Conteudo Cabeçalho Rodape
5 dezembro 2018 | 19h00

Tire suas Dúvidas sobre a Fundação Lemann

Quem somos, o que fazemos, qual nosso papel na educação, como apoiamos pessoas e muito mais

Quer conhecer mais sobre a Fundação Lemann? De onde viemos e pra onde vamos? Então aqui é o lugar de tirar todas as suas dúvidas. Aproveite para mandar mais perguntas na nossa campanha Bora Conversar!

Quem somos e o que fazemos

Aqui contamos mais sobre a missão da Fundação Lemann, quais projetos realizamos e quem é a nossa equipe.

Tire suas dúvidas!

Qual é a missão da Fundação Lemann?
A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil em que é possível sonhar, realizar e chegar cada vez mais longe. Tudo isso começa pela educação pública de qualidade e com pessoas que querem resolver grandes desafios sociais. Desde 2002, nós colaboramos com iniciativas  que ajudam a construir um país mais justo, inclusivo e avançado. E queremos que você faça parte desta transformação com a gente!
Tá, mas o que a Fundação Lemann faz na prática?
Que bom que você está interessado em conhecer mais sobre a nossa atuação. Na educação, realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos, sempre pensando em uma aprendizagem de qualidade que forma para a vida - ou seja, para as habilidades essenciais do século 21 como comunicação, empatia e pensamento crítico. Quando falamos em apoio a pessoas estamos falando de quem quer e já trabalha pela transformação social. Em nossas redes, centenas de talentos com trajetórias e visões de mundo diferentes podem se preparar para encarar desafios tão complexos e diversos quanto os do Brasil.
E o que a Fundação Lemann não faz?
A Fundação Lemann não vende nenhum produto educacional. Também não estamos associados a nenhuma organização privada e a nenhum negócio de Jorge Paulo Lemann. Não apoiamos nenhum partido político, coligação ou campanha eleitoral.
Entendi! E em quais regiões a Fundação Lemann atua?
Temos iniciativas, parceiros e projetos apoiados em todo o Brasil! Com o programa Formar, por exemplo, estamos em 24 redes públicas de ensino de norte a sul do país. Com o apoio à BNCC, colaboramos para que todos os estados consigam tornar a Base uma prática na sala de aula. Em nossas redes e programas de apoio a talentos, contamos com mais de 500 pessoas de todo país.  Estes são só alguns exemplos de onde a Fundação Lemann atua!
E a Fundação Lemann vende alguma coisa?
Não. Somos uma organização familiar, sem fins lucrativos e sem incentivos fiscais. Isso significa que não vendemos nenhum tipo de serviço (educacional ou de qualquer outra natureza) e não recebemos recursos públicos para realizar nossos projetos. Não estamos associados a nenhuma organização privada e nem cobramos pelas parcerias e apoios oferecidos. Também não estamos envolvidos com outros negócios de Jorge Paulo Lemann e/ou seus sócios. 
Quem é a equipe da Fundação Lemann?
Nosso time tem mais de 70 pessoas com diferentes idades e formações. São pessoas com trajetórias e visões de mundo diversas, mas um grande propósito comum: colaborar para que o Brasil avance e se torne um país mais justo e inclusivo. Também contamos com parceiros incríveis e nossa equipe do programa Formar, que tem muitos professores e especialistas em educação. Clique para conhecer a nossa equipe

Jorge Paulo Lemann, fundador e presidente do nosso conselho

Conheça mais sobre a visão de Jorge Paulo Lemann e como a Fundação Lemann colabora no avanço de temas sociais importantes para o país. Tudo por um Brasil que acredita nas pessoas, por pessoas que acreditam no Brasil. 

Tire suas dúvidas!

