8 fevereiro 2018 | 10h00

<strong>Índice de Oportunidades da Educação Brasileira</strong>

Pesquisa avalia melhores práticas em municípios que atingiram boas colocações no ranking IOEB

O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, o IOEB, mede diferentes aspectos que envolvem a educação básica de toda a rede pública de ensino, a partir de indicadores como Ideb, escolaridade de professores e número médio de horas-aula. A partir dos dados coletados, a análise “Desafios Compartilhados da Educação Brasileira” é formada por dois estudos, um por temáticas específicas e outro por municípios. O objetivo é identificar as práticas de sucesso utilizadas pelos municípios que resultaram em maiores oportunidades educacionais.

A metodologia utilizada contou com entrevistas em 27 Secretarias Municipais de Educação, que integram os 100 municípios com melhores IOEBs do país. Os temas abordados foram: atendimento; aprendizagem, monitoramento e avaliação; frequência e fluxo escolar; gestão de pessoas; gestão de recursos financeiros e físicos; colaboração entre gestores; e relação com a sociedade. Entre os resultados, destacaram-se três características principais. A primeira, realização de ações preventivas para enfrentar problemas comuns nas escolas. A segunda, promover práticas integradas como planos de ação e formação de professores. A terceira, equilíbrio entre autonomia escolar em relação às gestões nas Secretarias de Educação.

O IOEB é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com o apoio da Fundação Lemann.

IOEB - Websérie Um Brasil - Teaser
Receber Material