Juntas e comprometidas, as pessoas podem mudar uma cidade, um estado, um país. O programa Lemann Fellowship existe para apoiar a formação de gente talentosa que sonha em desenvolver o Brasil e buscar soluções para os desafios sociais que enfrentamos. Conectamos essas lideranças por meio de um propósito único, pois acreditamos na força de transformação em rede.

Como funciona

Em parceria com algumas das melhores universidades do mundo, o programa oferece oportunidades de desenvolvimento e contato com líderes da rede da Fundação Lemann para pessoas que cursam uma pós-graduação no no exterior e desejam trabalhar com impacto social no Brasil. O objetivo de incentivar a experiência internacional é formar lideranças capacitadas para enfrentar os desafios que o país apresenta, aprendendo com referências globais.

O que o programa oferece?

Os participantes do Programa de Talentos Lemann Fellowship têm acesso a:

• Bolsas de pós-graduação: o auxílio é dado para cursos de mestrado ou doutorado em universidades de ponta no exterior em áreas cruciais para o desenvolvimento do país. São contemplados cursos na área de educação, saúde, economia, jornalismo, arquitetura e urbanismo, gestão e políticas públicas. Atualmente, o Program Lemann Fellowship é oferecido nas seguintes universidades parceiras: Harvard, Columbia, Teachers College, Oxford, Stanford, MIT, USC, e University of Illinois at Urbana Champagn.
    Conheça as universidades parceiras.
  • Rede: participação em uma rede de pessoas, como você, engajadas e comprometidas com o Brasil, dispostas a trocar conhecimento, experiências e colaborar para que todos atinjam seus objetivos pessoais e profissionais de gerar impacto social;
  • Encontro Anual: encontro de três dias, que acontece anualmente entre julho e agosto. É o principal encontro da rede, com uma agenda que permite explorar temas relevantes para o Brasil e principalmente gerar espaços de conexão, em um ambiente informal;
  • Road Show: no ano em que completar sua formação, você será elegível a participar de uma imersão com líderes brasileiros de diversos setores. O objetivo é apoiar o desenvolvimento da sua carreira, expandindo e qualificando sua rede profissional (veja aqui como foi o Road Show 2018);
  • Apoio Individualizado: nossa equipe está à disposição para conversar e apoiar a sua carreira profissional na direção de criar impacto social concreto no Brasil.

Compromissos dos Lemann Fellows

Os Lemann Fellows devem manter um desempenho acadêmico exemplar e estar comprometidos com projetos que contribuam para melhorar as questões sociais do Brasil. Seja trabalhando no setor público ou privado, no terceiro setor ou empreendendo, os Lemann Fellows estão colocando a mão na massa em iniciativas que causam impacto positivo no país. Seus compromissos e contrapartidas com o programa são:

• Utilizar o conhecimento e a experiência adquirida para o desenvolvimento do Brasil, retornando ao país após a conclusão do curso para atuar em áreas de impacto social;
  • Contribuir ativamente para o crescimento e fortalecimento da rede de líderes;
  • Dividir conhecimento e experiência com os demais membros da rede de líderes;
  • Ajudar no recrutamento de novos membros;
  • Reportar à Fundação Lemann suas atividades de impacto social.

Processo Seletivo

Cada programa e universidade tem seu processo seletivo específico para admissão e seleciona seus bolsistas individualmente. Os candidatos devem demonstrar claro comprometimento em trabalhar em áreas de importantes para o desenvolvimento do Brasil.

As informações sobre o Lemann Fellowship são disponibilizadas pelas próprias instituições parceiras após a aprovação do candidato.

Para se candidatar ao programa, é necessário fazer uma redação e, em alguns casos, participar de entrevistas.

Uma vez que as universidades definem os bolsistas, a Fundação Lemann entra em contato com os alunos escolhidos com o convite para fazerem parte da rede.

Sugerimos que os candidatos a Lemann Fellows considerem outras formas de financiamento, além da bolsa que receberem da Fundação Lemann. A experiência de bolsistas que já participaram do programa mostra que existem diversas opções para tornar possível o sonho de estudar no exterior.

Conheça as universidades e escolas parceiras, os programas de pós-graduação elegíveis e mais informações nesta página.

De modo geral, as escolas requerem dos candidatos:

• GRE / GMAT (testes que avaliam habilidades analíticas, de escrita, quantitativas, verbais e de leitura para acesso a mestrados em universidade americanas e inglesas);
  • TOEFL (teste de proficiência da língua inglesa);
  • 3 cartas de recomendação;
  • 1 carta de apresentação;
  • Histórico escolar traduzido;
  • Preenchimento do formulário online de candidatura.

Se você tem dúvidas sobre o Lemann Fellowship ou o processo seletivo, entre em contato conosco pelo e-mail lideres@fundacaolemann.or.br.

Quem são os Lemann Fellows

De onde são os Lemann Fellows

O que os Lemann Fellows estudam

Onde os Lemann Fellows atuam

Eu sou um Lemann Fellow

Conheça alguns Lemann Fellows que participam do programa e já estão ajudando a mudar o país!

Teresa Pontual em "Eu sou um Lemann Fellow"