Por que Jorge Paulo Lemann criou a Fundação Lemann?
A Fundação Lemann foi criada em 2002 pela vontade de Jorge Paulo Lemann e sua família de contribuir com a educação pública e com iniciativas que geram transformação social. Jorge Paulo Lemann acredita muito no potencial das pessoas e sabe que só avançaremos com pessoas que colaboram e desenvolvem o Brasil para que, cada vez mais, o Brasil desenvolva suas pessoas. O nosso grande sonho é mudar o país para melhor!
Por que Jorge Paulo Lemann apoia educação? Qual a motivação?
Jorge Paulo Lemann, sua família e toda a equipe da Fundação Lemann acreditam que um Brasil feito por todos e para todos começa pela educação. Educação é um direito que pertence a todos e nós escolhemos trabalhar com a educação pública para que alunos de norte a sul do país tenham oportunidades de sonhar e chegar cada vez mais longe. Nossas motivações são ver os alunos aprendendo, os professores sendo valorizados e o Brasil resolvendo seus grandes desafios sociais.
E o apoio a lideranças?
Acreditamos que são as pessoas que irão transformar o Brasil. Chamamos de lideranças pessoas engajadas em trabalhar por um país mais justo e com oportunidade para todos. Apoiar o desenvolvimento de lideranças em áreas importantes, como educação, saúde, segurança, meio ambiente e gestão pública, ajuda a sociedade a chegar mais longe e a fazer a diferença nos avanços sociais. As mudanças que o Brasil precisa só vão acontecer com a participação de gente talentosa e comprometida em melhorar o país.
Qual a diferença entre Fellows, líderes e líderes públicos?
Chamamos de líderes os integrantes de um grupo de cerca de 700 pessoas que reunimos nos últimos anos em nossas redes. São pessoas com a vontade e o compromisso de mudar o Brasil. Quando recebem bolsa para pós-graduação ou pesquisa para alguma das universidades internacionais parceiras (Columbia, Harvard, MIT, Oxford, Stanford, Yale) também são chamados de Lemann Fellows. Já os Líderes Públicos são pessoas que tiveram vontade de se candidatar nas últimas eleições e receberam apoio técnico em uma parceria da Fundação Lemann com a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS).  No programa, os participantes tiveram formações para se prepararem para novos desafios políticos e no setor público. Nossa rede também conta com pessoas dedicadas a diversas carreiras como os integrantes do Talentos da Saúde, Talentos da Educação e Terceiro Setor Transforma.
Existe relação com os negócios privados de Jorge Paulo?
A Fundação Lemann é uma organização familiar e independente. Ou seja, é mantida pela família Lemann e não tem nenhuma relação com as empresas fundadas e geridas por Jorge Paulo Lemann e/ou seus sócios.
De onde vêm os recursos? O Jorge Paulo que investe?
A Fundação Lemann é uma organização não-governamental, familiar e sem fins lucrativos. Assim, todos os nossos recursos vêm da família Lemann e todos os programas realizados em parceria com órgãos públicos são gratuitos para eles. Ou seja, não recebemos financiamento, doação ou recursos governamentais ou privados.

Educação: nossas iniciativas

Para que todos possam sonhar, realizar e chegar onde quiserem é preciso ter igualdade de oportunidades, é preciso ter educação de qualidade. Nós apoiamos milhares de escolas com soluções inovadoras e com iniciativas que já existem e dão bons resultados. Também trabalhamos lado a lado com professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos. Veja como!

Tire suas dúvidas!

