A Ponte de Talentos é um programa da Fundação Lemann, em parceria com a EducationUSA e Voxy, que quer colaborar para ampliar a igualdade de oportunidades e ajudar cada vez mais gente a chegar onde sonha. 

A proposta é promover equidade racial e econômica entre brasileiros que fazem cursos de pós-graduação em algumas das melhores universidades dos Estados Unidos. 

Como funciona?

O Ponte de Talentos selecionará preferencialmente estudantes de baixa renda, negros e indígenas, apoiando sua qualificação no processo seletivo para pós-graduação em universidades renomadas dos Estados Unidos. 

O programa apoiará até 20 pessoas e selecionará, preferencialmente, pessoas de baixa renda, negras, pardas e indígenas. 

O que o programa oferece?

Os participantes do programa receberão:

  1. 01

    Apoio em todas as etapas do processo seletivo das universidades estrangeiras;

  2. 02

    Acompanhamento de orientador educacional;

  3. 03

     Materiais de estudo para testes de admissão;

  4. 04

    Transporte e acomodação para realização das provas;

  5. 05

    Cobertura de taxas de inscrição, envio e tradução de documentos;

  6. 06

    10 meses de curso de inglês;

  7. 07

    Curso preparatório para o TOEFL (teste de proficiência da língua inglesa).

Quem pode participar?

• Ter concluído uma graduação;

•  Trabalhar ou ter interesse com impacto social e temas relacionados à educação, saúde, economia, gestão e políticas públicas;

Quando acontece?

O programa está com inscrições abertas. Saiba mais aqui!

Tire suas dúvidas!

O que é o programa Ponte de Talentos?
Uma iniciativa para promover a equidade racial e econômica no acesso ao processo de admissão para programas de pós-graduação nas melhores universidades dos Estados Unidos. O objetivo é apoiar até 20 estudantes durante o processo de candidatura aos programas universitários americanos.
O que o programa oferece?
O programa apoiará até 20 estudantes que buscam uma vaga de pós-graduação nos Estados Unidos. O propósito é diminuir as barreiras que muitas pessoas enfrentam por falta de recursos ou incompreensão dos processos seletivos. Acreditamos que a formação de lideranças engajadas em instituições de ponta internacionais é uma das maneiras de desenvolver talentos para transformar o Brasil. Por isso, a iniciativa oferece os seguintes apoios: Participação no programa Oportunidades Acadêmicas, oferecido pela Education USA: Acompanhamento com um orientador educacional no processo de candidatura das universidades; Materiais de estudo para testes como GRE e GMAT; Cobertura de todas as taxas de envio de documentos para as candidaturas; Cobertura de todas as taxas de testes padronizados como GRE, TOEFL, IELTS e GMAT; Transporte e acomodação para provas; Tradução de documentos acadêmicos; E 10 meses de curso de inglês online na plataforma online, oferecida pela Voxy.
Quem pode se inscrever? Há uma idade mínima/máxima?
Na seleção vamos priorizar candidatos pretos, pardos, indígenas e/ou com baixa renda. Não existe uma idade mínima ou máxima para participar e os principais pré-requisitos são: Trabalhar (ou ter interesse em trabalhar) pelo desenvolvimento social do Brasil, ter inglês intermediário (nível B1/B2) e uma graduação completa.
Como será avaliado o critério de “baixa renda”?
A equipe do programa irá avaliar caso a caso e será levado em consideração a renda familiar do candidato.
Até quando posso participar do processo seletivo?
O processo começa no dia 15 de janeiro de 2019 e encerra em 10 de fevereiro de 2019. Todos os documentos solicitados deverão ser entregues até a data de encerramento.
Como posso me inscrever?
Para começar, leia todos os detalhes do edital de inscrições. Depois, realize sua inscrição no link divulgado acima. IMPORTANTE: Fique atento(a), você poderá se inscrever uma única vez. Candidaturas duplicadas serão desconsideradas.
Preciso enviar um comprovante de endereço no meu nome?
Envie os comprovantes de luz no nome do responsável e, na seção destinada a informações adicionais, explique quem é a pessoa e qual a sua situação de moradia (aluguel, imóvel próprio e etc,). Aproveite para detalhar a divisão de contas, parentesco, entre outras informações relevantes sobre o seu arranjo de moradia.
Por que preciso enviar informações financeiras?
O programa Ponte de Talentos foi pensado especialmente para pessoas de baixa renda. Como alunos formados vivem em diferentes contextos (mora sozinho, divide contas e moradia, têm rendas alternativas, etc.) precisamos ter conhecimento da sua renda e despesas para avaliar suas condições e desafios financeiros. Se você mora com sua família, por exemplo, precisamos consultar a comprovação financeira dos seus pais para avaliar a necessidade.
Quando saem os resultados?
Os resultados serão divulgados em fevereiro de 2019 por e-mail.
Quanto custa participar?
Nada! O programa é gratuito e oferecido pela Fundação Lemann.
Quanto custa aplicar programa de pós graduação no exterior?
O processo de admissão a universidades americanas inclui provas de inglês (TOEFL ou IELTS), de conhecimento geral (GRE ou GMAT), tradução de documentos, taxas de candidatura, etc. O custo total do processo pode variar entre U$ 1.000 (mil dólares) e 3.000 (três mil dólares) sem contar materiais de preparação. Os selecionados no programa Ponte de Talentos terão todos os custos cobertos.
A aprovação no programa garante aprovação na universidade?
Não. O programa irá preparar e oferecer apoio para até 20 pessoas que forem selecionadas a se candidatar em uma pós-graduação em uma universidade americana. A decisão sobre aceitação do candidato é de inteira responsabilidade das instituições para as quais ele se candidatar.
A aprovação no Ponte de Talentos garante bolsa no exterior?
Não. Nossos programas de bolsa acontecem com até seis universidades americanas. 
Quanto tempo precisa para realizar a inscrição?
Calculamos cerca de 3 horas para reunir todos os documentos e responder aos questionários e testes de nivelamento.
Como eu sei que meu nível de inglês é intermediário?
Pelo padrão internacional, inglês intermediário é alguém que está nos níveis B1 e B2. Na prática, você deve compreender questões sobre assuntos com os quais têm familiaridade e reproduzir discursos simples e coerentes sobre eles. Há vários testes online e gratuitos para você descobrir seu nível.
A Fundação Lemann exigirá contrapartida dos 20 selecionados?
Durante o processo de admissão é esperado dedicação para tentar conquistar uma vaga nas universidades. Aqueles que forem aceitos em universidades parceiras da Fundação Lemann e convidados a participar do programa Lemann Fellowship deverão se comprometer a voltar ao Brasil após finalizarem seus estudos, uma vez que o objetivo do programa é gerar mais impacto social no país.
Qual o calendário do programa?
O programa será realizado entre fevereiro de 2019 e dezembro de 2019. Para os aprovados nas universidades, o programa se estende até agosto de 2020.
O programa é aberto para pessoas do Brasil inteiro?
Sim, o programa é para todas as regiões do Brasil.