9 fevereiro 2017 | 10h00

Como engajar 1 milhão de professores diariamente

Quando uma organização não governamental brasileira adotou uma estratégia diferente para gerar mudanças a partir da educação

A atenção ao contexto educacional é fundamental para a implementação de projetos e políticas públicas no setor. Desde 2015, a Fundação Lemann tem intensificado suas ações com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre o dia a dia das escolas, dos educadores e dos alunos. Um dos maiores aprendizados, e que tem guiado uma série de ações da instituição, é que os professores precisam ser ouvidos e também participar da construção de políticas públicas. Eles se sentem excluídos do debate sobre o futuro da educação no país e, não à toa, muitas políticas públicas são ineficientes, não condizem com a prática de sala de aula ou não são aplicadas quando chegam à ela.

Com o objetivo de facilitar este diálogo entre os educadores e o poder público, a Fundação Lemann realizou pesquisas, imersões em escolas e criou e mantém a página Conselho de Classe no Facebook, um canal exclusivo para o diálogo e a oferta de conteúdo qualificado para professores e gestores escolares. Neste canal, propõe debates diários com mais de 430 mil professores sobre temas que vão de inovação e uso de tecnologias educacionais à gestão escolar, boas práticas e políticas públicas.

Patrimônios da educação e do jornalismo no Brasil, as revistas Nova Escola e Gestão Escolar, que possuem mais de 30 anos de história números de alcance significativos, foram assumidas pela Fundação Lemann no final de 2015. Nova Escola é a maior plataforma de conteúdo e serviços para professores e gestores escolares do país. Atualmente, ela tem 120 mil assinantes, três portais online com 2.5 milhões de visitantes únicos mensais, e duas páginas no Facebook que somam 1.3 milhões de fãs. Podcasts, listas de transmissão no WhatsApp, newsletters e clubes de leitura são outras ações que Nova Escola realiza para se comunicar com os educadores. O Brasil tem 2 milhões de professores e a marca Nova Escola é reconhecida amplamente em todo o território nacional.

Como resultado desses esforços estrategicamente conectados e que envolvem educadores em diferentes frentes, a Fundação Lemann apoiou os 27 Seminários Estaduais sobre a BNCC, realizados por Undime e Consed, e ajudou a mobilizar cerca de 9 mil professores, coordenadores e estudantes para debater a construção do documento que deverá alinhar as expectativas do que todo aluno no Brasil deverá ter o direito de aprender, orientando a construção de currículos em estados e municípios. Todas as contribuições vindas dos Seminários foram sistematizadas por essas entidades e geraram um relatório entregue ao Ministério da Educação. Além disso, a Fundação Lemann mobilizou audiências públicas inéditas no Senado e na Câmara Federais com a participação direta de educadores nos assentos de fala, envolvendo as Comissões de Educação das duas casas mais importantes do Governo Federal, em  Brasília (DF).

Em 2017, este trabalho continuará crescendo e a primeira grande iniciativa do ano é a participação da Fundação Lemann no SXSWedu 2017, em Austin, Texas (EUA). Junto com a Nova Escola, ela apresentará o painel "Como engajar mais de 1 milhão de professores todos os dias, escolhido por voto popular e pela organização do evento. "Queremos compartilhar nossos aprendizados nesta edição do SXSWedu e também dar visibilidade a estes profissionais. Um grupo de 11 professores de escolas públicas brasileiras estará conosco no evento. É a primeira vez que a grande maioria deles sai do país e estamos muito felizes em proporcionar esta experiência", conta Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann, entidade sem fins lucrativos e familiar fundada em 2002 por Jorge Paulo Lemann, trabalha para que todas as crianças brasileiras tenham uma educação pública de qualidade e para criar uma rede de pessoas talentosas que se dediquem a resolver os principais problemas sociais brasileiros. Para atingir este objetivo, a Fundação Lemann desenvolve programas que impactam milhões de alunos de escola pública em todo o Brasil e apoia instituições de excelência que trabalhem por um país mais justo e avançado.