Conteudo Cabeçalho Rodape

Em novembro de 2019, lançamos um desafio e uma oportunidade para educadores de todo o Brasil: que tal começar 2020 com uma biblioteca novinha? No concurso "Feliz Biblioteca Nova", professores, gestores escolares e profissionais da educação concorreram a obras de didáticas específicas, ensino híbrido, planejamento, práticas pedagógicas e muito mais.

Para participar, era só completar a frase: "Ter uma Biblioteca Essencial do professor me ajudará a...". Recebemos mais de 5 mil inscrições e as respostas foram avaliadas por bancas diversas de educadores da Rede Conectando Saberes. Agora, vamos presentear os 27 vencedores — um de cada estado do Brasil.

Conheça os vencedores e suas frases!

  1. 01

    Acre - Raiza Lira da Silva

    "(...) repensar minha prática docente no cotidiano da sala de aula."
  2. 02

    Alagoas - Rayza Krys Rodrigues de Souza Barbosa

    "(...) expandir os meus horizontes pessoais e profissionais para que eu possa através da apropriação dos conhecimentos, objetivá-los junto aos meus alunos para que eles possam ser agentes transformadores da realidade social, concreta e objetiva, na qual estão inseridos."
  3. 03

    Amapá - Janaina Pacheco da Costa

    "(...) promover a educação dinâmica, lúdica e democrática."
  4. 04

    Amazonas - Carlos Henrique Litaiff

    "(...) fazer diferença na vastidão infinita da minha Amazônia."
  5. 05

    Bahia - Aidê Deise

    "(...) informar, Formar e transformar vidas através da leitura."
  6. 06

    Ceará - Larissa de Santiago Silva

    "(...) aprender para além do que conheço e compreendo. O conhecimento permite aperfeiçoar o que sabemos, aprender sobre o novo, possibilitando aos alunos que eles tenham a aula como uma experiência inigualável."
  7. 07

    Distrito Federal - Cláudio Márcio Pereira dos Reis

    "(...) a aprimorar como ser pensante, formador de opiniões e educador, possibilitando-me uma intervenção de qualidade no Processo de Ensino Aprendizagem no sentido da formação voltada a cidadania dos meus alunos."
  8. 08

    Espírito Santo - João Lucas de Oliveira

    "(...) compreender e refletir que a formação continuada do Professor(a) é importante para mantermos um novo ciclo de ensino e aprendizagem junto aos espaços acadêmicos no nosso ecossistema escolar."
  9. 09

    Goiás - Beatriz Machado do Nascimento

    "(...) criar diálogos de mundo entre as minhas práticas educativas com os saberes direcionados ao mundo dos educandos, resgatando neles o desejo de estar na escola e de aprender de forma significativa."
  10. 10

    Maranhão - Fernanda Marília Carolina Araújo

    "(...) conectar pessoas de diversas idades para que todas consigam perceber a importância da Educação Ativa não só no ambiente educacional, mas em todas as fases da vida."
  11. 11

    Mato Grosso - Katia Souza Silva

    "(...) conquistar três sonhos: oportunizar crescimento profissional a minha equipe, promover aprendizagem aos nossos alunos e a mobilizar nossa comunidade em relação a importância da Educação."
  12. 12

    Mato Grosso do Sul - Reginaldo Vrech Vantini

    "(...) adquirir novos saberes, que se tornam pertinentes ao trabalho docente e que podem apontar caminhos e metodologias mais adequadas para aprendizagem."
  13. 13

    Minas Gerais - Rafael Rigolon

    "(...) renovar meu arcabouço metodológico e a reencontrar aquele professor inovador que está escondido em mim."
  14. 14

    Pará - Keila Silva

    "(...) atuar como propagadora, replicadora, inspiradora e estimuladora do conhecimento, repassando essa luz a professores e, consequentemente, a outros alunos da nossa pequena cidade."
  15. 15

