O que é

O programa Formar é uma parceria entre a Fundação Lemann e redes públicas de educação de todo o Brasil. Promovemos e alinhamos esforços entre secretarias de educação e escolas, diminuindo distâncias, apoiando os educadores em seu desenvolvimento profissional e aperfeiçoando as práticas de gestão e os processos pedagógicos.
Uma sintonia essencial para proporcionar educação de qualidade para todos os alunos.

Formar - Redes que transformam a educação

Como funciona

Com até três anos de duração, o programa é customizado e atende aos desafios da rede. Para isso, trabalhamos as seguintes frentes:

Políticas educacionais
Profissionais com grande experiência em gestão de redes públicas de ensino trabalham lado a lado com a secretaria de educação. Juntos, apoiam a revisão e desenvolvimento de políticas e processos pedagógicos (tais como: currículo, avaliações padronizadas, formação de professores e acompanhamento pedagógico). Também ajudam no planejamento e organização da secretaria de educação para que as escolas recebam um suporte mais efetivo e em sintonia com as suas necessidades.

Formação continuada em serviço
Profissionais com grande experiência em gestão escolar e formação trabalham no desenvolvimento de professores, gestores escolares (diretores e coordenadores pedagógicos) e equipes técnicas da secretaria de educação (departamentos de acompanhamento pedagógico e formação). As formações fortalecem e aprimoram as práticas dos educadores a fim de promover melhores aulas e mais qualidade na aprendizagem de todos os alunos.

Conectividade e inovação
Profissionais com grande experiência em implementação de tecnologias em redes públicas de ensino fazem o diagnóstico das necessidades da rede, indicam quais tecnologias são as mais adequadas para cada cenário e realizam formações. Depois, acompanham a implementação e o uso das tecnologias.

Secretários de educação e lideranças pedagógicas compartilham experiências durante encontro do Formar

Pela aprendizagem dos alunos

Com o programa pensaremos em conjunto nos desafios e oportunidades da rede. Todas as ações - da secretaria à sala de aula - serão focadas na melhoria da aprendizagem e trabalhadas em sintonia entre professores, gestores escolares e equipes da secretaria. Construção coletiva e sintonia entre toda a rede!

Quem faz parte

A parceria já acontece em 24 redes públicas de norte a sul do país. Apoiamos mais de 2000 profissionais da educação entre equipes das secretarias, gestores escolares e professores, contribuindo para a aprendizagem de mais de 850 mil alunos.

Nós acreditamos em fazer juntos e, por isso, contamos com uma equipe diversificada e com ampla experiência em educação.

Consultores pedagógicos
Equipe que ajudará a desenvolver e implementar um plano estratégico na sua rede, além de oferecer formações para a equipe técnica da secretaria visando melhorias na gestão pedagógica.

Especialistas
Claudia Costin e Cleuza Repulho estão há mais de 30 anos na educação. No programa, elas fazem parte de um time de especialistas que oferecem mentoria e suporte adicional para temas pedagógicos ou gerenciais e administrativos.

Elos
Elos A Elos é especialista em gestão escolar e formação de professores, atendendo milhares de profissionais da educação ao redor do país.
Mathema
Mathema Há 20 anos a instituição pesquisa e desenvolve métodos pedagógicos inovadores para melhorar a qualidade do ensino da matemática.
Sincroniza Educação
Sincroniza Educação Tem experiência na implementação de tecnologias educacionais em redes públicas de ensino, formando e apoiando as escolas durante todo o processo.
Fundação Lemann
Fundação Lemann Nossa equipe acompanha todas as etapas do programa, realizando sua coordenação e gestão.

"É importante a Secretaria conhecer nossa realidade para tornarmos o trabalho pedagógico muito mais eficaz."
Professora / Nova Gama

"As formações são muito práticas porque se conectam com o nosso cotidiano, provocando mudanças reais na escola."
Gestora Escolar / Campina Grande

"Quando a rede trabalha mais próxima fazemos a verdadeira transformação e o aluno aprende não só para a sala de aula, mas para a vida."
Diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas / Guarulhos