15 novembro 2019 | 00h00

Sobre nosso apoio ao desenvolvimento de lideranças

Ao longo de 2019, muito foi dito sobre o apoio que a Fundação Lemann oferece a lideranças públicas, quais os nossos interesses nisso e como isso é feito. A Fundação Lemann trabalha desde 2002 para construir um Brasil mais justo, inclusivo e desenvolvido. Temos investido no que consideramos o principal recurso de um país: sua gente. Pessoas são os verdadeiros motores de transformação social. Por isso, dedicamos muito da nossa atuação à garantia de Educação Básica, pública e de qualidade para todos os brasileiros e brasileiras. Também apoiamos gente que acredita e trabalha para o Brasil, dando a nossa contribuição para que tenham reais oportunidades de se desenvolverem, em um país pautado pelo direito à livre expressão de ideias, pelo diálogo e pelo respeito à diversidade e o compromisso ético com o desenvolvimento.

No apoio ao desenvolvimento de lideranças, investimos em bolsas de estudos para brasileiros selecionados por algumas das principais universidades do mundo. Também temos investido, inclusive, em programas para que brasileiros de baixa renda, negros e indígenas também possam não apenas sonhar, como receber o apoio prévio necessário para se candidatarem aos processos de seleção dessas universidades.

Não acreditamos que a mudança que o Brasil precisa virá unicamente pela política-partidária, mas acreditamos, sim, que a atuação do legislativo e do executivo são fundamentais para o país e para a saúde da nossa democracia. Por isso, também fazem parte das redes de lideranças apoiadas pela Fundação Lemann, figuras eleitas pelo voto popular. Temos parceiros que contam com o nosso apoio institucional, como é o caso da RAPS (Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade), que oferece um programa de formação técnica em áreas como educação, saúde, segurança pública e meio ambiente, além de temas como comunicação, ética e democracia. Alguns dos bolsistas desse programa foram candidatos nas últimas eleições, filiados a mais de 10 partidos diferentes, de todo o espectro político. Dos cerca de 30 indivíduos que se candidataram, sete se elegeram no último ciclo eleitoral. Não tivemos e não temos qualquer influência em seus posicionamentos e nunca apoiamos ou financiamos candidaturas.

Além do apoio a lideranças interessadas em trabalhar pelo Brasil por meio do voto popular, também reconhecemos e valorizamos profissionais que estão dando contribuições importantes para o país de muitas outras formas. São mais de 700 pessoas, entre pesquisadores dedicados a desenvolver conhecimento de ponta na academia, empreendedores sociais, gestores públicos e lideranças em organizações do terceiro setor. Todos eles, nomeamos também como membros de redes apoiadas pela Fundação Lemann. Nosso trabalho consiste em identificar, mobilizar, conectar e impulsionar talentos de todas as idades, ideias, ideologias, gênero, raça e regiões do país que tenham, em comum, o comprometimento com o futuro do país e que entendam que, para chegar lá, será preciso ter disposição ao diálogo, compromisso com os fatos, ética e muita vontade de fazer a diferença. Para essas pessoas, oferecemos um ambiente de troca, onde podem se apoiar mutuamente, tendo também na Fundação Lemann uma parceira para seu desenvolvimento constante.