25 junho 2018 | 16h30

Por todas as vidas, por todos os alunos

Apoiamos o abaixo-assinado para investigar a morte de Marcos Vinicius, buscando contribuir com a redução de desigualdades e a violência nas periferias

A Fundação Lemann, como parte da sociedade civil organizada, se une a diversas pessoas e instituições no compromisso com a educação pública e a vida dos estudantes em nosso país. Marcos Vinicius da Silva, morador do Complexo da Maré e aluno da rede pública no município do Rio de Janeiro, teve sua jovem vida interrompida aos 14 anos. Acreditamos que sua morte deve ser investigada e apurada com responsabilidade e transparência.

Abaixo, o manifesto coletivo ao qual nos somamos. Nosso compromisso é com um Brasil mais justo e com igualdade de oportunidades. Um Brasil em que a Educação seja prioridade e possa formar crianças e jovens para a vida, contribuindo para os avanços que o país precisa.

Nós, convencidos que estamos de que a prioridade nacional é o fortalecimento da Educação Básica e da escola pública, manifestamos nossa indignação e revolta ante o bárbaro assassinato cometido dia 21 de junho deste ano pela polícia fluminense contra o menino Marcos Vinicius da Silva, de apenas catorze anos, quando se dirigia à escola. Suas últimas palavras, “Mamãe, eles não viram que eu estava com roupa de escola?” afetam até o fundo de nossos corações. É uma vida cortada cruelmente, e tem toda a razão sua mãe quando afirma: “É um Estado doente o que mata criança com roupa de escola”.
Um golpe como este é um golpe contra a humanidade. É também um golpe dirigido diretamente contra a escola pública. Por isso mesmo, protestamos contra mais esse crime. Exigimos que ele não fique impune, recebendo a rápida e justa apuração das responsabilidades por ele. Finalmente, afirmamos com toda a ênfase que deve parar imediatamente o massacre das populações pobres das periferias brasileiras, o que é condição essencial para que a escola pública possa realizar seu potencial de promover, no Brasil, a igualdade de oportunidades, necessária para nosso desenvolvimento social, econômico, educacional e cultural.

Clique aqui para participar do abaixo-assinado.