Conteudo Cabeçalho Rodape
26 fevereiro 2018 | 16h00

Boas práticas em sala de aula

Cinco estratégias para inspirar docentes, coordenadores pedagógicos, diretores, formadores e todos que se dedicam ao ensino

Boas práticas precisam ser compartilhadas! É por isso que nós mapeamos cinco estratégias de professores de redes públicas que se destacam no Ideb e em olimpíadas do conhecimento. São exemplos reais de escolas em  Cocal dos Alves (PI), Novo Horizonte (SP), São Caetano do Sul (SP) e Sobral (CE).

Aproveite o material se você é coordenadora ou coordenador pedagógico; diretora ou diretor escolar; formadora ou formador; educadora e educador que acredita na melhoria constante da aprendizagem. 

Cinco práticas

  1. 01

    Facilitar o diálogo entre alunos

    Com algumas intervenções, o professor ajuda os estudantes a debaterem, expressarem opiniões e formularem argumentos próprios a partir do posicionamento dos colegas.
  2. 02

     Acompanhar alunos com dificuldade de aprendizagem

    Quando o acompanhamento é sistemático e constante, ele vira um termômetro e um caminho para aprimorar a qualidade da educação na escola. Isso também permite planejar atividades que oferecem diferentes oportunidades de aprendizagem aos alunos com mais dificuldade.
  3. 03

    Resolução coletiva de situações-problema

    Os professores fazem a mediação das discussões, mobilizam saberes já trabalhados e instigam os alunos a raciocinar.
  4. 04

     Leitura frequente pelos alunos

    Trabalhar textos como contos, notícias, cartas e histórias em quadrinhos ajuda a turma a desenvolver competências leitoras.
  5. 05

    Experimentos em Ciências

    A prática pode despertar o interesse pela Ciência e possibilitar a compreensão dos fenômenos que regem as transformações do mundo, propondo um entendimento concreto dos conteúdos propostos.

Clique aqui para conhecer todos os detalhes das práticas mapeadas!

Compartilhe

Veja também