26 novembro 2020 | 14h30

Insper inaugura Cátedra Fundação Lemann com foco em economia

Iniciativa tem como professor titular Rodrigo Soares, eleito fellow da Econometric Society, título concedido aos melhores pesquisadores do mundo

A Fundação Lemann e o Insper se uniram para criar a Cátedra Fundação Lemann, sob a responsabilidade do professor titular Rodrigo Soares. Os objetivos da iniciativa são: estabelecer um centro que colabore com os melhores pesquisadores nacionais e internacionais em microeconomia aplicada ao Brasil, formar profissionais para criar uma massa crítica de talentos trabalhando na área, engajar os melhores acadêmicos do mundo com o Brasil e produzir conhecimento relevante para os desafios públicos do país.

"A Fundação Lemann investe no desenvolvimento de lideranças e em pesquisa e conhecimento. Por isso, apoiamos centros de excelência globais para pensar sobre o Brasil em Columbia, Harvard, Stanford e outras universidades de ponta. Agora investimos no centro de economia aplicada do Insper, um centro de excelência no Brasil para se tornar referência internacional", afirma Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.

O professor Rodrigo Soares, professor titular da Cátedra Fundação Lemann, foi eleito fellow da Econometric Society, título concedido aos melhores pesquisadores do mundo em Economia. Cerca de 15 profissionais são eleitos por ano e, atualmente, são cerca de 500 fellows da Econometric Society vivos no mundo. Graduado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), com mestrado pela PUC-Rio (1997) e doutorado pela University of Chicago (2002), foi Lemann professor na Columbia SIPA nos últimos anos e atua no Insper desde julho de 2020.

Dentre os tópicos de pesquisa do professor e, portanto, da Cátedra, estão temas da microeconomia aplicada como economia do trabalho, da saúde e do crime, além de demografia e economia das instituições. A pesquisa desenvolvida da cátedra busca responder problemas do dia a dia do Brasil, ancorados no rigor acadêmico. Mais detalhes das pesquisas desenvolvidas pelo docente podem ser conferidos no site do Insper .

"É uma grande honra estar ocupando a primeira Cátedra Fundação Lemann inaugurada no Brasil. Este convite me permitiu retornar da Columbia University para o país em condições de desenvolver plenamente a minha pesquisa e investir na formação de quadros tecnicamente qualificados", afirma o professor Rodrigo Soares.

A Fundação Lemann investe em centros de excelência globais em outros países. É a primeira vez que desenvolve um projeto com este conceito no Brasil. Cátedra, em sua definição literal, é o cargo ou cadeira de um professor e, nesse caso, o titular é um reconhecido pesquisador alinhado ao foco de ensino e pesquisa na área de Economia aplicada ao Brasil.

A Cátedra Fundação Lemann será lançada em evento online, no dia 16 de dezembro, às 10h. Mais detalhes serão incluídos em breve no site do Insper .

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado.

Saiba mais em: fundacaolemann.org.br

Sobre o Insper

O Insper é uma instituição independente e sem fins lucrativos, que busca ser referência em educação e geração de conhecimento por meio do ensino de excelência e pesquisas nas áreas de Administração, Economia, Direito, Engenharia, Políticas Públicas e Comunicação. No portfólio, cursos para várias etapas de uma trajetória profissional: graduação (Administração, Economia e Engenharias), pós-graduação lato e stricto sensu (Certificates, MBAs, programas da área de Direito, Mestrados Profissionais e Doutorado) e Educação Executiva (programas de curta e média duração, e customizados de acordo com as necessidades das empresas). No âmbito da produção de conhecimento, o Insper atua por meio de cátedras e centros de pesquisa que reúnem pesquisadores em estudos e projetos dirigidos a políticas públicas, agronegócio, educação, inovação, finanças e gestão. Tem as certificações de qualidade da Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), Association of MBAs (AMBA) e Associação Nacional de MBA (Anamba).

Mais informações:

Fundação Lemann - Analítica Comunicação