23 abril 2020 | 08h00

#PeloFuturoAgora reúne projetos de aprendizagem remota

Iniciativas têm objetivo de mitigar os impactos do isolamento social na educação e garantir que alunos sigam aprendendo e se desenvolvendo remotamente

Fundação Lemann, que atua em prol da garantia da educação pública e de qualidade há quase vinte anos, está trabalhando junto a mais de 30 organizações sociais para evitar o agravamento da desigualdade educacional durante este período em que as escolas estão fechadas, devido à pandemia da Covid-19, e assegurar que todos os alunos do Brasil tenham condições para seguir aprendendo e se desenvolvendo, ainda que remotamente.

As iniciativas, reunidas sob o compromisso #PeloFuturoAgora, não têm o objetivo de substituir as aulas presenciais, mas sim de oferecer recursos e suporte para minimizar os impactos do novo coronavírus na educação. “Nada substitui o trabalho do professor e a vivência em sala de aula, e isso torna o momento ainda mais desafiador, mas é vital
que busquemos medidas de redução de danos para os alunos, com materiais de qualidade pedagógica e de fácil acesso. Sabemos que não há uma única solução capaz de atender 100% dos estudantes, por isso trabalhamos junto a inúmeros parceiros, em diversas plataformas, para escalar o alcance e beneficiar o maior número possível de alunos”, diz Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.

Entre os projetos realizados pela Fundação Lemann e/ou por organizações sociais parceiras estão:

Aprendendo Sempre - Portal que oferece recursos educacionais para apoiar professores, gestores e famílias. Conta com uma curadoria para selecionar ferramentas e soluções gratuitas e inúmeras iniciativas que podem facilitar a
aprendizagem remota. A plataforma deve ser suporte para gestores escolares, professores, famílias e responsáveis pelos estudantes. Além da Fundação Lemann, a iniciativa conta com a participação de: Banco Interamericano de Desenvolvimento, Banco Mundial, CIEB, Ensina Brasil, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Rodrigo Mendes, Fundação Telefônica, Imaginable Futures, Instituto Natura, Instituto Península, Instituto Sonho Grande, Itaú Social, Instituto Sonho Grande, Movimento Colabora, Movimento Pela Base, Nova Escola, Oi Futuro, Portal Iede, Porvir, Todos Pela Educação e Unicef. Mais informações em: www.aprendendosempre.org

AprendiZap - Ferramenta disponibiliza conteúdos e exercícios via Whatsapp. Promovida pela Fundação 1Bi com a Fundação Lemann e a Imaginable Futures, é uma plataforma para que os estudantes possam aprender utilizando o WhatsApp. Como a maior parte dos planos básicos de operadoras concede acesso ilimitado ao Whatsapp, o AprendiZap tem potencial de chegar a milhares de alunos em todo o país, ampliando as condições de aprendizagem nesse momento. Os conteúdos são adaptados por educadores, alinhados à Base Nacional Comum Curricular, e trazem trilhas semanais de estudo para alunos do 6o ao 9o ano. Em menos de uma semana no ar, o AprendiZap já chegou a mais de 16 mil usuários. Mais informações em: www.aprendizap.com.br

YoutubeEdu - Playlists semanais de vídeos com conteúdo da Base Nacional Curricular. A campanha #FiqueEmCasa e Estude #Comigo oferece conteúdos complementares para alunos do Ensino Fundamental II e Médio. As playlists são baseadas em conteúdos já existentes na plataforma, organizados pelos professores da própria comunidade do
YoutubeEdu sob orientação pedagógica da Fundação Lemann. Acesse a campanha aqui: https://www.youtube.com/channel/UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg

Apoio às redes de ensino - Para redes de ensino estaduais e municipais, em parceria com a Imaginable Futures, a Fundação Lemann lançou um edital aberto, de inscrição voluntária por parte das redes. Cinco redes públicas de ensino selecionadas receberão suporte técnico ao longo de dois meses (com possibilidade de renovação). O apoio é personalizado conforme o cenário e as necessidades específicas de cada rede e o planejamento de todas as ações feito com a participação e envolvimento das equipes de cada rede. Mais detalhes sobre o programa aqui: https://fundacaolemann.org.br/noticias/apoio-tecnico-para-o-ensino-remoto-
processo-de-selecao

Simplifica - É o programa criado pelo Amplifica e a Sincroniza, em parceria com a Fundação Lemann e a Imaginable Futures, para criar experiências pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular mediadas pela tecnologia para os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais. A iniciativa utiliza plataformas e ferramentas do Google Sala de Aula para que diversos professores do Brasil, que no momento trabalham remotamente, possam utilizá-las em seus contextos educacionais. Mais informações em: https://www.amplifica.me/simplifica/

Centro de Mídias - Com a finalidade de promover a equidade, a Fundação Lemann também tem apoiado iniciativas que viabilizam atividades pedagógicas não presenciais por meio de diversas plataformas. Um exemplo é o Centro de Mídias da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que oferece canais de televisões e aplicativos. https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Sobre a Fundação Lemann
A Fundação Lemann tem como compromisso o Brasil e sua gente. Acredita que as pessoas são o bem mais valioso do país e que, para alcançar um salto de desenvolvimento com equidade e qualidade, é preciso garantir um sistema educacional coerente e focado na garantia da aprendizagem. Entende como igualmente relevante o reconhecimento, apoio e desenvolvimento de lideranças comprometidas com a resolução dos grandes desafios sociais existentes. Para isso, investe em iniciativas de larga escala e trabalha em parceria com governos e outras entidades da sociedade civil, apoiando iniciativas de impacto na aprendizagem de todos os alunos, além de investir na atração, conexão e desenvolvimento profissional dessas lideranças. Fundada em 2002, é uma organização familiar, independente e sem fins lucrativos.

Mais Informações:
Rení Tognoni – reni@analitica.inf.br – 11 99151-6164