22 maio 2017 | 11h00

Matemática pode ser inovadora

Conheça duas histórias de professores que trabalham a matemática de um jeito novo e inspirador

Matemática é uma maneira de ver o mundo

Greiton Toledo de Azevedo é professor de matemática na escola Municipal Irmã Catarina Jardim Miranda, em Senador Canedo (GO). Descontente com o modo que a matemática era ensinada aos alunos, já que não usava todo o potencial das crianças e adolescentes para pensar matematicamente, ele elaborou o projeto Mattics. A ideia é contribuir no entendimento da estrutura computacional e estimular o desenvolvimento do raciocínio matemático dos estudantes.

Prêmio Educador Nota 10 2016 | Greiton Toledo de Azevedo

No projeto, a plataforma Scratch é utilizada para atingir os dois objetivos, permitindo a criação de um game de forma problematizada. Mattics contribui para formação do aluno mostrando que matemática é uma maneira de ver o mundo e construir novas possibilidades, possibilita desenvolvimento do espírito investigativo, o raciocínio lógico, a criatividade e autonomia. Com essa iniciativa, Greiton foi um dos finalistas do Prêmio Educador Nota 10 - organizado pela Fundação Victor Civita e apoiado pela Fundação Lemann. Em 2017, o Mattics está ampliando suas ações para mais escolas públicas e pretende auxiliar no tratamento de mal de parkinson, pensando em uma formação mais humana e corresponsável.

Da sala de aula para o mundo

Rafael Procopio é professor youtuber e faz parte do YouTube Edu, uma parceria entre o Google e a Fundação Lemann. A vontade de ser professor já existia desde a adolescência, mas foi produzindo vídeos com conteúdos matemáticos que Rafael percebeu que poderia tornar o mundo a sua sala de aula). Ultrapassando a fronteira dos espaços físicos da escola, Rafael lançou o canal Matemática Rio. Hoje, já tem mais de de 38.000.00 aulas assistidas e se comunica com mais de 800.000 alunos que descobrem que a matemática pode ser descomplicada e divertida!

Quem sou eu? - Professor Rafael Procopio | MAB #0