6 abril 2020 | 08h00

Plataforma reúne conteúdo para professor, gestor e família

Fundação Lemann se une a parceiros para lançar o portal Aprendendo Sempre

Em tempos de isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19, a educação tem sido uma das áreas mais afetadas, acarretando um obstáculo ainda maior para que crianças e adolescentes continuem aprendendo e se desenvolvendo. Por isso, a Fundação Lemann, que já atua em prol da garantia da educação pública e de qualidade para todos e todas há quase vinte anos, está trabalhando junto a outras organizações sociais para assegurar que todos os alunos tenham condições para seguir aprendendo e se desenvolvendo, ainda que remotamente, durante este período em que as escolas estão fechadas.

O desafio de atingir os alunos fora da sala de aula é imenso e as iniciativas não têm o objetivo de substituir as aulas presenciais - nada equivale ao professor e a vivência social e ambiente de desenvolvimento individual e proporcionado pela escola, mas sim de oferecer recursos e suporte para minimizar os impactos do novo coronavírus na educação.

O portal “Aprendendo Sempre” (https://aprendendosempre.org/), criado coletivamente pelas organizações Fundação Lemann, Cieb (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), Itaú Social, Movimento pela Base, Instituto Natura, Instituto Península, Porvir, Unicef, Instituto Sonho Grande, Fundação Telefônica Vivo, Oi Futuro, Nova Escola e Ensina Brasil, reúne em um só canal várias soluções, materiais pedagógicos e ferramentas em apoio à continuidade dos estudos e à experiência de aprendizagem.

A plataforma é de fácil acesso e seu conteúdo será atualizado constantemente pelo tempo que for necessário. Os materiais e orientações pedagógicas do site são gratuitos e alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), referencial indispensável para conhecimentos e habilidades a serem considerados no aprendizado de todos os alunos. No “Aprendendo Sempre”, os materiais podem ser acessados conforme o interesse do usuário (Professores, Gestores e Famílias) e também por área:

● Ferramentas – que reúne uma série de dicas sobre aplicativos, sites, campanhas e canais digitais com atividades que podem ser feitas a distância;

● Recomendações – dicas para gestores e professores criarem espaço virtual de aprendizagem;

● Experiências – cases e histórias de experiências virtuais de estudos;

● Agenda – previsão de cursos, seminários, palestras e debates online.

“Nada substitui o trabalho do professor e a vivência em sala de aula e isso torna o momento ainda mais desafiador, mas é vital que busquemos medidas de redução de danos para os alunos, com materiais de qualidade pedagógica e de fácil acesso, enquanto seguimos juntos na proteção às vidas e à saúde para garantir o retorno de todos com segurança às escolas o mais breve possível”, diz Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.

O usuário também pode solicitar informações ou conteúdos específicos que gostaria de ter acesso, ou, ainda, compartilhar materiais, pelo canal de contato da plataforma: contato@aprendendosempre.org.br.

SOBRE A FUNDAÇÃO LEMANN

A Fundação Lemann tem como compromisso o Brasil e sua gente. Acredita que as pessoas são o bem mais valioso do país e que, para alcançar um salto de desenvolvimento com equidade e qualidade, é preciso garantir um sistema educacional coerente e focado na garantia da aprendizagem. Entende como igualmente relevante o reconhecimento, apoio e desenvolvimento de lideranças comprometidas com a resolução dos grandes desafios sociais existentes. Para isso, investe em iniciativas de larga escala e trabalha em parceria com governos e outras entidades da sociedade civil, apoiando iniciativas de impacto na aprendizagem de todos os alunos, além de investir na atração, conexão e impulsionamento profissional dessas lideranças. Fundada em 2002, é uma organização familiar, independente e sem fins lucrativos.

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Angela Nunes (assessoriadeimprensa@fundacaolemann.org.br)