    Paraíba - Nadjja Almeida Faustino

    "(...) ter mais conhecimentos teóricos que vão fundamentar minhas práticas, pois sabendo da importância da articulação entre teoria e prática, percebemos a grande relevância em termos acesso a materiais de qualidade para acrescentar conhecimentos em nossa constante formação."
  16. 16

    Paraná - Nelson Pereira

    "(...) ter ideias novas para oferecer um ensino digno para aqueles que necessitam de uma educação justa sem preconceito de classe social."
  17. 17

    Pernambuco - José Alves de Siqueira

    "(...) me aperfeiçoar na minha prática docente.Porque a glória do ensinar vem da virtude do aprender."
  18. 18

    Piauí - Márcia Ribeiro Silva Fernandes

    "(...) compreender o Ser Professor que existe em mim, por meio das lentes de outro Ser Professor, refletindo sobre a realidade e as possibilidades de transformar a minha prática docente e pedagógica de modo a atender as demandas atuais e futuras voltadas ao processo de aprendizagem."
  19. 19

    Rio de Janeiro - Gisele Américo Soares

    "(...) ter uma biblioteca essencial do professor me ajudará a desenvolver inovações pedagógicas na busca por inspirar e transformar a minha vida e a vida dos meus alunos."
  20. 20

    Rio Grande do Norte - Marcelo Nóbrega Nunes

    "(...) contribuir para a mudança que a educação brasileira precisa para garantir a qualidade das aprendizagens na escola, cuja formação continuada do professor se faz indispensável."
  21. 21

    Rio Grande do Sul - Johnatan R. K. Rauber

    "(...) ter uma Biblioteca Essencial do Professor me ajudará a…. Revisitar minha formação para que, através da ação e reflexão, possa colocar em prática a transformação que tanto precisamos e queremos!!!"
  22. 22

    Rondônia - Leide Daiane Nogueira Santos

    "(...) planejar e executar com excelência as aulas que compõem a minha rotina escolar. Além disso poderei compartilhar os livros com meus colegas de profissão, para termos o embasamento necessário para alavancar projetos escolares e auxiliar nossos alunos na busca pelo conhecimento."
  23. 23

    Roraima - Rutemara Florêncio

    "(...) construir aulas mais interativas, criativas e com aprendizagens significativas tanto para os alunos quanto pra mim."
  24. 24

    Santa Catarina - Robson Fernandes

    "(...) tornar as práticas pedagógicas autônomas, emancipadas, livres e com efervescência de saberes. Estudantes e professores que se movimentam para crescerem juntos e convictos de que só a leitura quebra os grilhões da ignorância."
  25. 25

    São Paulo - Denise Karen Medeiros Araujo

    "Ter uma biblioteca essencial do Professor me ajudará a mais do que construir novos conhecimentos e aprendizagens, reconstruir os saberes, tecer diálogos, repensando sempre a prática, ampliando possibilidades e percorrendo novos caminhos que só a leitura, obtendo a Biblioteca Essencial do Professor proporcionará essa formação continuada, indispensável na trajetória do Educador."
  26. 26

    Sergipe - Robson da Silva Gois

    "(...) me preparar para enfrentar o desafio de ser educador nos dias de hoje é aumentar minhas chances de êxito na formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade."
  27. 27

    Tocantins - Sabrinna Aparecida Rezende Macedo

    "Ter uma Biblioteca Essencial do Professor me ajudará a repensar minhas posturas e minhas estratégias de ensino tendo em vista uma aprendizagem mais eficaz dos meus alunos, pois por mais que as vezes sintamos a necessidade de modificar e de inovar, nem sempre sabemos por onde começar. Essa biblioteca tem tudo para ser esse ponto de partida para uma nova práxis pedagógica capaz de transformar a realidade através da união entre teoria e prática."

Aos vencedores

Estamos entrando em contato com vocês pelo e-mail utilizado para a inscrição. Fiquem de olho em suas caixas de entrada e também no Spam.

Temas

Educação

Veja mais sobre a Fundação Lemann

ver todas as publicações