11 maio 2020 | 17h15

Fundo de Apoio à Aprendizagem durante a Covid-19

Fundação Lemann e Imaginable Futures abrem chamada de projetos que viabilizem a aprendizagem de estudantes de escolas públicas nos tempos de pandemia

Texto atualizado em 22/05/2020

O Fundo de Apoio à Aprendizagem durante a Covid-19 foi criado a partir de uma aliança entre a Fundação Lemann e a Imaginable Futures como resposta aos desafios que a educação enfrenta em tempos de pandemia. Com o fechamento das escolas e demais adversidades que o país enfrenta, estudantes, famílias e educadores precisam lidar com novos desafios para garantir que o processo de ensino e aprendizagem aconteça.

O Fundo apoiará projetos que ofereçam suporte imediato e resultados no curto prazo para promover aprendizagem e bem-estar aos estudantes, educadores e comunidades (o projeto precisa estar destinado a pelo menos um desses públicos). Também é desejável, mas não obrigatório, que as iniciativas apresentem potencial de impacto na comunidade escolar a longo prazo, contribuindo com uma ou mais das seguintes dimensões:

• Melhoria da formação de professores e gestores e da prática docente;
  • Aumento do bem-estar dos estudantes e/ou professores;
  • Aumento da conscientização e entendimento dos fatores que promovem uma educação de qualidade;
  • Melhoria do nível de engajamento dos estudantes e, consequentemente, de seus resultados de aprendizagem e desenvolvimento;
  • Fortalecimento da relação entre a escola e as famílias;
  • Redução dos níveis de desigualdade e da vulnerabilidade de comunidades.

Quem pode participar?

Instituições brasileiras que possuam um CNPJ válido e em situação regular, podendo ser empresas privadas ou organizações sem fins lucrativos de qualquer setor. A inscrição também pode ser realizada conjuntamente, por organizações atuando em parceria.

Critérios de seleção

1. 01

Olha para o agora e o futuro

O projeto contribui para o bem-estar e o desenvolvimento dos estudantes durante o período de isolamento social e de retorno às aulas presenciais. É desejável que a iniciativa também contribua com a educação a longo prazo.
  2. 02

Potencial de impacto

O projeto tem potencial para endereçar problemas urgentes enfrentados por estudantes, famílias, comunidades e educadores. Candidatos terão que especificar como planejam medir e avaliar o impacto de suas intervenções.
  3. 03

Alcance

Um número significativo de estudantes e/ou comunidades são beneficiados pelo projeto. O uso de tecnologia para potencializar o alcance é considerado um diferencial.
  4. 04

Baseado em evidências e desafios reais

O projeto é construído com base em necessidades atuais de secretarias municipais ou estaduais de educação. É importante que as propostas sejam baseadas em diagnósticos detalhados.
  5. 05

Interesse das redes de educação

O projeto ou serviços propostos já contam com a sinalização de municípios ou estados comprometidos - ou ao menos interessados - em adotá-los.
  6. 06

Entrega e colaboração

A equipe do projeto é capaz de implementar a solução proposta e está aberta a esforços de colaboração com outras organizações para entregar os resultados esperados.
  7. 07

Equidade

Por último, mas completamente essencial, é ter uma equipe de projeto que represente a diversidade do Brasil (exemplo: existem integrantes na equipe que representem grupos minoritários?). Também valorizamos iniciativas com resultados que possam contribuir de fato com os avanços do país para  uma sociedade mais justa e equitativa.

As propostas serão avaliadas por um Conselho Consultivo composto por educadores de escolas públicas e por representantes da Fundação Lemann e da Imaginable Futures.

Doações do Fundo de Apoio à Aprendizagem

As propostas selecionadas receberão doações de R$ 50.000,00 a R$ 300.000,00 cada. O Fundo distribuirá um total de até R$ 1 milhão, a ser alocado entre 5 a 10 projetos. Durante o processo, as instituições candidatas devem detalhar como os recursos serão utilizados.

Prazos e etapas*

Temos dois ciclos de inscrições de projetos para o Fundo de Apoio à Aprendizagem durante a Covid-19 e cada projeto poderá ser inscrito apenas uma vez em um deles.

Quanto antes você inscrever seu projeto, mais cedo ele será avaliado e, dessa forma, receberá o resultado antes. Os critérios de seleção são os mesmos para ambas as rodadas de inscrição.

• 1º Ciclo de inscrições
    • Até 17 de maio: 1º ciclo de inscrições esteve aberto.
    • Até 21 de maio: Avaliação do 1º ciclo de propostas.
    • Até 25 de maio: contato com finalistas e não-aprovados do 1º ciclo.

• 2º ciclo de inscrições
    • De 18 a 24 de maio: 2º ciclo de inscrições esteve aberto.
    • Até 28 de maio: Avaliação das propostas do 2º ciclo.
    • Até 01 de junho: contato com finalistas e não-aprovados no 2º ciclo

Julho: Anúncio dos projetos selecionados.

* O cronograma pode sofrer alterações.

Inscreva seu projeto agora!

Se você tem um projeto que pode ou já está fazendo a diferença na aprendizagem, clique aqui para inscrevê-lo agora!

Em caso de dúvidas, escreva para: contato@fundacaolemann.org.br
Importante: estaremos recebendo dúvidas em relação ao Fundo e às inscrições até 22 de maio, às 13h.