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11 agosto 2022 | 00h00

A mobilização de atores e ideias para a construção da Base Nacional Comum Curricular

Conheça a atuação do Movimento Pela Base na primeira publicação da série "Casos de Impacto Social"

Em 2022, a Fundação Lemann inicia os registros da série “Casos de Impacto Social”. Com apoio de pesquisadores, a série tem o objetivo de sistematizar e compartilhar práticas e aprendizados da atuação da sociedade civil para a superação de desafios públicos na última década.

O primeiro dos materiais é sobre o Movimento pela Base, conforme você encontra neste link. No arquivo, chamado Movimento pela Base: a mobilização de atores e ideias para a construção da Base Nacional Comum Curricular, foram analisados documentos e entrevistas semiestruturadas realizadas com 11 atores-chave na trajetória da organização, tanto internas como externas, com foco em quem participou da construção da BNCC entre 2015 e 2021, como especialistas e representantes de órgãos governamentais, do Movimento e de organizações apoiadoras.

Entre os principais aprendizados sobre a atuação do Movimento pela Base no documento estão:

  1. 01

    Reunir e articular  

    diferentes organizações e atores em torno de um objetivo comum é fundamental para o sucesso da causa
  2. 02

    Preparo e flexibilidade

    para oferecer o suporte necessário aos tomadores de decisão é mais importante do que trabalhar apenas no que foi planejado;
  3. 03

    Construir legitimidade no tema e no ecossistema

    é essencial para uma atuação duradoura.

Entre as principais contribuições do Movimento no processo de construção e implementação da Base para as políticas nacionais, está registrado o seguinte:

  1. 01

    Expansão da capacidade

    das redes em discutir políticas pedagógicas, como currículo e formação docente;
  2. 02

    Ampliação de dinâmicas colaborativas,

    formando uma comunidade no campo da política educacional;
  3. 03

    Fortalecimento do Regime de Colaboração

    entre Estados e Municípios;
  4. 04

    Ampliação do envolvimento dos Conselhos de Educação

    na discussão sobre políticas pedagógicas.
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