Conteudo Cabeçalho Rodape
13 maio 2020 | 08h00

Aprendendo Sempre: iniciativas de educação não presencial

Objetivo é garantir oportunidades a todos os alunos em tempos de isolamento social, devido à pandemia, e reduzir o impacto da crise no aprendizado

Mais de 20 organizações da sociedade civil se uniram em uma Coalizão para disponibilizar a plataforma Aprendendo Sempre, que concentra e dá acesso a uma série de recursos de aprendizagem não presencial de qualidade, gratuitos e selecionados por especialistas.

Em diferentes formatos, suportes e formas de acesso, esse conjunto de iniciativas já está no ar e pode ser conferido na plataforma aprendendosempre.org. Nela, há recursos para apoiar professores, gestores, famílias e alunos, com soluções por etapa de ensino e área de conhecimento, atividades práticas, videoaulas, cursos e até dicas de rotinas de estudo. Tudo gratuito e alinhado à Base Nacional Comum Curricular.

Para facilitar e engajar, também estão indicados na plataforma conteúdos orientadores e experiências práticas de educadores e gestores, que já estão conseguindo lidar com o desafio de promover o aprendizado de forma não presencial.

O objetivo da Coalizão não é substituir a vivência da escola, as salas de aulas e o trabalho dos professores, tão fundamental. Mas reduzir o impacto deste momento desafiador, garantindo recursos e conteúdo de qualidade durante o isolamento social, que poderão ser utilizados por professores e escolas também após o retorno às aulas.

Como parte do trabalho, o grupo de parceiros da iniciativa também busca trazer contribuições e insumos práticos para que Secretarias de Educação possam implementar as estratégias, buscando uma maior equidade ao acesso dos estudantes.

Muitas dessas organizações já atuam em cooperação com secretarias em todo o território nacional e isso deve facilitar o trabalho.

Acesse e conheça a Plataforma Aprendendo Sempre e seus recursos: aprendendosempre.org.

Saiba mais também sobre as 20 organizações parceiras na iniciativa:
BID
CIEB
CEIPE
Ensina Brasil
Fundação Lemann
Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Fundação Roberto Marinho
Fundação Telefônica Vivo
Imaginable Futures
Instituto Alana
Instituto Ayrton Senna
Instituto Bei
Instituto Natura
Instituto Península
Instituto Rodrigo Mendes
Instituto Itaú Social
Instituto Sonho Grande
Ismart
Grupo Globo
Movimento Colabora
Movimento pela Base
Nova Escola
Portal Iede
Porvir
UNICEF

Sobre a Coalizão
Devido ao contexto do isolamento social e o consequente fechamento das escolas, mais de 20 organizações da sociedade civil têm se articulado, semanalmente, para apoiar as redes de ensino. Além da plataforma Aprendendo Sempre, está em desenvolvimento o programa Vamos Aprender (videoaulas pela TV), estudos sobre o impacto da queda na arrecadação nos orçamentos das secretarias de educação e está em negociação, com empresas de telecomunicação, a isenção de cobranças para acesso à internet em aplicativos educacionais.

Mais informação:
Analítica Comunicação
Rení Tognoni – reni@analitica.inf.br
Juliana Neves - juliana.neves@analitica.inf.br
Julia Rezende – julia.rezende@analitica.inf.br

Approach
Flavia Dratovsky - Gerência de Comunicação - flavia.approach@frm.org.br

Compartilhe

Veja também