14 outubro 2020 | 12h00

Release 23ª Edição do Prêmio Educador Nota 10

Marcado para o dia 27 de outubro, evento será transmitido pelo Futura na TV, no Futura Play, no YouTube e no Facebook

O Prêmio Educador Nota 10, maior e mais importante prêmio da Educação Básica brasileira, terá uma cerimônia de premiação diferente neste ano. Em razão do distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, a tradicional celebração dos professores e os anúncios dos vencedores do grande prêmio de Educador do Ano e da votação popular #EsseProjetoé10 vão acontecer em um programa de TV, com exibição multiplataforma. Marcado para o dia 27 de outubro, das 15h às 16h30, o Prêmio será transmitido ao vivo no Futura, no Futura Play, nos perfis do canal no YouTube e no Facebook. O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho.

“Este é um dos mais importantes prêmios do país, e somos parceiros históricos da premiação por termos convicção de que a valorização do professor tem papel fundamental no investimento em educação. A oportunidade de exibir a cerimônia em múltiplas telas, diante desse contexto da pandemia, amplifica seu alcance, possibilitando que ainda mais gente conheça e se emocione com as iniciativas dos premiados”, diz Wilson Risolia, secretário geral da Fundação Roberto Marinho.

“Acreditamos que valorizar o professor passa também pela forma como a gente conta essa história, colocando luz na potência de cada educador. Somado a isso trazemos talentos Globo que ajudam a transbordar o assunto para além das salas de aula”, comenta Beatriz Azeredo, diretora de Valor Social da Globo.

Também em função da Covid-19 e seus impactos diretos na educação, excepcionalmente nesta edição, só foram aceitas inscrições de projetos desenvolvidos em 2019. Aqueles realizados em 2020 poderão concorrer na próxima edição, em 2021. “Em meio a um ano atípico para todos,

principalmente para o ensino, entendemos que era necessário continuar apoiando de forma incondicional os professores. Os parceiros aceitaram encarar o desafio de vencer barreiras para realizar a edição deste ano do Prêmio. Estamos muito orgulhosos dos projetos recebidos, das iniciativas selecionadas e do caminho que trilhamos até aqui. Temos a certeza de que, assim como em outros anos, será uma cerimônia linda e muito emocionante. Seguimos juntos sempre, mesmo agora com o distanciamento social que o momento exige”, afirma Meire Fidelis, diretora Executiva da Fundação Victor Civita.

Com o tema “Professor, a profissão que forma todas as profissões”, a cerimônia de premiação, assim como nos anos anteriores, contará com diversas atrações de peso e performances musicais. Os detalhes do evento serão divulgados em breve.

Em sua 23ª edição, o Educador Nota 10 recebeu quase quatro mil inscrições de todos os estados brasileiros. Após análise minuciosa dos projetos, a Academia de Selecionadores elegeu os 50 finalistas e também os 10 vencedores deste ano. Cada um dos vencedores recebeu um vale-presente no valor de R$ 15 mil e R$ 1 mil para a escola onde foi realizado o projeto. O Educador do Ano, escolhido pela Academia de Jurados, receberá outro vale-presente, também no valor de R$ 15 mil.

Mais uma novidade deste ano é que os 50 finalistas desta e das últimas cinco edições do Prêmio ganharão três meses de acesso ao Globoplay para que possam usar conteúdo audiovisual como apoio para aulas não presenciais.

O Prêmio Educador Nota 10 reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país. Ao longo das últimas 23 edições foram recebidos mais de 75 mil projetos, e foram premiados 251 educadores, entre professores e gestores escolares, que receberam aproximadamente R$ 2,59 milhões.

O Prêmio tem o patrocínio da Fundação Lemann, SOMOS Educação e BDO e o apoio de Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef. Desde 2018, é associado ao Global Teacher Prize, prêmio internacional de educação, realizado pela Fundação Varkey.

Sobre a Abril

O Grupo Abril é um dos maiores e mais influentes grupos de Comunicação e Distribuição da América Latina. Desde a sua fundação, como uma pequena editora em 1950, busca tornar-se cada vez mais relevante para o Brasil e para os brasileiros, atuando na difusão de informação, educação e cultura, e contribuindo para o desenvolvimento do País. Hoje, por meio de suas holdings e empresas controladas, está presente nas áreas de Mídia, Gráfica, Distribuição e Logística. https://grupoabril.com.br/

Sobre a Globo

A Globo é uma das maiores empresas de mídia do mundo, produzindo 3.000 horas de entretenimento e 3.000 horas de jornalismo por ano no Brasil – são programas, séries, novelas e conteúdos jornalísticos que, todos os anos, são indicados ao International Emmy Awards. Atualmente, a Globo cobre 98.6% do território brasileiro, atingindo 99.6% da população com sua rede de 5 sedes e 117 afiliadas espalhadas pelo país. Mais de 90% da programação é original, o que faz da Globo a empresa que mais absorve no país artistas, autores, jornalistas e produtores. Atualmente, a empresa conta com aproximadamente 13 mil funcionários. A Globo mantém seu compromisso com a Educação, a Sustentabilidade e os Direitos Humanos, em ações voltadas aos temas, dentro e fora das telas. Para mais informações: www.redeglobo.com.br.

Sobre a Fundação Victor Civita

A Fundação Victor Civita foi criada em 1985 como uma das primeiras iniciativas brasileiras no campo social. Sua missão é valorizar o trabalho de professores e gestores, disseminando as melhores práticas da Educação Básica para auxiliar os educadores brasileiros a enfrentar os desafios de seu tempo. Em 1998, criou o Prêmio Educador Nota 10, o maior e mais importante prêmio da Educação Básica brasileira. Saiba mais em www.fvc.org.br.

Sobre a Fundação Roberto Marinho

A Fundação Roberto Marinho inova, há 40 anos, em soluções de educação para não deixar ninguém para trás. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem. Atua em soluções de educação, com foco em correção de fluxo e projeto complementar, e na inclusão de jovens no mundo do trabalho. Seus projetos atuam de forma integrada a diversas outras ações relacionadas às 10 competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando contribuir para uma sociedade mais ética, inclusiva, sustentável e solidária. Mais informações em: www.frm.org.br

Mais informações:

Prêmio Educador Nota 10 | Fundação Victor Civita