Conteudo Cabeçalho Rodape
14 maio 2018 | 00h00

Lideranças Públicas debatem a saúde no Brasil

Participantes do nosso Programa de Apoio com a RAPS mergulham nos desafios do setor

Em 2017, lançamos com a RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Lideranças. O objetivo é apoiar a formação e o aperfeiçoamento de líderes que querem atuar no setor público, contribuindo para o campo político democrático.

Entre as atividades do programa, realizamos um encontro nos dias 10 e 11 de maio. No evento, contamos com uma série de atividades para aprofundar os conhecimentos e o debate sobre saúde pública no Brasil.

O evento teve a participação de especialistas como Jarbas Barbosa da Silva Junior (diretor da ANVISA); Wilson Pollara (Secretário da Saúde do Município de São Paulo); Ana Maria Cavalcante (gestora de aprendizagem de iniciativas educacionais do Instituto Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês), entre outros convidados. A diversidade de experiências trouxe um olhar sensível e aprofundado para o tema.

Um dos principais assuntos foi pensar nos desafios e oportunidades para melhorar e avançar em um atendimento de saúde qualificado para toda a população, uma das demandas mais urgentes da sociedade brasileira. 

Também debatemos sobre o SUS - Sistema Único de Saúde. Desde a sua implementação em 1990, o país alcançou resultados positivos como a descentralização de políticas de saúde; a melhoria dos sistemas de informação com a proposta do cartão SUS; a criação de mecanismo de acompanhamento dos gastos públicos setoriais (SIOPS), entre outras iniciativas que facilitam o acesso à saúde.

Para Alice Gabino, líder RAPS, a imersão em saúde pública somou à sua percepção enquanto usuária. “Com uma visão sistêmica da gestão pública, o curso mostrou que dar pra fazer, basta ter vontade política e sobretudo, respeito ao cidadão”, disse.  

Saiba mais sobre o tema, acesse: http://bit.ly/SUSBR

Compartilhe

Veja também