Quais os principais projetos da Fundação Lemann em educação?
Um dos nossos projetos é o Formar, parceria com as redes públicas de ensino, que colabora com a aprendizagem dos alunos. Também atuamos no apoio a redes como Talentos da Educação, formada por diversas pessoas engajadas no tema, e a Conectando Saberes, grupo formado por mais de 200 educadores de todo o Brasil. Apoiamos também políticas educacionais como a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o programa Educação Conectada. Além disso, temos dezenas de parcerias, como é o caso da Nova Escola (associação reconhecida pelos professores pela variedade de materiais e conteúdos que facilitam e apoiam a carreira docente) e o QEdu (plataforma que reúne e ajuda a interpretar dados educacionais).
O que é o programa Formar?
O Formar é uma parceria da Fundação Lemann com as redes públicas de ensino para apoiar a melhoria da aprendizagem dos alunos. O programa atua em três principais frentes: políticas educacionais, formação continuada com profissionais com grande experiência em gestão escolar e conectividade e inovação. Acreditamos que nada é feito sozinho, por isso contamos com uma equipe diversificada e com ampla experiência em educação.
O que é a rede Conectando Saberes?
A Conectando Saberes é uma rede formada por mais de 350 educadores de todo o Brasil que estão comprometidos com uma educação pública de qualidade. A rede é apoiada pela Fundação Lemann e busca construir espaços coletivos presenciais e virtuais para incentivar a troca de boas práticas visando à transformação social.
O que é a rede Talentos da Educação?
Uma rede formada por mais de 90 pessoas entre professores, empreendedores, gestores públicos e integrantes do terceiro setor. O grupo tem como objetivo identificar, conectar e ampliar o potencial de lideranças com ações relevantes na área da educação. Os membros participam de encontros, seminários, eventos, recebem formação, oportunidades de conexões e debatem os desafios para uma educação pública de qualidade.
Por que a Fundação Lemann apoia educadores/professores?
A Fundação Lemann acredita que só é possível ter uma educação pública de qualidade com professores e educadores valorizados. Para isso, é importante criar oportunidades para que eles mostrem suas ideias, participem ainda mais do debate de políticas educacionais e tenham reconhecimento em suas carreiras. Entre nossos apoios estão as redes Conectando Saberes e Talentos da Educação, assim como os prêmios Educador Nota 10 e Profissão Professor.
E qual o apoio em relação à Base Nacional Comum Curricular?
Acreditamos que todos os alunos e alunas, independentemente da região onde vivem ou de sua condição socioeconômica, têm o direito de aprender. É isso que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) busca garantir ao definir os conhecimentos e as habilidades essenciais de cada etapa da vida escolar - da Educação Infantil ao Ensino Médio.  A Base funciona como uma espinha dorsal para outras políticas importantes e pode ajudar a garantir um maior alinhamento entre os currículos, os materiais didáticos, a formação dos professores e as avaliações - o que facilita muito o processo de ensino e aprendizagem dentro de cada escola no país. Além disso, a Base ajuda os pais e a sociedade a cobrar das escolas e dos governos o direito de aprendizagem das crianças. Esses direitos não estavam explicitados de forma tão clara. Agora, todos sabemos aquilo que os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental têm direito de aprender ao final de cada ano, em cada disciplina. Conheça mais clicando aqui!
Vocês fundaram o Movimento pela Base?
A Fundação Lemann faz parte do Conselho e atua como secretaria-executiva do Movimento pela Base, um grupo plural e suprapartidário, formado por 65 pessoas físicas e 11 instituições de diferentes naturezas e um objetivo em comum: garantir a qualidade da Base Nacional Comum Curricular.

Lideranças: colaborando com pessoas

Os avanços sociais e as mudanças que o Brasil precisa só acontecerão com gente talentosa e comprometida. Estamos apoiando milhares de pessoas que sonham, colocam a mão na massa e se comprometem com o desenvolvimento do país.

Tire suas dúvidas!

