Universidades

Acreditamos que a educação transforma realidades e que formar lideranças comprometidas com o Brasil é essencial para construir um país mais justo e desenvolvido. Por isso, a Fundação Lemann tem parcerias estratégicas com algumas das melhores universidades do mundo, criando pontes entre talentos brasileiros e instituições de excelência global.

Nosso compromisso com a educação de qualidade se reflete em colaborações que vão além da concessão de bolsas: trabalhamos lado a lado com universidades de renome para ampliar o acesso de brasileiros a oportunidades acadêmicas e fomentar redes de impacto que tragam soluções inovadoras para os desafios do país, além do desenvolvimento de pesquisas.

Por meio dessas parcerias, apoiamos estudantes e profissionais que desejam se desenvolver em ambientes de alto nível, contribuindo para que retornem ao país preparados para liderar mudanças e impulsionar o desenvolvimento social.

Se você busca informações sobre bolsas e outras oportunidades, visite nossa página dedicada a esse tema.

Universidades parceiras

Lemann Fellowship

É uma iniciativa que apoia estudantes brasileiros que buscam soluções para os principais desafios do Brasil com oportunidades de estudo e pesquisa no exterior.
Apoiamos centros de pesquisa e oferecemos bolsas de estudos em algumas das melhores universidades do mundo. Confira a lista de universidades e cursos contemplados:

Columbia University

Mestrado no Teacher's College
Mestrado na School of International and Public Affairs (SIPA)
Mestrado na School of Journalism
Mestrado na School of Social Work
Mestrado na School of Public Health (Mailman)
Mestrado na School of Architecture, Preservation and Planning

Harvard University

Mestrado na Kennedy School of Government (HKS)
Mestrado na Graduate School of Education (HGSE)
Mestrado na Chan School of Public Health (Chan)
Mestrado na Graduate School of Design MBA na escola de Negócios (HBS)
Mestrado e PhD na School of Arts and Sciences (FAS)
Visiting Fellows e Scholars associados ao DRCLAS

Massachusetts Institute of Technology (MIT)

Mestrado em City Planning-MCP (DUSP)
Mestrado em Data, Economics, and Design of Policy (DEDP)
MicroMaster in Data, Economics, and Design of Policy (online)

Stanford University

Mestrado ou MBA+MA na Graduate School of Education
Visiting Fellows and Scholars Associados ao Lemann Center for Educational
Entrepreneurship and Innovation in Brazil

University of Oxford

Mestrado na Blavatnik School of Government (BSG)
Visiting Fellows and Scholars associados ao Lemann Foundation Programme

Chevening

Mestrado em universidades parceiras do programa no Reino Unido

Todo o processo seletivo é realizado pelas próprias universidades parceiras. Primeiramente, os interessados devem enviar a candidatura para o programa de pós-graduação desejado. Então, os candidatos aprovados no processo seletivo da universidade serão comunicados dos próximos passos para se candidatar para a bolsa Lemann Fellowship. A Fundação Lemann não recebe candidaturas diretamente e nem faz indicações de candidatos para as universidades parceiras.

Lembrando que apoiamos outras oportunidades de desenvolvimento de talentos brasileiros diversos. Confira a nossa página de Bolsas e Oportunidades.

Confira abaixo informações sobre a Lemann Fellowship

As bolsas Lemann Fellowship têm foco em áreas relacionadas a impacto social, como educação, governo, saúde pública e empreendedorismo social, mas estas não são as únicas. Vale acompanhar dentro de cada universidade quais são as possibilidades de cursos e áreas.

A maioria das bolsas cobrem os custos com as universidades. Para custos como moradia, alimentação e outros elementos que compõem o custo de vida do estudante, o valor varia de caso a caso e também é definido pela Universidade. 

Estudantes brasileiros negros e/ou indígenas aprovados em programas de mestrado e doutorado fora do Brasil também podem contar com a Bolsa Complementar Alcance, oferecida pela Fundação Lemann, com o intuito de fornecer recursos complementares para cobrir despesas como moradia, alimentação e transporte durante o período de estudos.

Quem escolhe os bolsistas são as universidades parceiras, mas normalmente o processo envolve teste de inglês, envio de cartas de recomendação e de intenções e provas específicas da instituição. Clique aqui para saber mais sobre o processo seletivo para universidades e recursos disponíveis para potenciais candidatos.

Primeiro, ser admitido na universidade parceira. Depois, querer transformar o Brasil, mesmo. As universidades vão olhar sua vocação para ser uma liderança de transformação social no Brasil após a sua formatura.

Qualquer pessoa brasileira apta a cursar pós-graduação, que tenha o sonho de colocar seus conhecimentos em prática para transformar o Brasil e que já tenha sido aprovada na seleção da universidade parceira.

Não há limite de idade para os candidatos às bolsas. Você só precisa ser aceito pela universidade e estar interessado em voltar para o Brasil para aplicar seu conhecimento em impacto social no país.

Nossas bolsas são focadas em cursos de ensino superior, especialmente pós-graduação. Ao se candidatar para alguma das universidades parceiras, será exigido o diploma de graduação. Isso pode adiar um pouquinho o seu sonho de estudar fora, mas não desista! Você pode ir se preparando para o processo seletivo enquanto isso.

A maioria das nossas bolsas são para nível de pós-graduação. Para graduação no exterior, oferecemos bolsas apenas para Harvard. No Brasil, temos parcerias com FGV-Direito e Faculdade de Direito da USP.

Para conseguir uma bolsa, você precisa antes ser admitido pela universidade parceira. Todas elas exigem comprovação de domínio da língua inglesa. Consulte os requisitos do programa para o qual você deseja aplicar.

Se você é brasileiro e sua intenção é estudar no exterior e retornar para ajudar a transformar o Brasil, sim!

Sim. Consulte mais informações para potenciais candidatos aqui.

Esperamos seu compromisso e retribuição para o Brasil. Não exigimos contrapartidas. Nosso objetivo com o programa de bolsas é ajudar o Brasil a ter mais pessoas que representem a diversidade do Brasil e que estejam engajadas e com os meios necessários para avançar na resolução dos desafios coletivos do país.