Conteudo Cabeçalho Rodape
31 outubro 2018 | 17h30

Professores de Assis se apoiam com a Conectando Saberes

Veja como foi a segunda parada da nossa viagem pelo Brasil com a Nossa Voz Tem Vez

Nossa viagem pelos municípios da Conectando Saberes, rede apoiada por nós que liga professores de todo o Brasil, está a todo vapor! A primeira parada foi em Joinville e a segunda em Assis, interior de São Paulo, e nosso viajante Carlinhos continua com a missão de conversar com professores e gestores para compartilhar com você como a educação pública está sendo transformada.

Em terras assisenses, visitamos a Secretaria Municipal de Educação. Lá, teve uma conversa muito bacana com Dulce de Andrade Araújo (Secretária de Educação), Ester Dói (Supervisora de Educação) e com Adriane da Silva (coordenadora do núcleo da Conectando Saberes Assis e Educadora do Ano do Prêmio Educador Nota 10 em 2017).

Carlinhos conversou com Dulce de Andrade Araújo (ao centro), Ester Dói (à esquerda) e com Adriane da Silva (à direita)

As educadoras falaram sobre iniciativas como a Conectando Saberes, que pretende dar visibilidade às boas práticas realizadas em salas de aula por todo o Brasil. 

“É importante que a Secretaria saiba que existem projetos como a Conectando Saberes para incluírem a iniciativa em seus planejamentos, divulgando e dando oportunidade para outros professores participarem do núcleo”, explicou Carlos. 

Depois, acompanhamos a Adriane até a EMEIF Profª Coraly Julia Gonçalves Carneiro, escola em que ela é diretora. Lá, visitamos uma exposição de artes inspiradora e feita pelos alunos do 5º ano. Eles pintaram, criaram esculturas baseadas em obras de artistas conhecidos de Assis, exploraram possibilidades do grafite e se aventuraram no grafite. 

“Foi muito bacana ver como a arte e as expressões culturais estimulam a aprendizagem. Vários alunos que não se destacavam em outras disciplinas, como matemática e língua portuguesa, tinham se destacado em artes”, complementou Carlinhos. 

A exposição também levou os pais dos alunos para a escola, aproximando a comunidade escolar. Essa sintonia foi muito especial, uma vez que a escola fica em uma região vulnerável e iniciativas assim ajudam a elevar a autoestima dos alunos.

Para encerrar o dia, Carlinhos se reuniu com as integrantes do núcleo da Conectando Saberes de Assis. O bate-papo foi sobre como a rede colabora com os desafios e rotina dos educadores que participam dela.

Professoras do núcleo de Assis da Conectando Saberes

“Eu me sinto muito realizada quando venho nos encontros e converso com outros colegas, principalmente com esse apoio que estamos tendo da Conectando Saberes. Isso é muito importante quando levo projetos para minha escola e ele é bem recebido”, conta Daiane, uma das professoras do núcleo. 

A próxima parada é em Novo Horizonte (SP) e você pode fazer esta viagem com a gente em nossas redes sociais seguindo a hashtag #NossaVozTemVez!

Compartilhe

Veja também