Conteudo Cabeçalho Rodape
15 dezembro 2017 | 12h00

Conviva já apoia educação em mais de 2100 cidades

Plataforma se consolida como ferramenta nacional de suporte a gestores da educação

Criado em 2013, o Conviva Educação, plataforma completa voltada aos gestores da área, já conta com 2195 municípios que acessam seus serviços todos os meses. Além disso, 4761 municípios já se cadastraram no ambiente, o que corresponde a 85% das cidades do país. Há ainda 584 municípios que possuem “uso destacado” da plataforma, ou seja, conseguem aproveitar a maioria das funcionalidades oferecidas.

Esse sucesso todo tem explicação: as ferramentas disponíveis foram desenvolvidas para apoiar os principais processos da área da gestão da educação. Dessa forma, ao registrar seus dados, a equipe de cada secretaria municipal de educação pode, em um só ambiente, analisar, planejar, implementar e monitorar melhor suas ações. 

Quem utiliza aprova

A dirigente municipal de educação de João Pessoa (PB), Maria América Assis de Castro, destaca a facilidade de uso do Conviva: “Com um cliquezinho só, a gente abre a plataforma e tem o conhecimento sobre a unidade escolar e as necessidades que porventura tenha, de encaminhar material, professores etc.”

O Conviva também auxiliou municípios na obtenção de informações básicas de gestão: “A gente não tinha como ter um cálculo rápido, se a gestora precisasse, do número atual de alunos matriculados nas EMEFS, nas EMEIS”, conta Vanessa Comerini Parise, técnica da Secretaria Municipal de Educação de Santiago (RS). “Isso tudo era em papel e foi transportado através do Conviva”, explica.

Para Silvana Vieira, dirigente municipal de Educação de Uruará (PA), a ferramenta se tornou indispensável: “É a nossa agenda eletrônica, onde nós colocamos todos os dados do município, todas as ações que nós estamos realizando, em tempo real”.

Ampla parceria

A plataforma foi criada por iniciativa da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) em parceria 11 importantes atores sociais do país. O grupo é composto por: Fundação Lemann, Itaú Social, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Roberto Marinho, Fundação SM, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Victor Civita, Instituto C&A, Instituto Natura, Itaú BBA e Todos pela Educação.

Plataforma completa

Como a proposta do Conviva é ser um ambiente virtual totalmente gratuito que apoia a gestão das secretarias municipais de educação, ela traz conteúdos atualizados constantemente e elaborados com base em marcos legais brasileiros, como a LDB, o PNE e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Além disso, o ambiente traz uma série de ferramentas úteis, por exemplo, para planejar e traçar rotas do transporte escolar, organizar as finanças e fazer cálculos nutricionais. Outra área da plataforma permite o monitoramento do Plano Municipal de Educação. O ambiente também oferece cursos online e possui fóruns nos quais é possível trocar experiência com especialistas e com equipes de todo o país.

Veja depoimentos dos gestores que usam o Conviva

Destaques do Conviva em 2017

Compartilhe

Veja também