27 abril 2021 | 13h00

Fundação Lemann promove live sobre alfabetização na pandemia

O evento online contará com convidadas para falar sobre desafios e aprendizados do ensino remoto ou híbrido

O Dia Mundial da Educação é comemorado em 28 de abril há mais de 20 anos, desde que foi realizado o Fórum Mundial de Educação de Dakar, no Senegal. Para celebrar a data e engajar a sociedade nas discussões sobre a qualidade da educação na pauta nacional, a Fundação Lemann, o Instituto Natura e a Associação Bem Comum promovem uma live sobre alfabetização na pandemia nesta quarta-feira (28), às 17h30. A transmissão será realizada no Facebook da Fundação Lemann , com tradução em libras.

De acordo com a última pesquisa encomendada ao Datafolha pela Fundação Lemann, Itaú Social e Imaginable Futures, 69% dos pais e responsáveis dizem que os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental terão atraso em seu processo de alfabetização, com prejuízo ao seu aprendizado. Também mais de 50% das crianças não apresentam as habilidades e competências esperadas de leitura e escrita para serem consideradas plenamente alfabetizadas, conforme dados da última avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2019.

O evento contará com a moderação da influenciadora Lorena Carvalho, a professora Coruja. Participarão do debate Mara Mansani, vencedora do Prêmio Educador Nota 10 em 2014, na área de Alfabetização, com o projeto Escrevendo com Lengalenga; Marcia Ferri, gerente de projetos no Instituto Natura, responsável pela Parceria para Alfabetização em Regime de Colaboração - PARC; e Fátima Melo, coordenadora pedagógica da Escola José de Matta e Silva, em Sobral (CE).

A campanha #EducaçãoéPotência

A live encerra a campanha da Fundação Lemann #EducaçãoéPotência, que conta histórias inspiradoras e mobiliza o público a compartilhar experiências de transformação real pela educação.

"A educação é uma potência transformadora. Para termos uma sociedade com menos desigualdades e mais possibilidades é essencial o acesso ao ensino de qualidade para todos e todas, pois educação é um direito constitucional. Com essa campanha, queremos reforçar a potência da aprendizagem, sem esquecer que precisamos seguir avançando", afirma Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann.

As histórias podem ser conferidas nas redes sociais da Fundação Lemann ( Twitter , Instagram , Facebook e LinkedIn). São narrativas de alunos, ex-alunos, pais e professores, como Lorena Carvalho, a influenciadora Professora Coruja , que decidiu pela carreira na educação inspirada em sua tia, pedagoga, e que hoje inspira mais de 100 mil seguidores nas redes sociais. Ou, ainda, o professor de inglês Sérgio Ramone Barbosa, de Caruaru (PE), que foi um dos escolhidos para desenvolver os materiais didáticos do Skills for Prosperity, iniciativa global do Governo britânico que estimula a aprendizagem da língua inglesa nas redes públicas de ensino no Brasil. O projeto é implementado por um consórcio de quatro organizações sem fins lucrativos liderado pela Fundação Lemann, incluindo a Associação Nova Escola, Instituto Reúna e British Council. Barbosa adaptou materiais didáticos de inglês do projeto de acordo com a realidade e cultura locais. O influenciador Victor Di Marco , referência no combate à discriminação contra pessoas com deficiência, também é um dos participantes da campanha.

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado.

Saiba mais em: fundacaolemann.org.br

Siga-nos nas redes: Twitter , Instagram , Facebook e LinkedIn

Sobre o Instituto Natura

O Instituto Natura é uma entidade social da Natura, criado em 2010 com o propósito de ampliar os investimentos em educação, realizados pela empresa desde 1995. A instituição apoia políticas públicas relacionadas a alfabetização e ensino médio, realizando iniciativas voltadas para a articulação do terceiro setor educacional e para o desenvolvimento das Consultoras de Beleza Natura. O investimento acontece por meio da venda dos produtos da linha Crer Para Ver, comercializada pelas Consultoras de Beleza Natura, sem lucro. Atualmente, o Instituto Natura atua em 22 estados, com iniciativas que envolvem mais de um 1,2 milhão de crianças e jovens por ano.

Saiba mais em: https://www.institutonatura.org/

Siga-nos nas redes: Instagram , Facebook e Youtube .

Sobre a Associação Bem Comum (ABC)

A Associação Bem Comum, fundada em 2018 é uma organização sem fins lucrativos que tem como propósito contribuir para o bem comum da sociedade brasileira, apoiando os gestores públicos na garantia das melhores e mais justas oportunidades de aprendizagem com foco na alfabetização das crianças.

Mais informações:

Analítica Comunicação