2 dezembro 2019 | 20h00

#QuemTransformou - 9 momentos de 2019

O ano foi difícil, mas teve muita coisa que deu certo! Relembre com a gente iniciativas importantes que aconteceram nos últimos meses

Sabemos que 2019 foi um ano de diversas mudanças e desafios, mas teve muita coisa que deu certo! As questões sociais do país são grandes, complexas e diversas. É por isso que queremos celebrar algumas iniciativas que fizeram a diferença e que estão ajudando o Brasil a ter mais oportunidades, inclusão e equidade.

Aqui, vamos relembrar iniciativas positivas realizadas pela Fundação Lemann e seus parceiros. Participe com a gente dessa Retrospectiva 2019 e fique de olho na hashtag #quemtransformou para conhecer resultados inspiradores de 2019.

Veja 9 momentos de 2019 que precisam ser celebrados

18 pessoas apoiadas no Ponte de Talentos

No início do ano, lançamos o Ponte de Talentos, em parceria com a EducationUSA e a Voxy, para apoiar 18 pessoas de baixo nível socioeconômico, negros e indígenas a aplicarem para cursos de pós-graduação nas melhores universidades dos EUA. Queremos mais diversidade e igualdade de oportunidades!

Professores brasileiros na final do 'Nobel da Educação'

Conhecido como o maior prêmio de Educação, o Global Teacher Prize 2019 teve dois professores brasileiros na final. A professora Débora Garofalo, de São Paulo (SP), ficou no top 10 com o projeto Robótica com Sucata. E o Nordeste foi super representado pelo professor Jayse Antônio, de Itambé (PE), que ficou no top 50 com um projeto de curta-metragens.

Apoiamos a aprendizagem de mais de 1 milhão de alunos

Acreditamos na educação pública e por isso, neste ano, continuamos colaborando com a aprendizagem de milhares de alunos. Dos mais de 1,6 milhões de estudantes, 600 mil são crianças que estão vivendo sua importante fase de alfabetização. E tudo isso, fazemos ao lado de parceiros como a Associação Bem Comum, o Formar, PARC e o Instituto Natura.

Mais gente boa e preparada no setor público

Em 2019, colaboramos com processos de pré-seleção e frentes de desempenho e desenvolvimento de lideranças em várias secretarias dos estados do Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo, e Sergipe. Fizemos isso junto da Aliança (formada por Fundação Lemann, Fundação Brava, Instituto Humanize e República.org) e todas essas experiências nos mostraram que é possível pensar um novo modelo para a carreira pública, em um compromisso de longo prazo para transformar a gestão de pessoas no setor público, e ter equipes cada vez mais preparadas para entregarem serviços públicos de qualidade.

Parceiros que também transformam

Continuamos ao lado de diversos parceiros em todas as regiões do país. Tem organização que já está em uma longa caminhada, como o Instituto Rodrigo Mendes, que completou 25 anos e é nosso parceiro em iniciativas pela inclusão na educação. Também teve organização nascendo em 2019, como o Reúna, instituto que ajudamos a criar e que já está oferecendo materiais de referência para a implementação da Base Nacional Comum Curricular.

Mobilizamos mais de 6 mil professores

Com a rede Conectando Saberes, presente em todos os estados do Brasil, mobilizamos em 2019 mais de 6 mil educadores em 800 cidades. Eles participaram dos seminários Conectando Boas Práticas e tiveram a oportunidade de compartilhar projetos e conhecimentos pedagógicos.

Apoiamos 406 escolas para alcançarem mais conectividade

Continuamos parceiros da iniciativa Educação Conectada do BNDES, que apoia investimentos em implementação e uso de tecnologias digitais na educação pública. Este ano, mais de 160 mil alunos foram impactados pelo programa e 14 mil professores foram beneficiados. E fazemos isso ao lado dos nossos parceiros do Itaú Social e do Cieb (Centro de Inovação para a Educação Brasileira).

Todos os currículos estaduais alinhados à BNCC

Este ano, todos os currículos estaduais foram alinhados à Base Nacional Comum Curricular, política que chega nas salas de aula em 2020 e que esclarece quais são as habilidades e os conhecimentos que todos os alunos têm o direito de aprender. Apoiamos todo o trabalho feito pela Undime, Consed, Movimento pela Base e Movimento Colabora, que foi fundamental para celebrarmos essa conquista hoje.

Nossa rede de líderes e talentos mais autônoma

As redes de lideranças (Lemann Fellows, Líderes Públicos, Ponte de Talentos, Talentos da Educação, Talentos da Saúde e Terceiro Setor Transforma) que apoiamos deram um passo importante para sua autonomia e crescimento: agora, cada uma conta com representante que integra o conselho consultivo.