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Os estudantes da rede municipal de ensino de Guarani (MG) contam a partir de 10 de agosto de 2020 com uma programação educativa diária, que será compartilhada diariamente por meio do aplicativo WhatsApp, em complemento ao EducaEMCASA Guarani. A implementação do projeto é parte das iniciativas da Secretaria Municipal de
Educação, Cultura e Desporto de Guarani/MG para mitigar os impactos da pandemia na educação pública e oferecer aos estudantes alternativas de aprendizagem não presencial. Serão disponibilizados materiais didáticos aos estudantes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A iniciativa é resultado de uma parceria do município com o projeto Vamos Aprender, que foi desenvolvido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com apoio da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e da Unesco. O Vamos Aprender disponibiliza, gratuitamente, programas educativos para redes de ensino com conteúdo dirigido a estudantes de todas as etapas da educação básica: Educação Infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O conteúdo oferecido conta com parceria de várias instituições, como Canal Futura, Khan Academy, MultiRio, entre outras, que disponibilizaram gratuitamente seus materiais pedagógicos.

No total, são 320 programas pedagógicos disponíveis, que envolvem desde vídeos interativos, com conteúdo didático e exercícios, até textos e orientações. Todas as áreas de conhecimento são contempladas no conteúdo.

Como o conteúdo será exibido
A programação diária será enviada de acordo com o planejamento do professor diariamente via WhatsApp, no turno em que o aluno estaria na escola, mas o material poderá ser assistido ao longo do dia.

“O projeto Vamos Aprender vem de encontro à necessidade de nos reinventarmos nesse momento, enquanto educadores e escolas, e buscarmos formas criativas e com material de qualidade que possam garantir a continuidade da aprendizagem de nossas crianças. Escola e família, mais do que nunca, têm que unir esforços para juntos construírem o melhor que puderem, com as ferramentas que dispõem no momento.

Com foco na segurança de nossas crianças, buscamos estratégias diversas para mantê-las em casa, mas conectadas com a escola e com o processo ensino-aprendizagem”, comenta Magda Valéria Fagundes Soares, Secretária Municipal de Educação de Guarani/MG.

O diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, destaca a importância de oferecer alternativas de ensino não presencial na pandemia: “É um importante passo para que o ensino remoto alcance todos os estudantes, como aqueles que não têm acesso à internet. É importante que os alunos brasileiros continuem aprendendo e se
desenvolvendo durante o isolamento social”, diz Mizne.

A presidente do CIEB, Lucia Dellagnelo, reforça a necessidade de utilizar a tecnologia neste momento. "É muito importante apoiarmos as redes de ensino na oferta de conteúdos educativos que possam ser disponibilizados aos estudantes por TV e/ou plataformas digitais. Diversas tecnologias devem ser utilizadas para viabilizar a continuidade do processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia. As escolas podem estar fechadas, mas a aprendizagem deve continuar!", diz Lucia.

“Temos que garantir o apoio à educação a todos sempre, especialmente neste cenário. Vamos Aprender será disponibilizado para que crianças e jovens de todos os segmentos escolares, suas famílias e educadores tenham acesso a recursos educacionais de qualidade pela TV e plataformas digitais das Secretarias de Educação. A TV está ao alcance da maioria e aqueles que tiverem internet poderão acessar conteúdos complementares”, diz Mônica Pinto, gerente de desenvolvimento institucional da FRM.

Sobre a Fundação Lemann
A Fundação Lemann tem como compromisso o Brasil e sua gente. Acredita que as pessoas são o bem mais valioso do país e que, para alcançar um salto de desenvolvimento com equidade e qualidade, é preciso garantir um sistema educacional coerente e focado na garantia da aprendizagem. Entende como igualmente relevante o reconhecimento, apoio e desenvolvimento de lideranças comprometidas com a resolução dos grandes desafios sociais existentes. Para isso, investe em iniciativas de larga escala e trabalha em parceria com governos e outras entidades da sociedade civil,
apoiando iniciativas de impacto na aprendizagem de todos os alunos, além de investir na atração, conexão e desenvolvimento profissional dessas lideranças. Fundada em 2002, é uma organização familiar, independente e sem fins lucrativos.

Sobre a Fundação Roberto Marinho
A Fundação Roberto Marinho inova, há 40 anos, em soluções de educação para não deixar ninguém para trás. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem. Atua em
soluções de educação, com foco em correção de fluxo e projeto complementar, e na inclusão de jovens no mundo do trabalho. Seus projetos atuam de forma integrada a diversas outras ações relacionadas às 10 competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando contribuir para uma sociedade mais ética, inclusiva, sustentável e solidária. Mais informações em: www.frm.org.br.

Sobre o CIEB
O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que apoia as redes públicas de ensino básico a realizar uma transformação sistêmica nos processos de aprendizagem, gerando mais qualidade para a educação, por meio do uso eficaz das tecnologias digitais. Desenvolvemos conceitos e
ferramentas para gestores públicos, promovemos atividades de formação e oferecemos apoio técnico a estados e municípios. www.cieb.net.br

Sobre a UNESCO no Brasil

A Representação da UNESCO no Brasil, localizada em Brasília (DF), é um escritório nacional da região da América Latina, que, oficialmente, iniciou seu trabalho no país em 19 de junho de 1964. Seu principal objetivo é auxiliar a formulação e a operacionalização de políticas públicas em sintonia com as estratégias acordadas entre os Estados-
membros da UNESCO. A atuação da UNESCO ocorre por intermédio de projetos de cooperação técnica em parceria com diversas instâncias governamentais e com setores da sociedade civil, na medida em que seus propósitos venham a contribuir para as políticas públicas que estejam alinhadas com o desenvolvimento sustentável.
• Marco de Parceria para o Desenvolvimento Sustentável, Brasil, 2017-2021 (UNDAF)

Mais Informações sobre o Vamos Aprender:
Rení Tognoni – reni@analitica.inf.br – 11 99151-6164
Juliana Neves – juliana.neves@analitica.inf.br – 11 97320-4048
Julia Rezende – julia.rezende@analitica.inf.br
Marcos Fantini – marcos.fantini@analitica.inf.br

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