Conteudo Cabeçalho Rodape
21 agosto 2017 | 11h00

Encontro nacional reúne educadores youtubers

Plataforma YouTube Edu conta com videoaulas criativas para quem busca novas formas de aprender e de ensinar

Aconteceu no dia 19 de agosto de 2017 o primeiro Encontro Nacional do YouTube Edu, no YouTube Space, Rio de Janeiro. Com palestras, workshops e diversas atividades, o encontro foi uma grande troca de experiências, com a presença dos principais edutubers dsqo país, como são chamados os youtubers da educação.

O YouTube Edu

Mas, para entender o projeto, vale voltar um pouquinho no tempo. Foi em 2013 que o Google e a Fundação Lemann fecharam uma parceria e montaram a plataforma de educação do YouTube, com conteúdos gratuitos selecionados por uma curadoria especializada em educação. Com colaboratividade e alta qualidade, nasceu o YouTube Edu, que hoje já oferece mais de 65 mil vídeos e contabiliza 3 bilhões de visualizações.

A ideia é bem simples. Imagine que você está fazendo uma pesquisa para um projeto, precisando de ajuda em sua tarefa escolar ou apenas querendo aprender algo novo. Neste caso, o Youtube Edu é o seu lugar. Da mesma forma, se você é professor, pode enviar  suas videoaulas à plataforma para publicação, ou ainda escolher outras aulas para utilizar com seus alunos!

Com aulas para os níveis de ensino fundamental e médio, é possível estudar diversos temas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (Química, Física e Biologia), História, Geografia, Língua Espanhola e Língua Inglesa.

O encontro

É por isto que o encontro de 2017 foi tão especial: era a primeira vez que os professores dos canais se reuniam. A edutuber Júlia Jaccoud, do canal “Matemaníaca”, comemorou a iniciativa do encontro:

“Estar em um ambiente desses, com uma galera que está fazendo tudo o que pode com o pouco que tem, é definitivamente muito inspirador."

Não era para menos. O encontro contou com palestras sobre temas como o “Panorama geral da educação no país”, “A conectividade nas escolas brasileiras” e histórias inspiradoras de escolas que deram saltos de qualidade na educação tendo como ponto de partida o empenho e a força de vontade de diretores e professores.

Houve uma sessão especial, “De EduTubers para EduTubers”, em que participantes da plataforma compartilharam suas histórias e como chegaram até ali, conversando sobre dificuldades e coisas boas que aconteceram nas suas jornadas. Ao final do evento, houve várias oficinas paralelas sobre temas como “Tendências educacionais ao redor do mundo” e “Analytics do Youtube”.

Para o professor Maicon Meneguci, do canal “Praticando Matemática”, o evento foi “sensacional” e “muito importante”, tanto pelo reconhecimento do trabalho dos EduTubers, quanto pelo “fato de conhecer outros professores famosos que estão engajados em mudar a educação do país, e continuar produzindo cada vez mais vídeos, com mais qualidade”.

Assista aos melhores momentos aqui!

Compartilhe

Veja também