Conteudo Cabeçalho Rodape

Apoiamos centros de pesquisa de excelência e oferecemos bolsas de estudos a brasileiros em algumas das melhores universidades do mundo, investindo na produção de conhecimento e evidências sobre e para o Brasil. Somos parceiros de referências internacionais, como Harvard, Stanford, Columbia, Oxford, MIT, Illinois e University of South California, para a concessão de bolsas de estudos em pós-graduação (mestrado e doutorado) para cada vez mais brasileiros.

Nossas iniciativas

Lemann Fellowship

O programa Lemann Fellowship apoia a formação de pessoas que sonham em contribuir para um Brasil mais justo e avançado, e buscar soluções para os desafios coletivos do país. Esta bolsa está disponível apenas em universidades parcerias, que selecionam os Lemann Fellow Candidates dentre os alunos brasileiros aprovados nos processos seletivos dos seus programas.

Brasil On Campus

O programa oferece oportunidades de conexão para alunos brasileiros nas universidades Harvard, Columbia, Stanford, MIT e Oxford que desejam trabalhar com impacto social no Brasil. O objetivo é incentivar a experiência internacional e formar lideranças capacitadas para enfrentar os desafios do país, aprendendo com referências globais e possibilitando a troca entre os estudantes de diferentes centros de excelência internacionais.

Programa Alcance

Alcance é um programa que visa promover equidade racial e econômica no acesso a programas de mestrado profissional em algumas das melhores universidades do mundo. O objetivo da edição 2021é apoiar por meio de programa preparatório 20 estudantes negros e indígenas nos processos de candidatura em programas de mestrado profissional parceiros da
Fundação Lemann.

Centros de Excelência

Investimos na produção e na disseminação de conhecimento por meio dos Centros de Excelência globais para a capacitação de pesquisadores, gestores e líderes brasileiros na busca de soluções para o país. Mantemos o Centro Lemann para Liderança e Equidade na Educação, em Sobral (CE), três Centros de Pesquisa Lemann nos Estados Unidos e a Cátedra Fundação Lemann no Insper.

Bolsas de Graduação
no Brasil

A Fundação Lemann, por meio dos parceiros Instituto Singularidades, Albert Einstein, FGV e Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, custeia bolsas destinadas a estudantes negros de baixa renda da rede pública.

Diálogos

Fomentamos a realização de eventos e seminários que coloquem em pauta discussões importantes sobre o país e contem com especialistas e tomadores de decisão do Brasil e do mundo como a Brazil Conference at Harvard & MIT, organizada por estudantes brasileiros nos campi dessas universidades, e o St. Gallen Symposium.de pública.

Centro Lemann para Liderança e Equidade na Educação, em Sobral (CE)

mais de
50
projetos de pesquisa apoiados em 2020
mais de
525
pessoas apoiadas com bolsas de estudo nas universidades parceiras desde o
início dos programas
7
centros brasileiros promovendo pesquisa, oportunidades e trocas entre o Brasil e algumas das melhores universidades
do mundo
13
diálogos entre lideranças realizados no
último ano
Eu fui aprovado em cinco universidades americanas, dentre elas duas eu consegui bolsa de estudos de 100%. O Programa Alcance me ajudou nessa conquista.
Angelo Santos
Mestrando na Universidade de Columbia e participante do programa Programa Alcance
É uma grande honra ocupar a primeira Cátedra Fundação Lemann inaugurada no Brasil. Este convite me permitiu retornar da Columbia University para o país em condições de desenvolver plenamente a minha pesquisa e investir na formação de quadros tecnicamente qualificados.
Rodrigo Soares
Professor e presidente da CátedraInsper
Eu só consegui aprender tanto na faculdade e no SUS, e conquistar tantos caminhos lindos na vida, graças a programas de um Brasil que acreditava nas pessoas e na vida digna para todos os brasileiros; e eu não posso desfazer essa corrente.
Renata Penalva
Psicóloga, mestre pelo Teacher College da Universidade Columbia e participante do programa Brasil on Campus

Pesquisas apoiadas

As pesquisas apoiadas nesta frente tocaram muitos assuntos essenciais à pauta nacional, de educação à saúde. Em parceria com a Universidade de Harvard, Dana McCoy, professora-assistente na Escola de Educação, publicou a pesquisa "Testing the Impact of a Low-Cost, Evidence-Based, and Scalable Approach to Social and Emotional Learning (SEL) in Brazilian Early Childhood Settings". Em outra parceria com a Escola de Harvard de Saúde Pública, foi publicada a pesquisa "Does Zika infection accelerate neuronal aging and death: Novel aging clocks to monitor the earlier onset of pathologies of the nervous systems", em colaboração com a Universidade Federal Fluminense. Conheça outras pesquisas apoiadas pelo Lemann Research
Fund em Harvard.

Veja também