Conteudo Cabeçalho Rodape
9 abril 2018 | 19h00

Brazil Conference - Debatendo os desafios do país

Evento apoiado por nós e organizado por alunos de Harvard e MIT trouxe Jorge Paulo Lemann, Raquel Dodge, Áurea Carolina, Guilherme Leal e muito mais

A Brazil Conference at Harvard & MIT é organizada por estudantes universitários - muitos do programa Lemann Fellowship - que acreditam em um Brasil melhor. São jovens talentos que mobilizam lideranças nacionais e internacionais para debater o país. 

Com mais de 500 inscritos, o evento chega em sua 4ª edição com o conceito "Ação Que Transforma". A proposta é aprender com iniciativas transformadoras, além de conhecer desafios e oportunidades em diversos temas como política, sustentabilidade e educação. 

Participantes da 4ª edição da Brazil Conference

A Fundação Lemann apoia e participa da Brazil Conference porque acredita que com diálogo, diversidade e diferentes visões de mundo é possível ter os avanços que o Brasil precisa. Este ano, levamos Lemann Fellows, Talentos da Educação e Talentos da Saúde para acompanhar as conversas.

“'É como beber água de hidrante'". E por sorte minha sede é grande! Este ditado popular resume meu sentimento nos dois dias de Brazil Conference, tentando assimilar todo o conhecimento trazido por um grupo de pessoas. Um grupo muito diverso e com pensamentos tão interessantes. Busquei absorver toda a energia positiva de pessoas pensando em um Brasil melhor e estou ansioso para voltar pra casa e colocar tudo o que aprendi em prática.”
João Cossi - Lemann Fellow - Universidade Stanford

Aqui você confere alguns destaques que selecionamos da Brazil Conference, que aconteceu nos dias 06 e 07 de abril.

Talentos no setor público

Revigorar a gestão pública com talentos, integridade e ética. É nisso que acreditamos e passamos os últimos anos estudando e aprendendo sobre o tema. Por isso, colaboramos com o painel "Impulsionando Talentos no Setor Público". Nosso diretor Denis Mizne mediou a conversa que contou com Claudio Haddad (Insper), Flavio Dino (Governo do Maranhão), Joice Toyota (Vetor Brasil e Lemann Fellow) e Regina Pacheco (FGV).

Denis Mizne, nosso diretor, é mediador do bate-papo sobre gestão de pessoas no setor público da Brazil Conference

“A gestão pública precisa de agentes efetivos e agentes flexíveis. A perfeição está na diversificação.”
Flávio Dino - Governador do Maranhão

"Os jovens do Vetor querem fazer a diferença no setor público, não querem apenas reclamar do governo, querem ser parte da solução"
Joice Toyota, Lemann Fellow e fundadora do nosso parceiro Vetor Brasil

Brazil Conference at Harvard & MIT 2018 - Impulsionando talentos no setor público

Jorge Paulo Lemann conversa com Ray Dalio

A Brazil Conference sempre garante um momento de bate-papo com Jorge Paulo Lemann, do Conselho da Fundação Lemann. Além de inspirar aos que acreditam no desenvolvimento do Brasil, ele leva um convidado especial para aprendermos ainda mais. Este ano, a conversa foi com Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates.

Jorge Paulo Lemann em bate-papo especial com Ray Dalio

Renovação, reforma política e lava jato

Será possível renovar a política brasileira já em 2018? Este foi o debate entre Áurea Carolina (PSOL), Celso Athayde (Favela Holding), Izabella Mattar (RenovaBR), Marcel van Hattem (Novo), Rodrigo Chequer (Novo) e Zé Fred (Acredito e Lemann Fellow). As dificuldades do momento político atual, as eleições e as desigualdades entre classes sociais fora alguns assuntos abordados. Entre divergências e convergências, eles tiveram a chance de exporem suas visões para melhorar o Brasil.

Debate sobre renovação política na Brazil Conference

Inovação no setor público

Quando falamos em setor público é importante estar atento a novas ideias, pessoas e práticas. Para falar sobre os caminhos para esta inovação, contamos com Guilherme Leal (Natura e RAPS, nossa parceira), Hussein Kalout (Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo federal), Leticia Picolotto (Fundação Brava), Marina Cançado (Flow Brasil) e Lúcia Dellagnelo (CIEB, nosso parceiro).

Desafios e oportunidades para inovar no setor público

Educação já!

Professores do Ensina Brasil, também parceiro da Fundação Lemann, abriram o painel de educação compartilhando suas experiências em sala de aula.

"Foi super importante participar dessa experiência. Gostei muito do painel de educação que convidou professores de escolas públicas do Ensina Brasil. Fiquei feliz em ter esse espaço porque quem é especialista em escola é o professor, é o aluno, é o coordenador pedagógico e o diretor."
Sarah Morais, Lemann Fellow e estudante na Teachers College - Columbia

Professores do Ensina Brasil dividem suas experiências na sala de aula

“Ser professora é ser capaz de trazer para os seus alunos o que você desejava ter quando estava sentada no mesmo lugar que eles. E acreditar que eles podem. Eles precisam saber que podem e vão ser o que quiserem. Afinal, eu sou filha do subúrbio do rio de janeiro e hoje estou aqui em Harvard contando sobre as minhas experiências.”
Flavia Goulart - Professora do Ensina Brasil

O bate-papo continuou com Priscila Cruz (Todos pela Educação),  Douglas Belchior (Uneafro-Brasil), Erica Butow (Ensina Brasil e Lemann Fellow), Fernando Abrucio (FGV), Lygia da Veiga Pereira (USP) e Ricardo Paes de Barros (Instituto Ayrton Senna). O diálogo trouxe diferentes pontos de vista sobre como tornar a educação um pilar estratégico para darmos o salto de desenvolvimento social e econômico no país.

E muito mais!

Esporte para superar as desigualdades, segurança pública, o presente e o futuro da constituição, empreendedorismo e fake news foram alguns dos painéis que nós também acompanhamos na Brazil Conference.

Parceria com Barack Obama

No encerramento do evento, recebemos uma mensagem especial do ex-presidente dos EUA Barack Obama. Ele parabenizou o evento e a Fundação Lemann, falou sobre a atuação da Obama Foundation e demonstrou interesse em trabalhar ao nosso lado para apoiarmos cada vez mais jovens e talentos que querem mudar o Brasil.

Compartilhe

Veja também