19 abril 2021 | 16h00

Formar: Joinville adere ao programa de gestão educacional

O programa Formar, criado pela Fundação Lemann, trabalha com 27 redes públicas, englobando 3,5 mil profissionais de educação e 1,1 milhão de alunos

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville conta agora com um importante parceiro para o aprimoramento da gestão educacional. A cidade ingressou no programa Formar, especializado no aperfeiçoamento da gestão de redes públicas de educação no Brasil por meio do acompanhamento de políticas educacionais locais e a troca de experiências entre os seus participantes, que envolvem 27 redes estaduais e municipais e mais de 3,5 mil profissionais.

Os trabalhos começaram na manhã desta terça-feira (12), quando consultores do projeto e gestores da Rede Municipal de Joinville participaram de uma reunião para alinhar os próximos passos do projeto.

Neste primeiro estágio da parceria, os consultores em educação do Formar fazem o diagnóstico da gestão pedagógica e administrativa da rede de Joinville. Em seguida, começa o apoio na definição ou revisão de objetivos estratégicos, com o fortalecimento do que já foi construído na cidade e a execução de um Plano de Ação.

Também são trazidas experiências de fora, levando em conta o acervo de projetos de sucesso que o Formar ajudou a criar em todas as regiões Brasil. Ainda estão previstas ofertas de cursos, workshops e oficinas de formação para os diversos atores da rede, a partir das necessidades identificadas no diagnóstico de gestão, formação em serviço para lideranças, técnicos das redes e equipes das escolas, além de mentoria e troca de práticas entre as lideranças das redes de ensino.

"A parceria com o Formar contribui para o aprimoramento das nossas políticas educacionais em áreas essenciais como formação de professores, avaliação, currículo e acompanhamento pedagógico. A troca de experiências e conhecimento vão contribuir para que a educação de Joinville atinja patamares ainda mais altos de qualidade", diz Diego Calegari Feldhaus, secretário municipal de educação de Joinville.

Os dados da Rede Municipal de Educação de Joinville foram primordiais para a cidade fazer parte desta edição do programa.

"Quando vemos os dados de Joinville, eles encantam quem trabalha com políticas educacionais. O sonho de qualquer consultor é estar com Joinville", elogia Marléa Ramos Alves, consultora do Formar.

Programa Formar

O programa Formar, criado pela Fundação Lemann e operado pelo Instituto Gesto, atua em 27 redes públicas, englobando 3,5 mil profissionais de educação e 1,1 milhão de alunos. Segundo Breno Rodrigues, gestor de redes do programa Formar, o modelo de atuação é feito sob medida, de acordo com a realidade de cada cidade. O gestor explica que o Formar faz o acompanhamento constante de todas as estratégias implementadas nas redes.

"Tudo o que fazemos parte da premissa da co-construção, não trazemos nada completamente pronto, os municípios trabalham ao nosso lado em todas as ações. Nosso objetivo é garantir às crianças o direito a uma educação de qualidade, uma escola onde cada jovem aprende a transformar os seus sonhos em realidade", afirma.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa da Fundação Lemann