8 fevereiro 2018 | 00h00

<strong>Gestão de Sala de Aula</strong>

Avaliação de impacto do programa Gestão de Sala de Aula em escolas públicasestaduais do Ceará

A atuação de professores em sala de aula tem significativa influência no aprendizado dos alunos. Nesse contexto, o programa Gestão de Sala de Aula foi uma iniciativa da Fundação Lemann, em parceria com a Elos Educacional, que promove formação de gestores. O objetivo é capacitar coordenadores escolares a oferecerem coaching de qualidade aos docentes. Os participantes aprendem técnicas de observação, acompanhamento, oferecimento de feedbacks e auxílio ao desenvolvimento das atividades.

Para avaliar a efetividade do programa, a fundação desenvolveu um estudo de campo com o Banco Mundial. O estudo concluiu que a aplicação do programa impactou positivamente na gestão do tempo de sala de aula - aumentando a quantidade de minutos utilizada para, de fato, ensinar. Também houve melhora no engajamento dos alunos e em seu desempenho na avaliação padronizada do estado e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Receber Material