Quais apoios a Fundação Lemann oferece a lideranças?
Apoiamos pessoas que querem e trabalham para o país avançar com pluralidade, integridade e muita motivação. Em nossas redes como Lemann Fellowship, Talentos da Saúde e Lideranças Públicas, estas pessoas podem se preparar cada vez mais para lidar com desafios complexos. São talentos e lideranças com trajetórias e visões de mundo diversas. O que elas têm em comum? O compromisso com a transformação social. Para conhecer todos os nossos programas clique aqui.
O que é o programa Lemann Fellowship?
O Programa Lemann Fellowship é uma das iniciativas da Fundação Lemann para apoiar pessoas que buscam soluções para os principais desafios do Brasil. O programa oferece bolsas de pós-graduação em universidades no exterior como Harvard, Stanford, Columbia e Yale. Além disso, os participantes têm acesso a uma rede de pessoas comprometidas com o país e que estão dispostas a trocar experiências para gerar impacto no Brasil!  
O que é a rede Talentos da Saúde?
Criado em 2017, o programa reúne médicos, enfermeiros, gestores e outros profissionais ligados à área da saúde para debater os principais desafios do Brasil e pensar em novas iniciativas para enfrentá-los.
E o programa de apoio a lideranças públicas?
Em parceria com a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), selecionamos e apoiamos lideranças que querem transformar o país por meio de atuação no setor público. Formações sobre integridade, conversas com especialistas em políticas públicas e um curso sobre campanhas eleitorais fazem parte do programa.
Vocês apoiam políticos e candidatos em suas redes?
Nós somos apartidários. A Fundação Lemann colabora com centenas de talentos e organizações que acreditam e trabalham por um Brasil melhor. Nesse sentido, é fundamental dialogar com todos os governos e partidos e também com pessoas com diferentes visões de mundo e trajetórias. Nas eleições 2018, tivemos diversas pessoas das nossas redes de Lemann Fellows e Líderes Públicos (programa realizado em parceria com a RAPS) concorrendo a cargos políticos. Nós não apoiamos nenhum partido político, candidatura ou campanha eleitoral, mas sabemos os desafios e a polarização que o país enfrenta neste momento. É urgente unir a sociedade, defendendo cada vez mais a democracia e encontrando novos caminhos para o diálogo. E ficamos felizes em perceber que existem milhares de brasileiros olhando e construindo esse horizonte. Você pode conhecer mais sobre o nosso posicionamento em relação às eleições e candidatos políticos clicando aqui.
Vocês ajudaram a eleger deputados nas últimas eleições?
Não. A Fundação Lemann não se envolve com campanha política. Valorizamos nosso apartidarismo e independência e não apoiamos, nem apoiaremos nenhum partido, coligação ou grupo político, mesmo de membros de nossas redes ou de programas de desenvolvimento.
Vocês interferem nos posicionamentos dos líderes eleitos?
Não. Não estamos envolvidos nos mandatos e nas decisões dos deputados eleitos. Não existe uma agenda de interesses da Fundação Lemann sendo cumprida pelos deputados. Acreditamos no livre pensar e na autonomia de cada indivíduo apoiado.  Alguns desses deputados e deputadas foram eleitos assumindo com seus eleitores compromissos em temas de convergência com os da Fundação Lemann, como a priorização da Educação. Ainda assim, como cada um conduz o assunto no plenário é de responsabilidade e autonomia próprias. Acreditamos na democracia e na importância de ter pluralidade de trajetórias e visões de mundo para discutir o futuro e os desafios do Brasil, que são também diversos e bastante complexos.

Parcerias: ninguém chega lá sozinho

A Fundação Lemann sabe que ninguém chega lá sozinho e apoia centenas de organizações comprometidas com os desafios sociais que enfrentamos. Trabalhamos para fortalecer esses parceiros, criar pontes entre as organizações, contribuir com o terceiro setor e conectar soluções que vão ajudar o Brasil.

Tire suas dúvidas!

Como ser parceiro da Fundação Lemann?
Eba, ficamos felizes pelo interesse em parcerias! Buscamos apoiar organizações e iniciativas que causam impacto social positivo, tendo o compromisso com um país melhor e sonhando ao nosso lado. Para ser parceiro da Fundação Lemann é preciso inscrever-se no nosso edital. Em 2019, devemos abrir novos processos seletivos. Fique de olho!
Quais os critérios de apoio da Fundação Lemann?
A Fundação Lemann apoia diversos tipos de projetos e organizações. O que buscamos é iniciativas alinhadas à nossa missão e com potencial de impactar muitas vidas ou provocar mudanças em escala.

Compartilhe

Veja também