Fora e que operacionaliza programas estaduais e municipais destinados a mensurar o rendimento dos alunos das escolas públicas. Também promovem formação, qualificação e aprimoramento dos profissionais da Educação, apoia parcerias com entre a iniciativa privada e as redes de ensino, além de desenvolver soluções digitais com o objetivo de modernizar a gestão escolar, entre outras ações. -
FGV EBAPE é a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi criada em 1952, no Rio de Janeiro, primeiramente como Escola de Administração Pública, por meio de uma parceria entre a FGV e as Organizações das Nações Unidas (ONU). O objetivo era atender à necessidade de profissionais qualificados para a área pública no país. Tornou-se a primeira escola de ensino superior em administração do Brasil e da América Latina. Em 2002, abraçou o segmento Empresas, ampliando sua atuação no setor privado. É reconhecida como uma das melhores escolas de negócios do mundo. -
Centro de Excelência e inovação em política (CEIPE) é um think-and-do-tank dedicado a melhorar a gestão da política educacional do país, garantindo uma educação básica de qualidade para todos. Foi criado em 2016, pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). Desenvolve projetos focados em qualificação de equipes para secretarias municipais e estaduais de educação, utilizando a mentoria como estratégia de formação de lideranças e apoiando-se na produção de conhecimento aplicado.
Universidades Parceiras
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Columbia University é um dos centros de pesquisa mais importantes do mundo e também uma universidade referência por conta do alto nível de seus cursos de graduação e pós-graduação. Localizada na cidade de Nova York (EUA), Columbia foi fundada em 1754 como King 's College, por carta do Rei George II da Inglaterra. É a instituição de ensino superior mais antiga do estado de Nova York e a 5ª. mais antiga dos Estados Unidos. Além dos cursos de graduação, pós-graduação e especializações, possui um centro médico de renome internacional, 25 bibliotecas e mais de 100 centros e institutos de pesquisa. -
Harvard University define-se como uma universidade de pesquisa e instituição sem fins lucrativos. Foi fundada em 1636, em Cambridge, Massachusetts (EUA). É a instituição de ensino superior mais antiga dos Estados Unidos. Atualmente, mais de 23 mil alunos estudam em Harvard, que já acumula mais de 400 mil ex-alunos em todo o mundo. A universidade oferece 12 escolas, além do Instituto Radcliffe de Estudos Avançados. -
University of Illinois define-se como pioneira em pesquisas inovadoras que abordam problemas globais. Universidade pública fundada em 1867 a partir da concessão de terras públicas originais, por meio de Lei assinada pelo presidente americano Abraham Lincoln, está localizada nas cidades gêmeas de Champaign e Urbana, no centro-leste do estado de Illinois (EUA). Acumula 24 prêmios Nobel e 29 Pulitzer. Entre eles, o Nobel de Medicina em 2003, em reconhecimento a Paul C. Lauterbur que desenvolveu imagens de ressonância magnética, levando à invenção do aparelho que mudou a área de diagnóstico.Universidade de São Paulo (USP) é uma universidade pública, mantida pelo Estado de São Paulo. Foi criada em 1934. Oferece 183 cursos de graduação e 239 programas de pós-graduação. Possui campi não só na capital paulista, mas também em várias cidades do interior e litoral do estado, além de unidades de ensino, museus e centros de pesquisa, entre eles o Inova USP. Atualmente, a USP é responsável por mais de 20% da produção científica brasileira. -
Massachusetts Intitute Of Technology (MIT) tem como propósito contribuir para um mundo melhor por meio da educação, pesquisa e inovação. Fundado em 1861, para ajudar a acelerar a revolução industrial dos Estados Unidos, o MIT está localizado em Cambridge. O lema do instituto é Mens et Manus ou Mente e Mão, significando a fusão do conhecimento com a prática. É referência indiscutível em inovação tecnológica. Saíram de suas salas 96 prêmios Nobel. -
University of Oxford é a universidade mais antiga do mundo de língua inglesa. Não há clareza sobre a data de sua fundação, mas existia em 1096 e se desenvolveu rapidamente quando o rei Henrique II proibiu os ingleses de estudar na Universidade de Paris, em 1167. Desde então, foi palco de grandes acontecimentos históricos. Do divórcio de reis à fogueira que queimou clérigos anglicanos condenados por heresia. Tudo aconteceu em Oxford. Nos tempos mais recentes, já foi considerada número 1 em Medicina. Também está classificada entre as seis primeiras globalmente em Engenharia, Ciências da Vida, Ciências Sociais e Artes e Humanas. Têm mais de 275 mil ex-alunos espalhados por quase todos os países do mundo. -
Stanford University foi inaugurada em 1891 na cidade de mesmo nome, no estado da Califórnia (EUA). A universidade compreende hoje sete escolas e 18 institutos interdisciplinares. São mais de 2,1 mil professores e alunos de todos os 50 estados dos EUA e de 91 outros países. Muitos avanços se originaram em Stanford, do primeiro isolamento de células-tronco altamente purificadas e primeira síntese de DNA biologicamente ativo à comunicação por satélite e aceleradores de partículas de alta energia. -
University of Southern California (USC) é uma universidade de pesquisa privada. Fundada em 1880, numa cidade de Los Angeles, na Califórnia (EUA), ainda sem ruas pavimentadas ou luz elétrica, a USC abriu suas portas com 53 alunos. Atualmente, abriga 46 mil alunos e 4,7 mil professores em tempo integral em sua Faculdade de Letras, Artes e Ciências, além de 22 escolas e unidades acadêmicas. -
University of ST. Gallen foi fundada em 1898 na Suíça, como um centro de estudos integrados. Hoje, preserva a mesma visão integrativa do ensino, com conhecimento orientado para a prática. Atualmente, possui 6 escolas: de Gestão, de Ciências Humanas e Sociais, de Direito, de Finanças, de Economia e Ciência Política e de Informática e 32 institutos de pesquisa afiliados, que funcionam de forma independente. -
Blavatnik School Of Government é a Escola de Governo da Universidade Oxford, no Reino Unido, uma das mais bem conceituadas do mundo. Blavatnik foi fundada em 2010, com a missão de inspirar e apoiar o aprimoramento de governos e políticas públicas em todo o mundo. Atua nas seguintes frentes: Educação para líderes atuais e futuros; Pesquisa com impacto; Engajamento com governos e profissionais. Esse último pilar é multidisciplinar e multissetorial e tem como objetivo fomentar a troca de conhecimento, experiências e criar soluções.